Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 31 de maio de 2013

A perseguição as bruxas ocorreu em muitos paises
Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério SacroSancttus
A perseguição das bruxas ocorreu em muitos paises. No século XVI havia julgamentos nos tribunais em Roma. Na Inglaterra e Escócia também houve perseguições mas não existe cifras precisas sobre as execuções. Howll, escrevendo em 1648 diz que num periodo de 2 anos quase 300 bruxas foram processadas e a maioria executada somente em Essex e Suffolk.
O Papa Gregório XV, em sua Constituição "Omnipotentis" (1623) recomendou um procedimento mais clemente e em 1657, uma instrução a Inquisição repreendeu com eficácia a crueldade das perseguições. No fim do Seculo XVII a perseguição começou a reduzir-se em quase todo o mundo e no inicio do Seculo XVIII praticamente se deu fim. O ultimo Julgamento por bruxaria foi em 1749 em Wurzburg, mas na Siuça uma crinaça foi executada como bruxa na regiãoProtestante de Glarus em 1783.
Nos Estados Unidos, Cotton Mather em sua "Maravilhas do Mundo Invisivel" (1693) conta que 19 execuções de bruxas ocorreram na Nova Inglaterra. Atualmente os Estados Unidos celebra o Hallowen em 31 de Outubro (na vespera do dia de todos os santos) em que se recordam as historias das bruxas de uma forma fantasiosa. Costumam-se disfarçar, preferivelmente de bruxas, duendes, mosntros ou qualquer coisa que dê medo, se revivem os contos de bruxas. No ambiente materialista atual se faz tudo uma brincadeira, mas no fundo tambem um desejo pagao de encher um vazio espiritual.
Não existem provas para as alegações de que algumas mulheres foram julgadas formalmente no México nos finais do Sexulo XIX (ver Stimmen aus Maria-Laach, XXXII, 1887, p. 378). .



Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.
Copyright © 1999 SCTJM

A Reforma Protestante e a caça as bruxas
Fonte: Corazones
Autor: Padre Jordi Rivero
Tradução: Rogério SacroSancttus
Lutero, Calvino e seus seguidores acentuaram a crença popular no poder do demonio na bruxaria e outras praticas magicas. Lutero baseado no Mandamentos Biblico, apoiou a exterminação das bruxas.
"A Historia do Povo Alemão" de Janssen, argumenta com muitas provas (capitulos IV e V, do ultimo livro - Vol. XVI da edição inglesa), que grande parte da culpa da caça as bruxas recai sobre os Reformadores.
O Código penal conhecido como "Carolina" (1532) decretou que a feitiçaria deve ser tratada como uma ofensa criminal no império alemão e se causou algum dano a alguém, a bruxa deveria ser queimada.
Houve uma maior atividade da caça as bruxas nos distritos protestantes da Alemanha que nas Católicas. Um exemplo disso são os Osnabruck y Wolfenbuttenl.
Em Osnabruck 1583, 121 pessoas foram queimadas em três meses. Em Wolfenbuttenl, 1593 chegou-se ao numero de 10 bruxas queimadas por dia.
Até 1563 não houve nenhuma resistencia eficaz a perseguição por medio de um protestante de Cleues, Juan Weyer. Se uniram aos protestos de Ewich e Witekind.
Em um debate sobre as brujas haviam católicos e protestantes em ambos lados.Os protestos mais efetivo contra a caça das bruxas foi a deo jesuita Friedrich von Spee, que em 1631 publicou "Cautio criminalis".

Esta página es obra de Las Siervas de los Corazones Traspasados de Jesús y María.
Copyright © 1999 SCTJM

Nenhum comentário: