Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 30 de junho de 2013

Catequese
Para que servem os padrinhos de batismo?
Fonte: Catequese Hoje/ Folheto o Domingo
Desde o nascimento cada um de nós precisa de ajuda de outras pessoas para viver. A famosa frase: "Nenhum homem é uma ilha"expressa bem essa realidade.O simples paozinho que comemos de manhã é fruto do trabalho de milhares de pessoas, a começar daquela que plantou o trigo ate chegar ao balcao da padaria. Na vida da Igreja as coisas naos ao diferentes.
Vivemos num tempo em que nao se faz nada de graça. No meio dessa realidade, nós cristaos, somos chamados a dar testemunho do serviço ao outro nao por interesse, mais por amor. A vida comunitaria, a soliedariedade, a fraternidade, a atenção e o amor são os grandes sinais da vda cristã.
Os padrinhos de batismo são pessoas que se comprometem a apoiar o (a) afilhado (a) na vida cristã. São aqueles que acompanham a criança no seu crescimento na fé.
Padrinho e madrinha significam paizinho e maezinha. Eles ajudam os pais na educação religiosa do seu filho ou filha. É por isso que costumamos dizer compadre e comadre. O compadre quer dizer aquele que esta com o pai e comadre aquela que esta com a mae.
Hoje, como andam nossos padrinhos?Estão sendo bem escolhidos pelo testemunhos de fé ou por segundas intenções ?
Quando compreendemos o sentido dos padrinhos na vida das crianças batizadas, passamos a dar-lhes mais importancia.Com certeza , escolher pessoas amigas é o ideal, mais precisam ser amigos que tenham condicoes de ajudar o afilhado ou afilhada a crescer firme na fé e na vivencia do Evangelho.
Não se pedem pessoas perfeitas, mais ao menos pessoas que tenham maturidade e se esforcem por viver com fidelidade o cristianismo. Ninguem dá ao outro aquilo que não tem.
Padrinhos responsaveis terão para oferecer aos seus afilhados, mais do que presentes, um testemunho de fé para toda a vida.

Nenhum comentário: