Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 29 de junho de 2013

Apologética
E os Papas corruptos?
Fonte: Apologetica
Autor: Pe. Juan Carlos Sack
Tradução: Rogério SacroSancttus
Pergunta:
Como pode a Igreja dizer que é verdadeira, se teve até Papas corruptos?

Resposta a uma consulta de leitores

Estimado Oscar:

O tema que trata sua carta é muito importante. Você menciona a possibilidade de que os Papas sejam pessoas corruptas e pergunta se a Igreja registra estes fatos.

Quando Jesus Cristo estabeleceu sua Igreja, a quis construir sobre os Apóstolos, ainda que subentende-se que é o mesmo Jesus Cristo o fundamento último, e que ninguém pode colocar outro fundamento, como diz a Biblia em 1Cor 3,11; mas a mesma Biblia nos fala dos Apóstolos como “colunas” , “fundamentos” ou “pedras”, de modo que devemos entender o fato de que Jesus fez outros participar de seu oficio – podemos ver como exemplo Efesios 2,20.
Mas Jesus não fez com que os Apóstolos fossem “impecáveis” como Ele é, quer dizer, que fossem necessariamente santos. Vou lhe dar como um exemplo o proprio São Pedro, eleito pelo Senhor para “confirmar a seus irmãos” e pastorear “as suas ovelhas”, etc, e havendo recebido já a plenitude do Espírito Santo no Pentecostes, foi censurado por São Paulo (ver Gálatas 2) porque “fingia”, e fingir em questões importantes como nos é narrado, é um pecado grave ; e preste atenção que estamos falando do Pedro que recebeu o Espírito Santo no Pentecostes!
Pois bem, este mesmo Pedro, sem errar em sua doutrina, certamente caiu na “corrupção” no seu modo de agir. Neste exemplo em que lhe citei, se trata-se de uma recusa de Pedro, que não queria comer com os gentios, por medo dos judeus: evidentemente uma ação corrupta, que levava grande escandalo aos cristãos; São Paulo se enojou muito com isso e o corrigiu em público; não sabemos a resposta de Pedro, mas pode se supor que ele arrependeu-se e mudou seu modo de agir.
Se São Pedro caiu nessa corrupção - não de doutrina, como sabemos, pois pregava o evangelho corretamente; tratava-se de uma má ação dele - devemos pensar que Jesus o renegou ? ou que a pregação (evangelho) de Pedro estava equivocado? ou estaria equivocada a oração que Jesus falou quando, segundo Lucas 22, 31-32, orou para que a fe de Pedro não desfalecesse? ou que a Igreja de Pedro não era a verdadeira? Ou , usando as palavras que você me dá em sua carta, como dizem os evangélicos, acaso Jesus “ampararia estes fatos”? Amparou o fingir de Pedro?Certamente que não; mas então, a ação corrupta de Pedro indica que o cristianismo –da qual Pedro era sem duvida um expoente principal- estaria equivocado? É o que de fato dizem os evangelicos:
como os papas (ao menos as vezes ou muitas vezes) se corrompem, logo a Igreja Católica não pode estar avalizada por Cristo.
A solução a estas coisas é mais simples do que parece a primera vista: Jesus não prometeu a nenhum de seus apóstolos, nem sequer a Pedro, que haveriam de ser IMPECÁVEIS. E a historia nos diz (aqui temos o exemplo de Pedro) que de fato os pastores da Igreja tem cometido pecados, alguns mais, alguns menos. Todos eram (e são) pecadores.
O que Jesus prometeu a Pedro, e em comunhão com ele, a todos os pastores de seu povo, é a INFALIBILIDADE, que é algo totalmente distinto: se trata do dom dado pelo Espírito Santo que faz com que a Igreja pregue sem erros até o último dia da história, o evangelho transmitido pelo Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo; e que temos de ter em conta que a promessa da infalibilidade (“as portas do infierno não poderão” contra a Igreja, etc) se referem SOMENTE as questões de fe e de moral, nada mais. Em outras palavras, você e eu podemos estar tranquilos enquanto sabemos que o Espírito Santo não permitirá (promessa de Jesus) que a Igreja, em questões de fe e de moral, se equivoque nos ensinamento. Agora bem, se tal Papa foi um santo, e outro um corrupto, não muda nada. Claro que o exemplo de santidade é um testemunho vivo do evangelho, e a “corrupção” não é. Deus poderia fazer de sua Igreja uma sociedade de anjos... mas não o fez. E mais, “quem dizer que não tem pecado faz Deus mentiroso”, diz São João.
Algo que os evangelicos comumente repete é que Jesus fala que “a árvore boa não pode produzir frutos maus”, querendo dizer que os frutos maus dos católicos são uma prova clara de que o catolicismo é uma “árvore má”. Parece muito lógico e irrebatível, mas segundo suas interpretações é um grosseiro erro. O melhor modo de destruir este sofisma é perguntar a qualquer evangélico, se ele (ou ela) NÃO TEM NENHUM PECADO. Pois se o tem, então também o evangelismo (protestantismo) é uma árvore má, e se dizem que não o tem..., eu diria a semelhante resposta que está todo descrito em 1 João 1,10 e diz de um modo clarísimo: “ Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentiroso e a sua palavra não está em nós”. Também os versículos seguintes ajudam a entender o contexto (se refere aos pecados dos cristãos).
Outro exemplo breve mas eficaz: nas primeiras comunidades cristãs se cometiam também muitos pecados (veja as duas cartas de Paulo aos Corintios, por exemplo). Podemos concluir então que essas comunidades não estavam avalizadas por Jesus, sendo que foram fundadas pelos mesmos apóstolos? Certamente Jesus não avaliza o pecado, mas o fato de que alguém cometa um pecado não quer dizer que a comunidade a que pertence seja desaprovada por Ele.
O que Jesus estava dizendo com a passagem dos frutos e a árvore era que todo o bem vem de Deus, o mau não vem de Deus. Dali a concluir que a religião cristã querida por Deus é aquela aonde NINGUÉM comete NENHUM pecado, é um abuso, não é? Em todo caso, tal religião nunca existiu, nem existe hoje.
A historia da Igreja certamente tem numerosos exemplos de Papas, cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos corruptos; também de Papas, cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos santos; e mais que em qualquer outra religião. Isso não nos espanta NEM SE OCULTA na Igreja; a Igreja nunca ensinou que seus pastores eram todos santos (ainda que alguns cristãos que não conhecem sua fé pode pensar assim). Ao contrário, sabemos que somos todos grandes pecadores desejosos de santidade que é uma dadiva da misericórdia de Deus. Oxalá tenhamos sempre papas santos (como o atual, que creio ser um grande santo), mas não necessariamente vá ser assim. A potência de Deus se mostra “na debilidade”, como misteriosamente o deixa claro São Paulo (2Cor 12, 9-10); não confiamos em nossa santidade, mas na santidade de Deus. E se Jesus não quis que os pastores fossem necessariamente santos, penso que tampoco nós devemos esperar isto. Como pode ser possivel que um Papa ou um bispo sejam grandes pecadores? Pois pergunte-se primeiro: como pode ser que eu e você, batizados, resgatados, nova criação, nascidos do alto e restaurados "pela agua e pelo Espírito", crentes em Jesus, experimentemos todos os dias os efeitos do pecado? A resposta é a mesma para você, para mim e para os papas.
Finalmente então você me pergunta se a Igreja tem registrados estes fatos (de Papas corruptos): pois bem, nada se oculta. Os fatos estão aí, registrados pela historia. Existem grandes enciclopedias com as vidas dos Papas, que se pode consultar nas boas bibliotecas. Todos os documentos pontificios e eclesiásticos em geral são guardadas nos arquivos, abertos aos historiadores sem restrição. A fábula de uma Igreja que "oculta" estes fatos é criação de mentes ofuscadas pelo fanatismo. Gostaria saber de alguma instituição que se faça mais responsável de seu povo e de sua historia que nossa Igreja.
Deus te abençoe

Nenhum comentário: