Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sintese: anabatistas e batistas
Fonte: Firmes na fé


Em síntese: Os anabatistas tiveram origem no século XVI, quando alguns grupos cristãos na Alemanha e na Suíça não quiseram reconhecer o Batismo ministrado a crianças e, por isto, rebatizavam os adultos batizados na infância.
Esta prática era associada a concepções eclesiológicas novas: apregoavam uma Igreja puramente espiritual, sem hierarquia visível, constituída unicamente pela adesão dos crentes à Palavra de Deus. Alguns anabatistas radicais apoderaram-se da ciciade de Münster (Vestfália) e lá proclamaram "o Reino da Nova Sion"; este foi extinto após violento massacre cometido pelos invasores que reconquistaram a cidade. Nem por isto os anabatistas deixarao de existir na Europa.
A eles filiou-se o ex-sacerdote católico holandês Menno Simons, que se pôs a pregar as doutrinas anabatistas, todavia sem o ânimo exacerbado de grupos anteriores.
Assim fundou ele a corrente menonita, que subsiste até hoje, dividi-da em vários ramos.
Os batistas são derivados de tal tronco: com efeito, o pastor anglicano John Smyth (+ 1617) julgava que a reforma anglicana oficial na Inglaterra não era suficientemente radical; foi então obrigado a exilar-se para a Holanda, onde o acolheu um padeiro menonita, que lhe transmitiu idéias anabatistas em 1612, alguns discípulos de Smnyth foram para a Inglaterra e lá fundaram a primeira igreja batista (não mais anabatista); esta foi fundando outras comunidades, que são a matriz dos batistas de nossos dias, também eles divididos em vários ramos. 












* * *

Os anabatistas, os menonitas e os batistas estão numa cadeia de reformadores ou de fundadores de Igrejas, de modo que, para entender adequadamente os últimos, faz-se mister começar por descrever o movi-mento anabatista do século XVI, o qual se prolongou no menonismo. O presente artigo percorrerá sucessivamente as três fases da reforma anabatista (ou dos re-batizadores)

Nenhum comentário: