Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 25 de junho de 2014

COMENTÁRIOS

É preciso prudência e discernimento para não se deixar enredar por discursos aparentemente persuasivos.

Quem são esses falsos profetas contra os quais Jesus previne os seus discípulos? O verdadeiro profeta é portador da Palavra de Deus, fala e age por inspiração de Deus; por isso, o que ele diz se realiza. O Deuteronômio dá o critério para reconhecer o falso profeta: usa o nome de Deus, mas na verdade a palavra é sua, por isso não se realiza o que ele profetiza (Dt 18,22; cf. 13,2-6). No início da Igreja, como em todos os tempos até os nossos dias, havia pessoas que confundiam os fiéis e os induziam a uma falsa doutrina e, com isso, criavam divisões na comunidade. O autor da segunda carta de Pedro diz que eles usam das pessoas (2Pd 2,1-3), ao invés de servi-las. É preciso prudência e discernimento para não se deixar enredar por discursos aparentemente persuasivos. É o testemunho e a coerência da vida cristã que dá credibilidade ao ensinamento. O autor da carta de Tiago, contra os pretensiosos, afirma: “Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo bom comportamento suas obras repletas de docilidade e sabedoria” (Tg 3,13).

Carlos Alberto Contieri, sj

ORAÇÃO

Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo.

LEITURA

2Rs 22,8-13; 23,1-3

SALMO

Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor!
Sl 119(118)

Nenhum comentário: