Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Catequese
Como levar a catequese as criancas de rua?
Fonte: catequese hoje / folheto o domingo

O crescimento das cidades , oprogresso tecnologico e as grandes mudanças economicas, socias e politicas produziram alguns beneficios , mais também inúmeros desafios. A realidade das familias se modificou e boa parte de nosso povo acabou ficando as margens das conquistas trazidas por essas mudanças.
Sobretudo os mais pobres e os recém-chegados do campo encontraram nas cidades, não um lar acolhedor ou um espaço para a realização de seus sonhos, mas um amontoado de problemas para enfrentar. Um deles é a triste realidade de crianças que moram nas ruas ou nelas passam boa parte de seu dia.
Elas também são destinatárias da catequese. Vale a pena recordar o envio missionário de Jesus :
"Ide antes as ovelhas que se perderam da casa de Israel "(Mt 10,6)
Isso significa para nós, que devemos optar pelo excluidos, empobrecidos e injustiçados, mostrando de modo bem concreto, o amor de Deus para todo o seu povo.
A primeira atitude do catequista será a de abandonar seus preconceitos em relação as crianças de rua. Que seus olhos estejam bem abertos para enxergar o pequeno ser humano abandonado, a quem faltam condições materias e afetivas de sobrevivência.
Evangelho dá azia em estomago vazio. A catequese deve vir acompanhada da partilha, que garante a saúde do corpo e do coração da criança.
Outras duas atitudes básicas, diante desse grande desafio, são a acolhida e a convivência.






Acolher quer dizer: ir em busca, aceitar estas crianças e amá-las a partir de sua realidade. Para realizar isso, conviver com elas, conhecer seus dramas e anseios, iluminar as suas historias com a certeza da presença e do amor do Deus da vida. Isso exigirá um trabalho efetivo que empenhe esforços do catequista e das crianças para a promoção humana,para a defesa da vida e para a transformação da sua realidade.

Quem vai a catequese fica mais obediente e educado?
Fonte: catequese hoje / folheto o domingo

A Catequese é uma preparação para a vida. Ela ajuda a pessoa a conhecer e vivenciar o projeto de Jesus no dia-a-dia. Mas ela não dá conta de educar totalmente um ser humano. A primeira educadora de uma criança é sempre sua própria família.
A educação mais eficaz vempelo exemplo. Uma família que vive bem educa bem as crianças, viver bem é praticar a justiça e a solidariedade, num ambiente terno e acolhedor. Essas condições ajudam a formar uma pessoa de bem com a vida.
Por muito tempo, a catequese foi vista como um lugar de correção. Muitas famílias pensavam que seus filhos, indo a catequese, ficariam mais mansos e obedientes. A religião era tida como freio para omau comportamento das crianças.
Em geral, o freio não o gosto pela catequese, mais sim o medo de Deus. É o que chamamos de "pedagogia do medo". Fala-se de Deus como um Pai autoritário, severo e vingativo, sempre disposto a castigar.
Para intimidar as crianças, muitos adultos diziam e repetiam:
_ Não faça isso, que Deus ta vendo!
_ Não faça aquilo, que Deus castiga!
_ Olha que você vai penar no inferno!

Com isso , as crianças passavam a ter medo de Deus. Em vez de a catequese levar a um relacionamento intimo e amoroso com Deus, levava as crianças a temer e a se distanciar Dele. Tudo isso para garantir que as crianças tivessem um bom comportamento, que certamente teriam, se tivessem o exemplo dos pais e catequistas.
A função da catequese não é consertar o erro dos pais. Ela não tem autoridade ou recurso para isso. O que ela faz é continuação da educação pela família.






A função da catequese também não é de colocar freio em ninguem. Freio é para carro, que precisa ser dirigido. O catequizando é um ser humano que esta aprendendo a dirigir a propria vida. Não precisa de freio,mais sim do bom exemplo, da compreensão e do respeito da familia e dos catequistas.

Nenhum comentário: