terça-feira, 29 de outubro de 2013
Abertura trazida pelo Concílio permitiu maior participação dos leigos na vida das comunidades: destaca bispo de Leopoldina
RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, o quadro "Nova Evangelização e Concílio Vaticano II" traz a contribuição do bispo da Diocese de Leopoldina, Dom José Eudes Campos do Nascimento, com quem contamos já na edição passada, e que na edição de hoje desenvolve um dos temas ao qual não poderíamos deixar de dar relevância ao celebrarmos os 50 anos do Vaticano II, ou seja, a recepção e assimilação do Concílio na realidade da Igreja na América Latina.
Como já ressaltando neste espaço, a Igreja na América Latina é, certamente, uma das que melhor acolheu, assimilou, metabolizou e encarnou em sua realidade o espírito conciliar, trazendo para a Igreja aquela abertura desejada pelo Papa João XXIII ao convocar e iniciar aquele que foi para muitos o maior evento religioso do Séc. XX.
Pois bem, o bispo da diocese mineira destaca na vida da Igreja na América Latina – no espírito do Concílio – a opção preferencial pelos jovens e a opção preferencial pelos pobres, ressaltando que muitos "assumiram pra valer" esse compromisso pastoral. Ele fala, ainda, sobre o incentivo das pastorais sociais na vida das comunidades, sem com isso deixar de reconhecer que muita coisa precisa ser melhorada, mas diz perceber um grande avanço, esperando agora um ânimo ulterior no apoio e presença do Papa Francisco.
Dom José Eudes inicia falando de uma abertura muito grande trazida pelo Concílio, sobretudo para uma maior participação dos leigos na vida das comunidades. Vamos ouvir: RealAudioMP3 (RL)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário