Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 30 de junho de 2013

SÁBADO, 29 DE JUNHO DE 2013

O anjo decaído e sua limitação


Soldados Católicos

Essas são qualidades de Deus: onipresente, onisciente e onipotente. Mas como muitas pessoas quando acontece qualquer coisa de errado atribuem ao demônio? Teria ele as mesmas atribuições de Deus?

Contudo, o poder de Satanás não é infinito. ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura. Não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino em Jesus Cristo, e embora sua ação cause graves danos - de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física - para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da tividade diabólica é um grande mistério, mas "nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam" (Rm 8,28). (Catecismo da Igreja Católica - § 395)

Segundo o Apocalipse de São João, um terço dos anjos caíram, liderados por Satanás.Alguns demonólogs (inclusive Pe. Gabriele Amorth, e por experiência própria) distinguem Satanás de Lúcifer. Este estaria subordinado àquele.

Demonólogo é o que estuda os demônios, aplicado à demonologia.

Há em fontes ocultistas a ideia de que Satanás e Lúcifer fossem demônios diferentes, mas nada em fonte cristã.

Mas há uma boa fonte. Ei-la:

“Em muitos interrogatórios os demônios são classificados segundo uma dupla divisão inspirada no capítulo 9 do Apocalipse: se as pupilas estão para cima, trata-se de escorpiões, se estão para baixo, trata-se de serpentes.

Os escorpiões têm por chefe lúcifer (nome extra-bíblico, mas profundamente enraizado na tradição), e as serpentes têm por chefe satanás que dá ordens também a lúcifer (contudo poderia ser o mesmo demônio) e a todos os demônios. Gostaria de frisar que na Bíblia a palavra “diabo” não tem um sentido genérico como demônio, mas indica sempre e só satanás; o outro nome de satanás é belzebu. Para muitos, lúcifer é sinônimo de satanás. Não aprofundei a questão. Segundo a minha experiência pessoal, trata-se de dois demônios diferentes.”

Franbezant, OFMConv.

Título Original: A LIMITAÇÃO DE SATANÁS


Site: Soldados Católicos
Editado por Henrique Guilhon

Nenhum comentário: