Conclusão do encontro trilateral dos Bispos latino-americanos
La Paz. Bolívia, 26 out (SIR) – Os quinze Bispos das Conferências Episcopais da Bolívia, Chile e Peru concluíram seu encontro eclesial, em La Paz, na Bolívia, com a publicação de uma declaração conjunta, com a qual reafirmam seu compromisso para a promoção de uma autêntica integração regional.
Em sua declaração, os Bispos afirmam: “Os vários esforços de integração do continente foram reduzidos a questões econômicas e comerciais. Por isso, chegou a hora de promover uma mudança de mentalidade, que favoreça a integração humana, uma autêntica cultura do encontro entre os povos, a fim de superar as diferenças, divergências e divisões”.
Os líderes religiosos latino-americanos ressaltam ainda que “a integração regional nem sempre foi honrada com sucesso, mas desgastada por profundas contradições, ainda hoje incapazes de assimilar as heranças e superar a chaga escandalosa da desigualdade e da marginalização”.
Na declaração, os bispos recordam, na verdade, que os povos latino-americanos, como afirma o Documento de Aparecida, compartilham a mesma geografia, a fé cristã, a língua e a cultura, que os unem no caminho da história, além de uma profunda religiosidade popular que vai além das fronteiras.
No seu encontro trilateral em La Paz, os bispos constataram, por fim, realidades comuns contrastantes em suas nações, como o incremento do narcotráfico, o desafio pastoral migratório, a pobreza e a exclusão, a crise familiar e matrimonial, com o consequente abandono ao léu dos jovens, que geram violência e crise de valores.
SIR
Nenhum comentário:
Postar um comentário