Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Apologética
A Seita Moon
Fonte: Corazones
Autor:Padre Jordi Rivero
Transmissão: Rogério SacroSancttus
A SEITA MOON
Sun Myung Moon é o fundador de uma seita chamada,"Igreja para a Unificação do Cristianismo Universal".
Trata-se de uma organização que mescla principios orientais: budistas, confucionistas e taoístas, com doutrinas cristãs e uma boa dose de ideais nacionalistas e anticomunistas, além de alguns ensinamentos espiritas e pseudo-científicas. Crêem que Jesus foi um fracassado ao morrer na cruz e que Sung Myun Moon é o atual Messias.
Um seguidor de Moon nos escreve:
"Este é o tempo em que esperamos o Messias, que virá na carne, como a primeira vez. Deus escolherá outra pessoa diferente de Jesus mas com a mesma missão e viverá tendo a inspiração do mesmo Jesus, para continuar a missão que não pôde completar. Creemos que ele já veio; nasceu praticamente depois da segunda guerra mundial, está entre nós e é o REV. SUNG MYUNG MOON"
O Fundador
Moon, norte coreano, nascido em 6 de janeiro de 1920. Sua vocação espiritual, originada segundo ele, em uma visão de Cristo na Páscoa de 1936, o levou a peregrinar da Igreja Presbiteriana, a que pertencia, ao Pentecostalismo e logo à fundar sua propria seita, em 1951.
Foi preso em 1948 por disturbios causados por sua pregação; e em 1949 voltou à prisão acusado de adulterio. Em 1950 foi posto em libertade pelo governo norte-americano, por motivo da guerra de Corea. Em 1955, voltou ao a ser preso acusado de adultério e bigamia.
Despois de 4 divorcios, Moon se casou, em 1960, com uma jovem de 18 anos, Han Hak, a quem deu os nomes de Nova Eva e Verdadeira Mãe do Universo.
Moon e sua esposa seriam "os pais da humanidade", seus seguidores, "os membros da familia" e quem nasce na seita, "os homens puros, os sem pecado". Na década de 70 Moon se mudou a Nova York e dali iniciou as campanhas de promoção nos Estados Unido e Europa.
Um novo Messias
Myung Moon se apresenta como o Terceiro Adão, como um novo Cristo, mais sabio que Salomão e mais qualificado que Jesus. Como o pai verdadeiro da nova humanidade, e o senhor do segundo advento.
Referindo-se à sua patria Coreana, a qualifica como terra de fe, nova Jerusalém e centro do mundo livre, chama a si mesmo de "raio luminoso" como o ée citado na Biblia, que saindo de Oriente vem ao Ocidente para realizar sua obra.
Moon tem uma força magnética em suas palavras. Ainda que somente prega em Coreano e se vale de um intérprete, tem conquistado muitos adeptos.
Seu carisma organizador levou Moon a fundar varias organizaçôes na America do Norte e Europa para difundir os ideais moonistas, entre elas, a "Unificação do Cristianismo Mundial", a "Federação Internacional para a Vitoria sobre o Comunismo", a "Fundação Luta pela Liberdade" e o "Movimento Universitario para a Busca dos Valores Absolutos". Estes se apresentan como os pioneros de uma Nova Era.
Moon é imensamente rico. Ele mesmo afirma que o dinhero atrai o mundo contemporâneo. Entre suas propriedades se encontram companhias produtoras de armas, de produtos farmacêuticos como o revitalizante Gin-seng; possue jornais em Washington e Nova York, e o New Yorker Hotel, convertido em Centro Missionario Mundial.
Sua companhias são a Tonga Titanic Industrial, a Corea Titanium Ld., la Illwha pharmaceutical, a Ilshim Handicraft. Existem hoteis e jornais da seita de Moon também na America Latina.
Afirma que a base destas fortunas foram os subsidios de alguns governos que viram em Moon um aliado na luta anti-comunista, também, os suportes de membros de sua igreja, comprometidos a ajudar "com seu sangue, seus suores e seus bens," pois cada centavo obtido é "uma vitoria para Deus".
Os Moonistas
Muitos seguidores de Moon são jovens, atraídos por ideais de paz e fraternidade universal, e pela denuncia do quanto o mundio não anda bem. Muitos deles se tem escandalizado pela falta de principios sólidos na sociedade contemporânea. Como na maioria das seitas, seu atrativo está em uma aparente promoção de certos valores que estão em crise na sociedade. Mais tarde, quando ja este adepto dependente da seita, apresentam-lhe suas ideias e exigências cada vez mas contrarias a moral e a fe cristã. Então muitos deles não conseguem mais discernir o certo e o errado por conta propria.
Os ensinamentos de Moon são incompativeis com o cristianismo
Jesus Cristo: Um "fracassado"
Segundo Moon, o primeiro Adão fracassou no Paraíso diante da tentação que o demonio lhe fez por meio da Eva. O segundo Adão: Jesus, segundo Moon, morreu fracassado em uma cruz. A Cruz não era do desejo de Deus, e os cristãos ao insistir nela cairiam em um erro. Alem de que, como Jesus não se casou e não deixou descendentes, sua obra não pode ser afirmada plenamente. Venceu no espiritual, mas não no corporal.
Moon nega que Jesus seja Deus e o descreve como um homem muito aberto a ação divina, para explica-lo usa frases e expressões complicadas, que parecem pré-escritas ]para não escandalizar aos cristãos e atrai-los lentamente a seita.
Toda as religiôes são um "fracasso"
Também as religões, sem a exclusão do cristianismo, segundo Moon tem sido um fracasso, porque, diz ele , não tem conseguido unir as riquezas do oriente com as realizações exitosas do ocidente. Moon pretende ser a resposta a este problema.
Para esta seita,o poder está em Moon, novo Messias que conquista, não com a pobreza mas, com o dinhero
O ideal moonista consiste em um pensamento religioso, fortemente secundado pelos poderes temporais. Esta união do espiritual e do temporal devia ter sido realizado já no antigo povo de Israel. Como não conseguiu faze-lo, Deus escolheu aos romanos, que tambem fracassaram em seu empenho. Logo colocou seus olhos no Imperio Britânico, e como este falhou, o novo Povo escolhido é agora Estados Unidos.
Segundo Moon, A america do Norte é a esperança para o mundo atual e este deve servir a Moon como braço secular que ajude em sua luta contra o marxismo e contra o Islam. Diz que, o mundo necessita urgentemente de uma cirurgia e ele é o médico; o mundo está incendiado pelos odios e violencias, e Moon é o bombeiro, quer dizer, propõe a si mesmo como a solução dos problemas da humanidade. É um novo salvador do mundo.
Obediencia absoluta a Moon
O que mais tem movido a indignação mundial e tem provocado declarações condenatorias de muitos bispos, é a sedução provocada nos jovens, a quem afasta de seus lugares, os recolhem em locais aonde não podem ter contato com o mundo exterior, lava-lhes o cérebro e os envia como missionários da seita. É uma violência psíquica que pode levar a loucura ou fanatismo.
A obediência exigida aos seguidores de Moon é total. Estas frases do fundador nos dá esta ideia:
"Sou um pensador. Sou vosso cerebro. Se queres unir vosso esforço ao meu, o fareis obedecendo-me estritamente. Porque o que eu faço, não o faço as escuras mas é sob o mandato de Deus.
Não haverá queixas nem objeções pelo que se deverá fazer, ate que tenhamos estabelecido na Terra o Reino de Deus".
Esta obediencia absoluta não é em referência a fé cristâ, revelada por Deus em Jesus Cristo, mas obediencia absoluta a Moon.
Matrimonios pre-arranjados
Na obediência total chega-se até entregar para Moon e a organização a decisão sobre a pessoa com quem deverá contrair o matrimônio. É muito famosa a ceremonia em que Moon abençoa as milhares de casais ao mesmo tempo, e logo os aconselha a um tempo mas ou menos amplo de continência conjugal.
Na ceremônia da benção celebram juntos o senhor e a senhora Moon para representar, segundo eles, de modo melhor a Deus, e que cuja a sua semelhança foram feitos homem e mulher. Os "noivos" devem ter no minimo 24 anos de idade e as "noivis" um ano a menos. Moon recomenda que os casais sejam o mais parecido possivel em relação a idade, a raça, a nacionalidade e a formação. Uma vez configurado os casais se inicia na ceremonia do vinho. Esta celebração dá ao novo matrimonio uma característica de unidade, que se quebra soemnte quando um dos conjugues se desliga da Igreja Moonista ou quando se comete adulterio.
Muitos jovens com problemas emocionais enxergam na seita uma forma de resolver seus problemas já que até o conjuge proporcionam sem ter que passar por um processo de noivado que para muitos se torna muito difícil.
OS FOROS INTERNACIONAIS
Como forma de penetração, Moon tem propiciado a celebração de foros internacionaiss, cujo objetivo é lutar contra o comunismo, e facilitar os intercambios entre pessoas de religioes, filosofias, raças ou idades distintas.
Não é raro ver como participantes em suas reunioes, ex-presidentes, políticos, escritores, e lideres de fama mundial, que avaliam com suas presença a difusão do movimento moonista.
Apostasia
Uma vez na seita, a religião de procedência fica relativizada já que Moon convida seus seguidores a superar as formas secundarias que os separam dos demais e a buscar a raíz comúm. Por isso em algumas estatísticas publicadas pela "Igreja da Unificação Universal" afirma que 40% de seus adeptos vem do protestantismo e 36% do catolicismo.



Este artigo é uma obra das Servas dos Corações Transpassados de Jesus e Maria
Copyright © 2001 SCTJM

Nenhum comentário: