Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Os Cristao Primitivos e as imagens
Por : Rogerio ( Sacro Sancttus )
Já os primeiros cristãos usavam imagens nos lugares de culto, nos cemitérios e nas catacumbas. Sabiam que a proibição de fazer imagens em Ex 20,4 era contingente ou devida ao perigo de idolatria que ameaçava o povo de Israel cercado de nações pagãs. Ademais o fato de que Deus apareceu sob forma visível no mistério da Encarnação parece um convite a reproduzir a face humana do Senhor e dos seus amigos. As primeiras imagens eram inspiradas pelo texto bíblico (cordeiro, Bom Pastor, pomba, peixe, âncora, Daniel, Moisés, Maria e o menino Jesus); mas podiam também representar o Senhor, a Virgem Maria, os santos Apóstolos e mártires. Desde os inícios da arquitetura sacra, as igrejas foram enriquecidas com imagens tanto a título de ornamentação quanto a título de instrução dos iletrados.
Estes mesmo cristaos primitivos eram perseguidos, e martirizados por não acenderem incenso ao imperador romano César, mais tinham nas catacumbas, o lugar onde se reuniam para partir o pão ou seja a eucaristia, imagens pintadas na qual temos varias destas nas catacumbas da Italia eles pintavam as imagens para auxiliar sua fé tão posta à prova.As antigas catacumbas cristãs apresentavam imagens bíblicas. So para citar algumas temos Noé salvo do diluvio, Daniel na cova dos leões, o Peixe que simbolizava o Cristo e esculpiam também naqueles subterrâneos figuras representando Cristo e Sua Mãe Santíssima. O que mostra de passagem que o culto também à Mãe de Cristo é tão antigo quanto o próprio Cristianismo.Sera que seriam os primeiros cristaos idolatras?
Nas catacumbas encontram-se, em toda parte, imagens e estátuas da Virgem Maria; prova de que tal culto existia no tempo dos apóstolos e foi por eles praticado, ensinado e transmitido à posteridade. Uma das imagens de Nossa Senhora foi pintada pelo próprio S. Lucas (fala-se em 3 imagens) e está na catedral de Loreto, exposto à veneração dos fiéis.
No século III, encontramos sinagogas da Palestina com pinturas e figuras humanas. A sinagoga de Dura-Europos, na Babilônia, tinha a representação de Moisés, Abraão e outros.
Portanto fica claro que mesmo entre os judeus que fabricaram imagens por ordem de Deus e mesmo os primeiros cristaos sabiam discernir a diferença entre uma imagem e uma imagem de um idolo , falso deus, é uma pena que os protestantes estejam cegos a estas observações ja que se dizem iluminados e nao erram quando leem a biblia mesmo sem ter conhecimento historico do cristianismo

Testemunhos dos primeiros cristaos sobre imagens
Por : Rogerio ( Sacro Sancttus )

Aliás, o uso catequético das imagens sempre foi defendido pelos doutores da Igreja principalmente para ensinar a fé cristã às crianças e analfabetos. Já em 394, São Gregório de Nissa, escreveu:
"A figura muda sabe falar nas paredes das igrejas e muito ajuda" (Panegírico de São Tenório). 
Depois, em 604, o papa São Gregório Magno escreveu o seguinte ao bispo de Marselha:
"Vós não devieis quebrar o que foi posto nas igrejas, não para ser adorado, mas simplesmente venerado. Uma coisa é adorar uma imagem e outra coisa é aprender, através dessa imagem, a quem as tuas orações são dirigidas. O que as Escrituras representam para os letrados, a imagem o é para os iletrados: são por essas imagens que aprendem o caminho a seguir. A imagem é o livro dos que não sabem ler" (Epístola XI,13).

São João Damasceno (749) também defendia o uso didático das imagens. Com a eclosão da iconoclastia (isto é, a destruição das imagens sagradas) nos séculos VIII e IX, o Segundo Concílio de Nicéia, em 787, reafirmou solenemente a validade da veneração das imagens, não pelo valor do material em si, mas pelo valor das figuras que representam; seu culto, assim, é relativo, explicando-se pelo oferecimento indireto das orações àqueles que as imagens representam. Assim se definiram os padres conciliares na Sessão de 13 de outubro de 787:

"Definimos [...] que, como as representações da Cruz, [...] assim também as veneráveis e santas imagens, em pintura, em mosaico ou de qualquer outra matéria adequada, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas casas e nas estradas. O mesmo se faça com a imagem de Deus Nosso Senhor e de Jesus Cristo Salvador, com as da [...] Santa Mãe de Deus, com as dos Santos anjos e as de todos os Santos e justos. Quanto mais os fiéis contemplarem essas representações, mais serão levados a se recordar dos modelos originais, a se voltar para eles, a lhes testemunhar... uma veneração respeitosa, sem que isso seja adoração, pois esta só convém, segundo a nossa fé, a Deus". (São João Damasceno (749)Segundo Concílio de Nicéia, em 787)
Sao Joao Damasceno (749) disse tambem:
"O que a Biblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados" (De imaginibus I 17 PG 94, 1248 c)
"Antigamente Deus que não tem corpo e nem face, não poderia ser absolutamente representado atraves de uma imagem. Mas agora que Ele se fez carne e que Ele viveu com os homens, eu posso fazer imagem do que vi de Deus "
"A beleza e a cor das imagens estimula minha oração. É uma festa para os meu olhos , tanto quanto os espetaculos dos campos estimula meu coração para dar glorias a Deus"(CIC, 1162)
Concilio de Trento (1545-1563)
"As Imagens de Cristo e da Virgem Maria, Mae de Deus e dos Santos devem ser guardados nas Igrejas, onde lhes devem prestar a devida honra e veneração, nao por crer que haja nelas "Divindades" ou "virtude alguma", a quem queremos adorar e pedir favores imitando os antigos gentios, que punham todas as suas confianças em idolos, mas porque as honras que lhes prestamos as referimos aos prototipos que elas representam, de sorte que, quando beijamos uma imagem ou nos descobrimos ou prostamos-nos diante dela,a doramos Jesus Cristo e veneramos os santos por elas representadas"

Nenhum comentário: