Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 27 de outubro de 2013

 Pastoral da Sobriedade

Ir para águas mais profundas 
Ana Martins Godoy
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com
Eu senti na pele os efeitos de uma dependência química quando ela entra na família. Eu tive dois filhos que se envolveram nesse mundo, e eu não consegui perceber, mesmo tendo formação em farmácia.

Só me dei conta que um deles era dependente quando foi preso. Eu via algumas alterações no comportamento deles, mas eu achava que era algo natural da adolescência e sempre tratei com naturalidade.

Porém, quando me deparei com aquela situação, me vi sem reação alguma. Até que um dia descobri a Pastoral da Sobriedade, e nela encontrei pessoas que passaram pelo que eu estava passando, e foram sustento para minha luta.

Atualmente, a Pastoral tem registrado mais de 1.700 unidades no Brasil. Mas, mesmo assim, muitos agentes desanimam, pois o grupo em que atuam é muito pequeno, ou existe dificuldade em lidar com este trabalho na comunidade.

Não podemos esquecer que o verdadeiro timoneiro da barca desta pastoral é Jesus Cristo. Ninguém além d'Ele é capaz de nos levar para águas mais profundas. Mas não adianta ir para águas mais profundas se nós, agentes, não tivermos a ousadia de jogar as redes.

Se você não entrega tudo o que faz nas mãos de Deus, sinto muito, mas você pode ser agente de qualquer coisa, menos da Pastoral da Sobriedade. Aqui nada entra ou sai se não for pelas mãos de Cristo.

Vejo pelo Brasil muitos agentes que reclamam por não terem muitas pessoas em seus grupos, e que já pensarem em desistir por causa disso. Mas eu te pergunto: Você está preparado para multidões?

Não podemos deixar que aconteça assim como aconteceu na “pesca milagrosa” que a Bíblia nos apresenta. Pedro não havia pegado nada durante a noite, mas quando Jesus aparece e dá a ordem, eles não estavam prontos para aquela quantidade e as redes começam a se romper.
"Experimente sair de si para ir ao encontro dos outros", diz Ana Martins Godoy
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com
Será que você tem jogado a rede dentro do seu próprio lar? Há quanto tempo que você não joga as redes no quarto do seu filho? Será que quando ele precisar você será capaz de corresponder?

Naquele ocasião eles precisam chamar outros barcos para ajudá-los, pois a quantidade era muito maior do que o barco suportava.

Talvez você precisa viver a experiência de se preparar hoje, deixar que o Senhor te capacite, para assim, cheio do Espírito Santo, conseguir corresponder ao chamado de Deus. Pois acredite, quando você menos esperar a rede da sua pastoral estará tão cheia quanto a daquela pesca.

Para que isso aconteça, você precisa sair da sua acomodação, assim como os apóstolos fizeram. Eles não eram acostumados a pescar durante o dia, e muito menos naquelas águas em que se encontravam, mas por obediência o fizeram.

Experimente sair de si para ir ao encontro dos outros, porque, dificilmente, as pessoas que realmente precisam são capazes de buscar por ajuda. Já é a hora de parar de querer fazer as coisas do seu jeito e deixar que Deus seja realmente o Senhor dessa Pastoral.
 
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza 

--------------------------------------------------------------

Ana Martins Godoy 
Coordenadora Nacional da Pastoral da Sobriedade


--------------------------------------------------------------

27/10/2013 - 11h15

Nenhum comentário: