Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 29 de junho de 2013

Catequese
Como ajudar alguem que ja esta envolvido em drogas?
Fonte: Catequese Hoje
Em relação as drogas, o papel da catequese é a prevenção. A catequese cumpre essa missao quando:
* Educa o catequisando para o amor
* Resgata sua esperança
* Leva-o a fé no Cristo Amigo, Vencedor, Caminho, Verdade e Vida
* Alerta-o para a dignidade da pessoa humana e para o mandamento de Jesus : "Amar ao proximo tanto quanto a ti mesmo "(Lc 10,27)
Mais o que fazer quando , entre os catequisandos, há alguem concretamente mergulhado nesse pesadelo?
Não é preciso alarmar toda a comunidade, cercando a pessoa de preconceito ou deixando-o mais envergonhada. Porem a familia não pode deixar de lado. Catequistas e familia tem ou tiveram experiencias na vida. Elas darão orientações concretas e preciosas.
Segundo passo é fazer parceria com alguma instituição séria, voltada para o acompanhamento dos dependentes de drogas e seus familiares.
Outro passo muito importante é conquistar a confiança das pessoas envolvidas (dependentes, familiares, amigos.). É muito importante reforçar os laços de amizades e soliedariedade.
As familias geralmente nao querem que os filhos tenham amizade com usuário de drogas. está certo. A familia inteira deve se aproximar do usuario, para resgatá-lo dessa situaçao!
Um grupo poderá ser formado na comunidade para refletir sobre as realidades que geram o uso ds drogas e as possiveis soluções. É bom have no grupo, se possivel, pessoas de varias áreas : psicologos, professores, catequistas, especialistas em saude, assistentes sociais, pais, etc...
O mesmo grupo pode pesquisar instituicoes de recuperação e orientação de dependentes e suas familias e auxiliar no encaminhamento deles.

Nenhum comentário: