Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 23 de junho de 2014

DATAS COMEMORATIVAS


23/06 - OS SANTOS MAIS CONHECIDOS DESTE MÊS

Festas com muita música, orações e comidas típicas marcam as festividades juninas.
13 de junho
Santo Antônio de Pádua 
Santo Antônio de Pádua nasceu em 1195, em Lisboa. De família muito rica e da nobreza, ingressou muito jovem na Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Empolgado com o estilo de vidae de trabalho dos franciscanos, que, saiam pelo mundo pregando e evangelizando, resolveu também ir pregar no Marrocos. Entrou para a Ordem, vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de Antônio. 

Pregava contra as novas formas de corrupção nascidas do luxo e da avareza dos ricos e poderosos das cidades. Morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Foi canonizado no ano seguinte ao de sua morte pelo papa Gregório IX. 
Santo Antônio é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Há uma forma de caridade denominada "Pão de Santo Antonio", que copia as atitudes do santo em favor dos pobres.

24 de junho
São João Batista 
Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele ficou mudo por duvidar que seria pai com a idade avançada. Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício". Assim foi avisado Zacarias pelo anjo Gabriel. 

O primo João inicia sua missão alguns anos antes de Jesus iniciar a sua própria missão terrestre. 

Lucas também fala a respeito da infância de João: o menino foi crescendo e fortificando-se em espírito e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel. 

Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo". 

Morreu degolado no governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. O seu martírio é celebrado em 29 de agosto, com outra veneração litúrgica. 

29 de junho

São Pedro e são Paulo 
A solenidade de são Pedro e de são Paulo é uma das mais antigas da Igreja. 
E mais: depois da Virgem Santíssima e de são João Batista, Pedro e Paulo são os santos que têm mais datas comemorativas no ano litúrgico. Além do tradicional 29 de junho, há: 25 de janeiro, quando celebramos a conversão de São Paulo; 22 de fevereiro, quando temos a festa da cátedra de São Pedro; e 18 de novembro, reservado à dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo. 

A morte de Pedro pode ter ocorrido em 64, ano em que milhares de cristãos foram sacrificados após o incêndio de Roma, enquanto a de Paulo, no ano 67. Mas com certeza o martírio deles aconteceu em Roma, durante a perseguição de Nero. 

São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro papa da Igreja. A ele Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja". 
São Paulo, que foi convertido à fé em Jesus Cristo na estrada de Damasco, e escolhido para levar o seu nome diante dos povos. É o maior missionário de todos os tempos, o "Apóstolo dos Gentios".

Nenhum comentário: