Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Exposição «Crer, imagens de uma aventura» revela evangelização no país

Angola/Cultura: 

Bispos da Conferência Episcopal inauguraram mostra no Memorial Agostinho Neto

D.R. | Isabel Nunes e Kostadin Luchansky
Luanda, Angola 28 out 2013 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) inaugurou a exposição de fotografia e pintura «Angola crer, imagens de uma aventura» que revela “séculos de presença do cristianismo” no país.
“Desde sempre a arte sacra foi um veículo privilegiado na transmissão da fé, contribuindo grandemente na transformação e enriquecimento das culturas dos povos”, assinalou D. José Imbamba, presidente da comissão da cultura da CEAST no discurso inaugural da exposição.
“Através destas telas e fotografias vivemos e admiramos a beleza da nossa fé nas suas variadas manifestações vamos viver em poucas horas os vários séculos de presença do cristianismo nas nossas terras”, acrescentou o também arcebispo de Saurimo, cidade a cerca de 944 quilómetros este de Luanda, a capital de Angola.
As 34 fotografias, de Kostadin Luchansky, revelam a “religiosidade dos devotos” da ‘Mamã Muxima’ na última peregrinação em setembro, explica a editora Paulus num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A exposição de pintura, que retrata os 500 anos de evangelização em Angola, da pintora Isabel Nunes, está dividida em quatros partes: “um painel da Imaculada Conceição de Muxima, com as três figuras históricas que acolheram o cristianismo em terras africanas Mbemba Nzimga, Rainha Jimga e D. António Manuel; 34 quadros sobre a caravela dos descobrimentos; a Santíssima Trindade e a Última Ceia; e um quadriptíco representando o Símbolo dos Apóstolos”.
O bispo português D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício da Cultura, é o responsável pela introdução histórica da exposição e pelos comentários teológicos das pinturas num catálogo publicado pela Paulus Editora.
A exposição «Angola crer, imagens de uma aventura» está presente no Memorial Agostinho Neto, até ao dia 24 de novembro, informam no comunicado.
CB

Nenhum comentário: