SÃO MAXIMINO DE TRÈVES - 29 MAIO
São Maximino de Tréves ( st Maximin of Trier) (nascido em Silly perto de Poitiers ; - Poitiers 12 de setembro 346 ) foi o quinto bispo de Trier , segundo a lista fornecida pelo site é, na diocese de tomar assento em 341/342.
Maximino era um oponente do arianismo , e foi apoiado pelos tribunais de Constantino II e Constante , que abrigava como um honrado hóspede Atanásio duas vezes durante seu exílio de Alexandria , em 336-37, antes ele era bispo, e novamente em 343.
Na controvérsia ariana ele tinha apoiado Paulo de Constantinopla, no entanto, ele participou do Sínodo dos Sardica convocado pelo Papa Júlio II (ca. 342), e quando quatro bispos arianos, vieram de Antioquia para Treves, com o objetivo de ganhar Imperador Constante a seu lado, Maximino se recusou a recebê-los e induziu o imperador a rejeitar suas propostas.
Veneração
Maximiano foi enterrado no cemitério fora do portão norte da cidade de Trier, onde seus restos foram juntados pelos bispos no final do multi-compartimentada cripta de uma igreja dedicada a São João Evangelista , mais tarde dedicada como Abadia de São Maximino em Treves.
Gregório de Tours já confirmou o culto de Maximino, na igreja de São João Evangelista e o culto oferecido na sua sepultura.
A Abadia - destruída por normandos em 882, e reconstruída, em seguida, foi totalmente re-construída na década de 1680, secularizada em 1802, foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e uma que grande parte demolida -era uma das mais antigas da Europa Ocidental.
Na iconografia Maximino era identificado retratado como um bispo, com o livro, um modelo de uma igreja, e , tomando por empréstimo a lenda de Corbiniano , carregando uma bolsa de viagem.
Como patrono, Maximin foi invocado na proteção contra o perjúrio, a perda no mar e as chuvas destrutivas.
Seu culto era o mais forte na região de Trier e na Alsácia .
A lenda medieval confunde-o com um Maximino , que foi acrescentado à Setenta Apóstolos referida no Evangelho de Lucas.
Por isso, foi dito que Maximino acompanhou Maria Madalena e uma companhia dos fiéis para Aix-en-Provence , milagrosamente navegou num barco frágil sem leme ou um mastro.
No século XIII conta uma legenda que pode ser lida em "Jacobus de Voragine 's Legenda Aurea" que o culto de Maria Madalena e São Maximino na Provença, foi centrado em Saint-Maximin-la-Sainte-Baume .
Outros municípios na França também têm o nome desse santo e o festejam.
REFERÊNCIAS:
http://en.wikipedia.org/wiki/St._Maximin's_Abbey,_Trier
http://en.wikipedia.org/wiki/Maximin_of_Trier
http://www.glasmalerei-ev.net/pages/b2064/b2064.shtml
http://www.wahl.lu/paroisses/index.htm
http://santossanctorum.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário