Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 23 de junho de 2014

  Acampamento do Sagrado Coração de Jesus

Deus provê, Deus proverá 
Padre Joãozinho
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Neste acampamento estamos aprendendo os segredos da intimidade com Deus e os mistérios do Coração de Deus. São mistérios que a própria razão desconhece. O Pai das Misericórdias tem cinco faces principais, como falei pela manhã.

Agora no Evangelho, vemos que a face da solidariedade, de um Deus que se aproxima, caminha ao nosso lado. O Senhor Jesus foi carpinteiro, trabalhou como nós. Este Coração solidário é providente. Vemos no Evangelho da Divina Providência que “a cada dia basta o seu cuidado”. Deus é providente e cuida das ervas do campo e de tudo o que há no mundo. Como não cuidaria de nós?

“Deus provê, Deus proverá!” Eu sempre achei estranha esta frase, mas entendi que a Providência de Deus é a manifestação da Misericórdia do Pai. O Pai das Misericórdias é providente, Ele provê e proverá.

O que seria providência? Dar um jeitinho na hora do aperto ou realizar um milagre? A Divina Providência vem do olhar, ou seja, da “viência”. Se nós não nos atentarmos para a nossa cara, já dizia o Papa Francisco, teremos sempre uma cara triste. Não! O nosso olhar deve transmitir alegria. Eu não consigo, por exemplo, imaginar Jesus comum cara emburrada; nem Nossa Senhora acordando de mau humor.

Pelo olhar ficamos, por vezes, presos às aparências, mas pela escutavamos direto ao coração!

Nunca se esqueça da Providência de Deus! Felicidade é santidade e santidade é felicidade. Se santidade leva à felicidade, tudo isso transborda na Misericórdia de Deus.

A Divina Misericórdia significa “um Deus pobre com os pobres”. Bem-aventurados somos nós que buscamos viver em solidariedade aos irmãos que estão necessitados. Por isso o cristão deve ter nas mãos, além da Bíblia, um jornal, pois devemos rezar por nossa sociedade e por tudo o que vivemos.
"Quem não se prepara se preocupa!", enfatiza padre Joãozinho
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Não nos preocupemos com o dia de amanhã. Isso não significa que nós não devemos nos preparar. Quem não se prepara se preocupa. Podemos correr o risco de viver o futuro já no presente, ou seja, antecipar algum acontecimento se não fizermos isso, ou seja, nos prepararmos. Quando nós não cuidamos da vida, ela se perde e estraga. Deus trata todas as coisas com cuidado e nós somos chamados, nas diversas realidades, a também cuidarmos das coisas d'Ele.

Muitas vezes, nós pregadores somos colocados por Deus em algumas situações em que Ele mesmo nos ajuda a nos ultrapassarmos, ou seja, uma graça de Deus. Em nossos próprios limites, Ele nos ajuda a nos superarmos. Houve uma vez em que me preparei bem para uma pregação e falei tudo o que havia preparado, pensei que tinha me saído muito bem, mas não deu muito certo. Outra vez, não me preparei muito para outra pregação por estar muito cansado, mas mesmo assim dei tudo de mim. Ao final pensei que esta tinha sido a minha pior pregação, no entanto, colhi muitos testemunhos.

Carpe diem significa "viva o dia saborosamente"! Todos os momentos que vivemos são únicos. Você só tem o momento presente para saborear, por isso, viva-o bem! Mesmo que seja um desafio, busque vivê-lo bem, pois podemos perder, pela ansiedade, pessoas ou boas situações por não saboreá-las. Amados, o costume mata! A capacidade de nos extasiarmos diante da criação de Deus e da vida é o princípio da sabedoria.

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

--------------------------------------------------------------

Padre Joãozinho 
Sacerdote do Sagrado Coração de Jesus


--------------------------------------------------------------

21/06/2014 - 16h00

Nenhum comentário: