Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Apologética
O Eneagrama
Fonte: Corrazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério SacroSancttus

O "eneagrama" tem por mais de vinte anos, apresentando-se como um "método de crecimento espiritual" para "conhecer-se a si mesmo" segundo "arquétipos de personalidade". Se promove como uma ajuda para adquirir "balanço e integridade pessoal".
É hora de dizer a verdade para evitar que o eneagrama continue fazendo dano. Em 1991, Catholics United for the Faith publicou a devastadora crítica de Tim Pickford, sobre o eneagrama entitulada: Evaluation of Enneagram Spirituality. Baseando-se nos livros favoraveis ao eneagrama, Pickford demonstra que este método distorciona os evangelhos, contradiz a doutrina católica, confunde a linguagem e por consequencia é uma ameaça a fé. O eneagrama carece de fundamento tanto na tradição cristiã como na ciência. Se apresenta falsamente como método psicológico. Mas sua verdadera identidade está mais bem liagda ao esoterismo, na "sabedoria secreta" procedente de uma amalgama de fontes gnósticas.
Breve historia
O eneagrama foi popularizado no Ocidente por Georges I. Gurdjieff (1870-1949), por seu discípulo Piotr D. Ouspensky e, na década de 60, pelo boliviano Oscar Ichazo.
Desde joven, Gurdjieff estava fascinado com todo tipo de conhecimento esotérico: o ocultismo, a comunicação com os mortos, a magia, as sociedades secretas. Em busca destes conhecimentos viajou muito e, segundo ele mesmo conta, encontrou a Irmandade de Samouni, fundada na Babilonia uns 2500 anos antes de Cristo. Ali obteve conhecimentos esotéricos que sintetizou com outros adquiridos em suas leituras e viagens. Para o ano 1922 ensinava "cristianismo esotérico" em Paris.
Segundo seus discípulos, Gurdjief ensinava que o eneagrama é um símbolo universal do cosmos e, como tal, é uma fonte de conhecimento sobre o cosmos baseado em leis matemáticas. Segundo ele, "todo conhecimento pode ser incluido no eneagrama e com a ajuda do eneagrama pode ser interpretado. E nesta conexão, o homem conhece, quer dizer, entende, somente o que é capaz de por no eneagrama".
Oscar Ichazo, também ajudou muito a desenvolver o eneagrama. Desde sua adolescencia, na década de 40, participou em grupos esotéricos buscando técnicas para alterar a conciencia, entre estas, o zen, o sufismo, a Kabbalah, a yoga, o budismo, o confusionismo, o I Ching e os ensinamentos de Gurdjief. Em 1964, ao sair de um estado de "êxtasis divino" que o mantev]e uma semana em coma, Ichazo decidiu dedicar-se a ensinar. Eventualmente estabeleceu os "Institutos Arica" em varias cidades. O treinamento nesses institutos inclui preparaçao e meios para encontrar-se com seres superiorese com o "mestre interior" chamado "Tub".
Foi Ichazo que introduziu ao eneagrama a co-relação de seus nove pontos com nove tipos de personalidade. Segundo Ichazo, cada pessoa nasce como "essencia pura", mas para sobreviver, se encontra forçado a desenvolver uma personalidade que será seu ego. Em algúm momento entre a idade dos 4 aos 6 anos, escolhe um dos 9 padrões básicos de pensamento. Cada um destes padrões de pensamento está conectado com um padrão de comportamento. Esta personalidade escolhida é a causa da infelicidade. Então, para ser feliz, a pessoa deve regressar a sua essência, compensando por sua "fixação do ego". Isto se ganha cultivando o padrão de pensamento e comportamento oposto e complementario ao seu. Deve fazer exercicios especiais como meditação e as posições de mão ao estilo budista (mudras). Como nada disto tem fundamento na razão, Ichazo diz haver descoberto os tipos de personalidade do eneagrama durante um de seus êxtasis e sob a influencia de um anjo.
Alguns livros sobre o eneagrama tem adaptado teorias sicológicas de Freud e Jung querendo dar-lhe credibilidade. Esta tática não deve enganar-nos pois a grande influência destes homens sobre o pensamento moderno tem sufocado a fe e a moral. Suas ideas se aceitam como dogmas com os que se pretende julgar as doutrinas cristãs.
Atração
O eneagrama atrai pela mesma razão que os horóscopos: a pessoa se encanta por um meio para rapidamente obter conhecientos secretos sobre pessoas e eventos. Oferece uma "espiritualidade" ligera.
Distorções doutrinais
1- A doutrina sobre o pecado
Se redefine a termos de limitações do tipo de personalidade e, ja que todas as personalidades tem suas limitações intrísecas, o pecado se percebe como algo inevitavel e fora da responsabilidade pessoal.
2- A naturaleza do homem
Ensina que nascemos divinos, mas quando tenhamos uns tres anos cobrimos a divinidade com um tipo de ego. Um dos 9 pecados capitais (ainda que a Igreja ensine que os pecados capitais são 7, os promotores do eneagrama ensinam 9), segundo o eneagrama esta no centro de cada tipo de ego.
3- A salvação
Se o pecado é causado pela personalidade, a solução que propõe o eneagrama é compensar a base de cultivar a personalidade oposta. Se esquece da necesidade da redenção por Cristo, do arrependimento e da conversão.
Devemos reiterar que hoje e sempre, é Jesu Cristo quem nos revela a verdad sobre o homem e nos dá a graça para ser plenamente humanos. O eneagrama pretende ajudar-nos a "descobrirnos a nós mesmos", baseado em um método que não concorda com os ensinamentos cristãos nem tem fundamento algum na ciência.
Veja mais sobre o eneagrama neste link:
http://aquinas-multimedia.com/catherine/enneagram.html
DO NOSSO CORREIO
Estimado Padre Jordi Rivero.

Escrevo-lhe muito respeitosamente como católico. Buscando pela internet me deparei com seu artigo sobre o eneagrama e lhe confesso que me decepcionei muitissimo. Imagine que eu aprende sobre o eneagrama através de um sacerdote que estimo muito e me ensinou que é muito utilizado em varias congregações católicas, entre eles os jesuitas e os sacramentinos. O qué lhe parece? Talvez você conhece a rama esotérica do eneagrama da qual realmente não me vejo na necesidade de aprofundar, ja que existe outra rama promovida por um ex sacerdote jesuita .O erro é ver o eneagrama como uma ciência ou talvez como uma forma de viver. Não, o eneagrama é somente uma ferramenta que bem utilizada tem ajudado a muita gente, entre os quais me incluo. Muitos psicólogos o utilizam para ajudar seus pacientes a abrir-se com eles. Também reconheço que existe muitaa gente que tem tratado de dar ao eneagrama poderes ou origens ocultos, mas não, o eneagrama é uma ferramenta de auto-conhecimento que em boas mãos tem sido utilizada por cristãos e não cristianos para ajudar-nos a conhecernos um pouquinho mais a nos mesmos.

RESPOSTA
Estimado em Cristo
Não é que eu conheça a "rama esóterica" do eneagrama. Precisamente o que escrivo se refere a esse mesmo eneagrama que lhe ensinou o religioso. O esoterismo é a raíz do eneagrama que utilizam, tal como é explicado em meu artigo (acima), se introduz entre os cristãos pela ansia de novidade na vida espiritual, sem que tenha nenhum fundamento na tradição espiritual católica.
O eneagrama em si mesmo nada tem a ver nem com religião nem com psicologia. É, em outras palavras, uma fraude. O fato de que exista religiosos que o propaguen somente ilustra o estado de confusão em que vivemos. Não julgo a esses religiosos. Podem haver te ajudado e ensinado coisas boas fora do eneagrama. Mas com o eneagrama se equivocaram.
Compreendo que quando se esta entusiasmado com algo não nos é agradavel que nos critiquem. Mas creio estar lhe fazendo um favor explicando o que é o eneagrama. deixe-me esclarecer que a Igreja não se pronunciou oficialmente sobre o eneagrama. O que escribo é meu proprio discernimento baseado nos dados que lhe apresentei. Se outros tem diferente opinião pesa sobre eles explicar como o eneagrama possa ser considerado uma "ferramenta de auto-conhecimento".



A página Corazones é obra das Servas dos Corazones Transpassados de Jesus e María
Copyright © 2001 SCTJM

Nenhum comentário: