Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Evangelho do dia – 02/05

João 6,1-15
Atualizado em 02/05/2014 às 06h00

PRIMEIRA LEITURA: Atos dos Apóstolos 3,34-42
EVANGELHO: João 6,1-15

Depois disso, atravessou Jesus o lago da Galiléia (que é o de Tiberíades.) Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos. Jesus subiu a um monte e ali se sentou com seus discípulos. Aproximava-se a Páscoa, festa dos judeus. Jesus levantou os olhos sobre aquela grande multidão que vinha ter com ele e disse a Filipe: Onde compraremos pão para que todos estes tenham o que comer? Falava assim para o experimentar, pois bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos denários de pão não lhes bastam, para que cada um receba um pedaço. Um dos seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixes… mas que é isto para tanta gente? Disse Jesus: Fazei-os assentar. Ora, havia naquele lugar muita relva. Sentaram-se aqueles homens em número de uns cinco mil. Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam. Estando eles saciados, disse aos discípulos: Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca. (…)

COMENTÁRIO
”Jesus tomou os pães e rendeu graças.”
Este é um dos maiores entre todos os milagres de Jesus narrados pelos Evangelhos: a multiplicação dos pães. É o único milagre narrado pelos quatro evangelistas. Esta multiplicação dos pães, para o evangelista João, é a instituição da Eucaristia. Em (6,11) encontramos os dois elementos essenciais da Eucaristia: “deu graças” e a “distribuição”. E logo em seguida encontramos um longo discurso de Jesus sobre a Eucaristia, no qual ele se autodefine como “eu sou o pão na vida”. Sobre este relato o evangelista procura destacar o conhecimento sobre-humano de Jesus. Ele aparece como o Senhor. Toda a situação está sob o seu controle.
REFLEXÃO
A palavra é: Humildade. O exercício da nossa profissão ou voluntariado deve ser realizado em função do outro. Sempre. É difícil pensar em uma profissão que foque apenas na realização pessoal. A realização não deve ser confundida com se dar bem, ter privilégios, ser tratado de forma diferente. Ela é a plena satisfação de que o que eu sei, estou usando em favor do outro. Assim, a profissão se transforma em vocação, em serviço. Jesus fugiu quando percebeu que o queriam exaltar pelos seus dons e se esqueceram da graça. Você quer ser humilde hoje? Exercite. Você sabe como, tenho certeza. Maria, a mãe de Jesus era humilde.

”Uma só coisa peço ao Senhor: é habitar na casa do Senhor.”
Salmo 26(27),4ab

Veja Mais

Nenhum comentário: