Blog Alma Missionária

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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Apologética
Para entender Unigenito e Primogenito
Fonte: Mundo Catolico
Autor: John Nascimento
«Tu és o Meu Filho muito amado, Em Ti pus toda a Minha complacência»
(Mc.1,11)
UNIGÉNITO
Cristo é o Unigénito, Aquele que o Pai enviou ao mundo por causa do Seu grande amor :
- Porque Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho Único para que todo aquele que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo.3,16).
Este título de o Filho Único revela, pois, muitos aspectos importantes da identidade de Cristo :
* Primeiro, Ele é o Filho desde toda a eternidade, consubstancial com o Pai, procedendo d'Ele por uma geração eterna, o que, por isso mesmo, O torna distinto do Pai (Igual e distinto).
* É o Filho Encarnado, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade que Se tornou humana em ordem à salvação do mundo por um acto de perfeito amor obediente.
* No nosso amor a Cristo nós temos o único acesso ao amor do Pai, de modo que Cristo se torna o Primeiro de muitos irmãos.
Este título de Filho Único (Unigénito), está reservado apenas ao Filho de Deus, e significa a Sua relação de obediência e a missão de que Cristo teve como o Único escolhido para Redentor, Messias e Sacerdote, revelado ao homem pelo próprio Deus :
- E dos céus veio uma voz : "Tu és o Meu Filho muito amado, em Ti pus toda a minha complacência. (Mc.1,11).
Cristo é a Palavra de Deus :
- Ninguém jamais viu a Deus: o Filho Único que está no seio do Pai é que O deu a conhecer. (Jo. 1,18).
A glória de Jesus não é nada menos do que a glória essencial de Deus Pai :
- Glorifiquei-Te na terra, tendo consumado a obra que Me deste a fazer. Agora glorifica-Me Tu, ó Pai, junto de Ti mesmo, com aquela glória que tinha Contigo antes que o mundo existisse. (Jo. 17,4-5).
Cristo é realmente o Único gerado por Deus :
- Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca, mas Aquele que foi gerado por Deus, guarda-o, e o maligno não o toca. (1 Jo.5,18).
No Antigo Testamento, Filho de Deus é o título dado aos anjos, ao povo eleito, aos filhos de Israel e aos seus reis.
Mas no Novo Testamento é o título do verdadeiro Messias :
- Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu :"Tu és o Cristo Filho de Deus vivo. (Mt.l6,16).(cf.CIC 441,442).

PRIMOGÉNITO
O Antigo Testamento fala várias vezes no filho "mais velho" numa relação de idades em família, mas o "primogénito" tem um sentido e um valor muito especial.
- Rúben ! Tu foste o meu primogénito, o meu orgulho e as primícias do meu vigor... (Gen.49,3).
Isto revela o estado de privilégio de que gozava o primeiro filho no antigo povo de Israel.
Era o principal herdeiro.
Jacob pretendeu que seu irmão Esaú lhe vendesse o seu direito de primogenitura porque, embora sendo gémeos, Esaú nasceu primeiro e tinha os direitos de primogenitura sobre o irmão :
- Jacob disse-lhe : "Vende-me o direito de primogenitura".. Esaú retorquiu : "Que me importa a mim o direito de primogenitura, se estou a morrer de fome"?(Gen.25,31-32).
Ao direito de primogenitura correspondia uma bênção especial que Jacob usurpou a seu irmão primogénito Esaú :
- Apoderou-se do meu direito de primogenitura, e agora apodera-se da minha bênção. (Gen. 27,36).
O Livro dos Salmos, fala do rei David como primogénito de Deus, com uma protecção divina :
- E Eu o constituirei em primogénito, o Altíssimo entre os reis da Terra. (Sl.89,28).
Quando Moisés foi encarregado de conduzir o povo de Israel, Deus mandou-lhe dizer ao faraó :
- "Assim fala o Senhor : Israel é o meu filho primogénito. Digo-te: Deixa ir o Meu povo para que Me sirva; se recusares deixá-lo ir, Eu matarei o teu filho primogénito". (Êx. 4,22-23).
E à meia-noite, Deus cumpriu a sua ameaça :
- E a Meio da noite, o Senhor matou todos os primogénitos, desde o primogénito do faraó, herdeiro do seu trono, até ao primogénito do preso na masmorra, e todos os primogénitos dos animais. (Êx.12,29).
E Deus poupou os primogénitos de Israel pela imolação do cordeiro pascal com cujo sangue pintaram a verga e as ombreiras das suas casas, recomendando-lhes que guardassem esta lei imutável :
- Quando o Senhor passar para flagelar o Egipto, ao ver o sangue na verga e nas ombreiras, passará adiante da porta e não permitirá que o exterminador entre nas vossas casas. Guardareis esta lei como uma lei imutável para vós e para os vossos filhos.(Êx.l2,23-24).
E deste facto nasceu, pois, a chamada "Lei sobre os primogénitos", a respeito da qual o Senhor disse a Moisés :
- "Consagrar-Me-ás todo o primogénito, dentre os filhos de Israel, seja homem ou animal: ele pertence-Me". (Êx. 13,1-2).
No Novo Testamento Jesus é o Primogénito por excelência.
Na Sua infância, é considerado por S. Lucas como o Primogénito de Maria :
- E teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e o recostou numa manjedoura, por não haver para eles lugar na hospedaria.(Lc.2,7).
Mas ao ser apresentado no Templo, Jesus toma o seu lugar de acordo com a consagração do Primogénito :
- Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-n'O a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei de Deus : "Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor". (Lc.2,22-23).
S. Paulo diz :
- Porque os que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Este fosse o Primogénito de muitos irmãos. (Rom.8,29).
- Ele é a imagem do Deus vivo, o Primogénito de toda a criação, porque n'Ele foram criadas todas as coisas. (Col. 1,15).
- Ele é também a cabeça do Corpo, a Igreja; Ele é o princípio, o Primogénito dos mortos, pois devia ter em tudo a primazia. (Col.1,18).
Como Primogénito, Jesus é o Filho por excelência, único participante do amor do Pai.
Através do Espírito Santo, todos somos filhos de Deus, irmãos e irmãs de Cristo, "herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo :
- O próprio espirito atesta em união com o nosso espírito, que somos filhos de Deus; filhos e igualmente herdeiros - herdeiros de Deus e co-herdeiro de Cristo - se sofremos com Ele, para sermos também glorificados com Ele.(Rom.8,16-17).
Por tudo isto se pode concluir que, ao falar de Cristo como o Primogénito, não significa que ele tivesse outros irmãos segundo a carne.




Ele é Filho Único, Unigénito e Primogénito.

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