Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 6 de junho de 2014

COLETIVA DE IMPRENSA

Santa Sé detalha encontro entre Abbas e Peres no Vaticano

Francisco, presidentes de Israel e Palestina e Patriarca Ecumênico Bartolomeu estarão reunidos neste domingo no Vaticano em oração pela paz
Jéssica Marçal
Da Redação
santa sé_encontro abbas e peres
Na viagem à Terra Santa, Francisco convidou Peres (esq.) e Abbas (dir.) para momento de oração pela paz / Foto: Montagem – L’Osservatore Romano
Uma coletiva de imprensa no Vaticano nesta sexta-feira, 6, informou como será o encontro de oração pela paz neste domingo, 8, no Vaticano. Iniciativa do Papa Francisco, o momento terá a presença dos presidentes de Israel e Palestina, respectivamente Shimon Peres e Mahmoud Abbas, e do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu.
As informações foram apresentadas aos jornalistas pelo custódio da Terra Santa, padre Pierbattista Pizzaballa, e pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
Antes da celebração, o Santo Padre receberá os presidentes na Casa Santa Marta e terá com cada um deles um breve diálogo. Na residência do Pontífice, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu se unirá a Francisco e aos presidentes para juntos seguirem ao Jardins Vaticanos, local onde será realizado o momento de oração.
O início está previsto para as 19h (horário local, 14h em Brasília). Os três momentos da celebração seguirão a ordem “cronológica” das religiões: judaísmo, cristianismo e islã. Nos três casos, o primeiro momento será de agradecimento pela Criação, depois um pedido de perdão e por fim um momento de invocação pela paz.
franciso e bartolomeu
Bartolomeu também participará do encontro; na foto, aparece ao lado de Francisco na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, em maio deste ano / Foto: Government Press Office
A intervenção de Francisco será no final desses três momentos, com sua invocação pela paz. Cada um dos dois presidentes terá, então, o espaço para apresentarem suas respectivas invocações, que serão seguidas por um gesto de paz (aperto de mão) com a participação do Patriarca Bartolomeu.
Ao final de celebração, os quatro permanecem próximos uns aos outros para saudarem as delegações presentes. Em seguida terão um encontro privado, após o qual os dois presidentes deixam o Vaticano. Já Francisco e o Patriarca retornam para a Casa Santa Marta.
A iniciativa
Esse encontro de oração pela paz no mundo foi uma iniciativa do Papa Francisco. Em sua recente viagem à Terra Santa, ele convidou os presidentes de Israel e Palestina para que participassem do momento.
“Neste lugar, onde nasceu o Príncipe da paz, desejo dirigir um convite ao senhor, presidente Mahmoud Abbas, e ao senhor, presidente Shimon Peres, para fazerem comigo uma intensa oração invocando a Deus o dom da paz. Ofereço a minha casa no Vaticano para hospedar este encontro de oração”, disse Francisco.
No voo que o levou de volta a Roma após a peregrinação, Francisco conversou com jornalistas e explicou que o convite aos presidentes estava sendo pensado e que não constitui uma tentativa de mediação. “Isso já se programava, uma reunião, mas, no fim, saiu o que espero que seja bom. Será um encontro de oração, não para fazer mediação”.

Nenhum comentário: