Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Catequese
O que sao Cebs?Como e a catequese nas Cebs
Fonte: Catequese Hoje / Folheto O Domingo
As Comunidades Eclesiais de Base ou CEBs, presentes em todo o Brasil, são uma das mais concretas expressões populares de vivência do Evangelho. Surgidas da meditação da Palavra de Deus em sintonia com as lutas populares, revelam um jeito muito especial de ser Igreja.
São pequenos grupos que se reúnem continuamrnte e buscam na Bíblia a luz para iluminar cada momento da realidade. Animados pela fé e pela oração, os membros assumem decididamente o processo de libertação pessoal e social. Sentem-se agentes da construção de uma vida mais digna e humana, conforme o projeto de Jesus.
O documento Catequese Renovada (no288-310) explica em detalhes a caminhada catequética numa comunidade. Muitas CEBs vivenciaram esses passos na sua organização. Vale a pena conferir o que ali disseram os pastores da nossa Igreja sobre o assunto.
Nas CEBs, a catequese, é um processo comunitário. A comunidade é envolvida progressivamente, à medida que cresce a consciência da fé e dos compromissos que ela desperta. Pouco a pouco, os membros vão percebendo a importância de ligar a Bíblia, o caminho a seguir para ser um bom cristão. Tudo leva também a um interesse cada vez maior pela comunidade. Isso acontece num clima de fraternidade e união, solidariedade e alegria.
Os ministérios surgem de acordo com as necessidades do grupo e da visão que têm de seu compromisso eclesial e social. O catequizando, à medida que aprofunda a sua pertença à comunidade de fé, não se contenta em conhecer as propostas de Jesus, mas decide-se por ele, assumindo verdadeira atitude profética.
Chega a uma adesão de fé madura e explícita, que compromete toda a vida toda. Como os valores das CEBs influenciam a vida na sua comunidade?


Qual a importancia do grupo para o catequizando?
Fonte: catequese hoje / folheto o domingo

A catequese acontece numa partilha de descobertas, vivências e conhecimentos. É um processo realizado em grupos, que se comprometem a descobrir juntos os ensinamentos de Jesus Cristo e a praticá-los. Dessa forma, fazem sua partena construção do Reino que Ele veio revelar e inaugurar. É o grande mutirão da catequese.
Em um grupo, ouvindo e falando uns com os outros, os catequizandos aprendem a viver em comunidade. É um aprendizado prático dos valores do Reino, que vão entrando no cotidiano das pessoas pelas portas da amizade e da cooperação. As diferenças de opinões, experiências e atitudes provocam o amadurecimento em todos.
Nesse processo, a tarefa do catequista junto ao grupo é de provocar sede e fome das maravilhas do Deus da Vida. O catequista motiva, cria situações para descontrair o grupo, usa dinamicas para soltar a lingua e abrir o coração. Os catequizando se relacionam espontaneamente, criam laços de amizade e centralizam a atenção no mesmo tema, buscando respostas para a vida.
Como realizar isso? Apresentamos um exemplo:
* Colocar uma plantinha no centro do grupo (ou , se possível, fazer um círculo em torno de uma arvore).
* Provocar os participantes a uma conversa sobre a planta : para que serve? quais suas partes? Como os ramos e as folhas se mantem vivos? O que produz? O que acontece com o ramo que é separado da planta?
* Depois dessa introdução, ler João 15,18 . Com perguntas, ajudar o grupo a descobrir a comparação com a videira, para entender como a comunidade cristã participa da vida de Jesus.

Tudo será descoberto de maneira participativa. O grupo pensa e partilha o que sabe. O catequista ajuda a organizar o conteúdo da reflexão e a encaminhar o grupo para assumir um compromisso relacionado ao tema. Finaliza-se com uma celebração em que todos se expressam, entregando a vida da comunidade ao Agricultor divino.




Nenhum comentário: