Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 30 de junho de 2013

Catequese
Quem deve ensinar a crianca a rezar:Familiaou catequista?
Fonte: Catequese Hoje
Uma senhora querendo que seu filho fizesse a 1º comunhao, levou-o à comunidade e colocou-o num grupo de catequese.Sentiu-se aliviada, até com a consciencia mais leve. Pensou que estaria livre dessa responsabilidade e continuou com seus outros compromissos. Justificou todas as suas ausencias nos encontros de pais, em que foram estudados assuntos que aperfeiçoariam seus conhecimentos e praticas cristãs.
Um dia , sem querer percebeu que seu filho nao estava aprendendo as coisas que ela esperava. Nao havia nem mesmo decorado o Pai Nosso. "A catequese de hoje ;e bem relaxada", pensou ela e foi reclamar:
Falou diretamente com o padre:"Meu filho ja esta frequentando a catequese a tres meses e anda nao conseguiu decorar o Pai Nosso. O que o Senhor acha disso?"
O Padre perguntou: "Quantos anos tem seu filho?" Respondeu a mãe: "Onze anos". O padre refletiu: "durante onze anos a senhora nao conseguiu ensinar o Pai Nosso para seu filho. E agora esta reclamando porque a catequista nao o fez aprender em tres meses?"
O Pai e a Mae sao as pessoas mais proximas dos filhos nos primeiros anos de vida. Ninguem melhor di que as pessoas da propria familia para ensinar os elementos basicos da fé. As orações aprendidas no inicio da vida jamais serão esquecidas.
Contudo mais importante que ensinar orações prontas é ensinar o habito da oração diaria. O dialogo com Deus é uma atitude essencial na vida de toda a pessoa. Numa familia qye reza, naturalmente as crianças aprendem a rezar. se a familia não o habito daoração...não será facil ao catequista, mais tarde, despertar no catequisando o desejo de conversar com Deus!
Quais os momentos de oração em familia? Quando e como participa unida da celebraçao da comunidade? Como participa nos movimentos ou grupos da comunidade? As respostas para tais questões sao importante para a familia avaliar sua contribuição para a educaao de seus filhos na fé.

Nenhum comentário: