Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Apologética
Diálogo com protestante sobre Primado de Pedro
Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: Rogério SacroSancttus
Recebi um texto de um irmão protestante que contesta o Primado de Pedro, dando uma nova exegese misturado com fabulas para os versiculos Mateus 16:13-18. Oferecendo a resposta a este irmao que usa um apelido de Bro, achei interssante disponibilizar para todos para analise da visão protestante e suas devidas refutações.
Minhas respostas estão em preto e os argumentos do protestante "Bro" em azul escuro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
*****Bro diz:
Eu venho meditando muito a respeito das interpretações dos textos bíblicos e cheguei a seguinte conclusão:
*****Resposta:
Sim, vamos ver a sua opinião subjetiva
*****Bro diz:
As divergências existem por causa das interpretações dos homens quando na verdade a Bíblia é o único interprete dela mesma.
*****Resposta:
De onde você tirou isso? Onde a Biblia diz que ela é autosuficiente? Se isso fosse uma verdade não deveria ter sido proibida sua interpreção por Pedro, já que a biblia é inteprete de si mesma e portanto seria impossivel ter outra visao dos versiculos, sera que pedro errou:
2 Pedro 1:20 "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal."
2 Pedro 3:16 "Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras."
Se a Biblia fosse por si mesma interpretada dificilmente aconteceria de ter dupla interpreçao como foi dita por Pedro, alias Jesus mesmo nos apresenta que as palavras da Biblia são um misterio para o povo porque vendo não enxergam, e por isso mesmo Jesus aparece dando isoladamente a verdadeira interpretaçao aos apostolos, que sao seus discipulos direto e da qual esta verdade foi transmitida atraves da sucessao e tradiçao apostolica, por isso que Jesus falava em parabola, sabendo que a revelação estava bem guardada com aqueles que hão de guiar a Igreja e conduzir o rebanho:
Mateus 13:10-13:= Por que razão lhes falas por meio de parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: "Porque a VOS (APOSTOLOS) é concedido conhecer os mistérios de Reino dos céus, mas a eles não lhes é concedido. (...) Por isso lhes falo em parábolas, porque, vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem"
Marcos 4:34 "E Nao lhes falava a nao ser em parabolas, A SOS EXPLICAVA TUDO AOS SEUS DISCIPULOS.
Por isso vemos que a Biblia em nenhum momento diz que é sua propria interprete, se isso que diz fosse verdade, voces protestantes sao o primeiro a errar porque nao tem uma unidade na interpretaçao biblica porque a biblia so pode nos dar uma interpretacao, a verdade é unica e não varias, assim sendo as 35.000 ramificaçoes do protestantismo sao o primeiro a estar de acordo com sua afirmaçao em desacordo. Por exemplo:
Os mormons acreditam que a Nova Sião sera construida nos EUA, em casamento de mortos (Revelacao n.132), Os TJs acreditam que Jesus e o diabo sao irmaos e que apenas serao escolhidos no dia do Juizo 144.000 pessoas (cf Ap.7,4),os adventistas que o dia do Senhor é sabado e gostam de fazer contas para o dia da volta de Jesus (tentaram 3x!!!),afirmam que a Igreja Catolica é a Grande Prostituta e as igrejas evangelicas sua Filha e que só eles se salvarão,o mesmo diz os Tjs e os CCB, que UNIDADE entre os prots hein???os neo-pentecostais dão grande valor às curas miraculosas e exorcismos publicos, muitos tem até influencias espiritas usando palavras como Encosto e ensinando na TV a fazer macumba para depois retirar e estes tb tem grande estima pelo dinheiro veja o que diz Edir Macedo:"O dinheiro é uma ferramenta sagrada que Deus usa na sua obra" (jornal da tarde, 06/04/1991 pag.14)daí a insistencia do pagamento do dizimo e diversos modos de estimular os fieis à entrega de dinheiro.
E ate mesmo dentro das proprias denominaçoes existem divisoes, por exemplo os batistas que tem centenas de ramificaçoes cada uma pregando uma doutrina, veja mais um exemplo:
Os Testemunhas de jeova estao divididos em tradicionais e os Associated Jehovah's Witnesses for Reform on Blood (Testemunhas de Jeová Associadas Para a Reforma na Questão do Sangue), os CCB estao divididos em tradicionais e renovados, os batistas tem mais divisao que as estrelas do céu, e tantas outras.
Ate mesmo refletindo sobre isto cabe também a seguinte reflxão irmao:
Existem hoje, segundo um Instituto americano, 20.000 denominações cristãs (o dado é de 1996!) e são criadas a cada ano mais 270! É mais do que óbvio que espalham o erro: ora, mesmo que uma delas pregasse toda a Verdade, pelo menos 19.999 estariam erradas em algo (o que significa dizer que, hoje, apenas 0,00005% do universo do Protestantismo poderia estar correto...). Vem, então a pergunta: "Qual denominação protestante estaria 100% correta? Todas elas não usam a mesma Bíblia? Todas elas não se dizem divinamente orientadas pelo Espírito Santo?"... No que estariam erradas?
* A Enciclopedia Cristã Mundial , Abril 2001, uma publicação protestante levantou um numero de 33.820 seitas não-Católicas sendo outras mais acrescentado a cada semana. Noticia "Os números levantados em 2002 teve um aumento para 35.500, implicando um acrecismo de 1680 em somente 1 ano.
Isso demonstra assim que seu conceito subjetivo esta errado, a biblia nao é por si mesma interprete mas é dado a verdadeira interpretaçao atraves dos apostolos e seus discipulos da qual foi dado nao por merito proprio mas por graça de Jesus conhecer os Misterios do Reino dos ceus.
*****Bro diz:
Vou tentar mostrar o meu ponto de vista:

*****Resposta
ok, vamos ver!

*****Bro diz
Um texto nunca pode estar fora do contexto, como o exemplo que vamos estudar:
**** Resposta

Sera mesma?? sera que todos os protestantes possuem mesmo tendo 40.000 visoes biblicas diferentes todos num mesmo contexto?Porque a maioria dos protestantes dizem que a Universal saem fora do contexto biblico em sua doutrina? Segundo São Romualdo no ano de 1530, alguns anos apos a reforma de Lutero que nao permeneceu unido com sua reforma nem 1 ano e logo surgiram divisoes com Zwiglio, Rei Henrique VIII, Tomaz Muzer e Joao Calvino, bem Sao Romualdo afirma que neste ano ja haviam mais de 200 interpretaçoes para o versiculo biblico " Este é o meu corpo ..... este é o meu sangue ...", sera que Jesus tinha tantas ideias ao pronunciar estas palavras?

**** Bro diz:
Vamos abrir a Bíblia. "QUANTO AO FUNDAMENTO, NINGUÉM PODE POR OUTRO DIVERSO DAQUELE QUE JÁ FOI POSTO: JESUS CRISTO." 1CO 3:11. EDIFICADO SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS (NÃO SOBRE OS APÓSTOLOS) E PROFETAS, TENDO POR PEDRA ANGULAR O PRÓPRIO JESUS." EFESIOS 2:20. NA INTERPRETAÇÃO CATOLICA DIZEM QUE A IGREJA FOI EDIFICADA EM PEDRO, MAS NA MINHA OPINIÃO ISTO É CONTRADIZER A BÍBLIA,
**** Resposta
para quem diz que não faz deturpaçao qdo le a biblia vc acaba de se contradizer veja bem oq vc disse:
1CO 3:11. EDIFICADO SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS (NÃO SOBRE OS APÓSTOLOS)

Isso é dificuldade de leitura ou vc nega o que esta escrito?? Pelo amor de Deus ....aulas de portugues já!!!!


**** Bro diz:

pois o textos acima mostram que a Igreja foi edificada sobre Jesus Cristo.
**** Resposta
A Igreja sim esta edificada sobre Jesus que é o fundamento base, mas neste momento Jesus nao é o fundamento e sim o arquiteto veja bem o que vou explicar em 3 itens:
1- SEM UMA FUNDAÇAO SOLIDA QUALQUER CASA DESABA, PEDRO É O FUNDAMENTO E NÃO O FUNDADOR, É O ADMINISTRADOR MAS NÃO O SENHOR DA IGREJA
2- O BOM PASTOR (JO 10:11) NOS DÁ TB OUTROS PASTORES (EF4:11) PARA CUIDAR DE SUA IGREJA EFESIOS : A UNS ELE CONSTITUIU APOSTOLO, A OUTROS PROFETAS, A OUTROS PASTORES, DOUTORES...
3- JESUS FUNDOU A IGREJA NA PESSOAS DE PEDRO(MT16:18), A QUEM CONSTITUIU O FUNDAMENTO VISÍVEL DA IGREJA NO MUNDO (MT 16:18 CONJUGADO COM EF 2:19), JESUS AFRIMA SER O FUNDAMENTO PRINCIPAL, A PEDRA ANGULAR (EF 2:20) E TORNOU FUNDAMENTO INVISIVEL DEPOIS DE SUA ASCENSAO, DEIXANDO PEDRO COMO O FUNDAMENTO VISIVEL
irmao para você poder entender melhor, vou explicar um modo mais facil para vc entender, a Igreja é o corpo e Jesus a cabeça, o corpo esta submetida a cabeça que comanda o corpo, o corpo sao varios membros mas um só corpo, para fazer com que os membros façam o que a cabeça é necessário algo que ligue os membros para que nao fiquem dispersos e esta é a coluna , ou seja Pedro que une os membros e leva as ordens da cabeça a todos os membros.entendeu?
**** Bro diz:
Vamos entender: 1º Jesus não disse: "Tu és Pedro, e sobre ti edificarei a minha Igreja."(alguns pensam estar escrito assim na Bíblia). Mas o que está escrito é: "Sobre está pedra edificarei a minha Igreja." (Que pedra é esta?) Para sabermos de quem Jesus Falava é preciso saber o significado das Palavras: PEDRO=PETRUS, que significa pedrinha ou fragmento de pedra. PETRA= PEDRA, que é algo maior, rocha ou pedregulho.
**** resposta
Certo, mas veja bem o primeiro ponto que quero dizer é que você esta se baseado no Evangelho de Sao Mateus, que é um dos Evangelhos Sinoticos e Unico escrito em aramaico, porque foi escrito especialmente para os judeus, mas tudo bem se analisarmos o que vc afirma tambem possui erro de traduçao para o grego que é o Koiné. Veja dois itens que se deve considerar para analisar exegticamente este versiculo:
1- JESUS FALAVA ARAMAICO E NÃO GREGO, EM ARAMAICO PEDRA É CEFAS, SE O SENHOR TENCIONASSE CHAMAR PEDRO DE PEDRA PEQUENA TERIA USADO O TERMO EVNA.
2- NO GREGO KOINÉ USADO NO NOVO TESTAMENTO A PALAVRA PETRUS E PETRA NÃO POSSUEM SIGNIFICADO DISTINTO, OU SEJA, SIGNIFICA APENAS PEDRA, SE JESUS TENCIONASSE CHAMAR PEDRO DE PEDRA PEQUENA USARIA O TERMO LITHOS.

E como disse nosso amigo " convertido" e muito bem colocado se voce fizer uma comparaçao entre os termos, vemos que quando os judeus iam apedrejar maria madalena pegam pedras para atirar nela, esta escrito na traduçao que pegam lithos e nao petrus, portanto é erro na sua traduçao do grego.

**** Bro diz:

Vamos ao Texto todo: "CHEGANDO AO TERRITÓRIO DE CESARÉIA DE FILIPE, JESUS PERGUNTOU AO SEUS DISCIPULOS: 'NO DIZER DO POVO, QUEM É O FILHO DO HOMEM?'RESPONDERAM: UNS DIZEM QUE É JOÃO BATISTA; OUTROS, ELIAS; OUTROS, JEREMIAS OU UM DOS PROFETAS.'DISSE-LHES JESUS : 'E VÓS QUEM DIZEIS QUE SOU?'SIMÃO PEDRO RESPONDEU: 'TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO! (sobre esta resposta a igreja esta edificada).

**** Resposta

Não, a Igreja não pode estar edificada neste versiculo porque apenas consta que Pedro cheio do Espirito confessa ser Jesus o Filho de Deus, Jesus passa o tempo todo de seu ministerio ocultando isto, por exemplo quando ele vai expulsar os demonios nao permite que o chamem de santo de Deus. Aqui Jesus se revela como o Filho de Deus e com esta autoridade perante aos apostolos se mostra o construtor que vai edificar a Igreja, porque assim por esta confissao os apostolos veriam que Jesus nao precisava de uma autoridade, porque Ele é a propria autoridade para poder edificar assim sua Igreja porque é o Filho de Deus.
**** Bro diz:
JESUS ENTÃO LHE DISSE: FELIZ ÉS, SIMÃO, FILHO DE JONAS, PORQUE NÃO FOI A CARNE NEM SANGUE QUE TE REVELOU ISTO, MAS MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS. E EU TE DECLARO TU ÉS PEDRO (pedrinha, fragmento de pedra),
**** Resposta
Ja disse acima que Pedro, cefas ou Petrus não é pedrinha, sua afirmaçao é falsa.
A pedra ("petra", em grego) aqui se refere ao próprio São Pedro e não à sua fé ou a Jesus Cristo. Cristo aparece aqui não como o fundamento, mas como o arquiteto que "edifica". A Igreja é edificada não sobre confissões, mas sobre confessores - homens vivos (v., p.ex., 1Pd 2,5). Hoje, o consenso comum da grande maioria dos pesquisadores e comentaristas bíblicos favorece esta dedução católica tradicional. Aqui diz-se que São Pedro é a pedra-fundamental da Igreja, tornando-o cabeça e chefe da família de Deus (isto é, a semente da doutrina do papado). Além disso, "pedra" expressa uma metáfora aplicada a ele por Cristo em um sentido análogo ao do Messias sofredor e desprezado (1Pd 2,4-8; cf. Mt 21,42). Sem um fundamento sólido qualquer casa desaba. São Pedro é o fundamento, mas não o fundador da Igreja; é o administrador, mas não o Senhor da Igreja. O Bom Pastor (Jo 10,11) nos dá outros bons pastores (Ef 4,11).
**** Bro diz:
E SOBRE ESTÁ PEDRA (PETRA= ROCHA OU A AFIRMAÇÃO DE PEDRO)EDIFICAREI A MINHA IGREJA; AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA. MT 16:13-18.
**** Resposta
Jesus afirma segundo a versao correta da Biblia assim: Tu é cefas e sobre esta cefas edificarei a minha Igreja ou seja, nao possui distinçao entre as duas pedras citadas por Jesus, No caso seria algo estranho Jesus estar conversando com Pedro e na mesma frase em que se dirige a Pedro falar de si mesmo. Isso nao passa de mais uma fabula protestante.
*** Bro diz
VEJA TAMBÉM SL 118:22, IS 28:16, MT 21:42, MC 12:10, LC 20:17, AT 4:11, 1CO 3:10-11, 1CO10:4, EF 2:20, 1PE2:6 ETC.
**** resposta
Porque você tambem nao faz uma exegese dentro do antigo Testamento que prefigura a autoridade dada a Pedro:
" Naquele dia chamarei MEU SERVO ELIACIM, filho de Helcias. Revesti-lo-ei com a tua TÚNICA, cingi-lo-ei com o teu CINTO, e lhe transferirei os teus poderes (AUTORIDADE); ele será um pai (A PALAVRA PAPA QUER DIZER PAI) para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Porei sobre seus ombros a CHAVE DA CASA DE DAVI ( O SIMBOLO DO PRIMADO ); se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá; fixá-lo-ei como prego em LUGAR FIRME, e ele será um TRONO de honra para a casa de seu pai. Dele estarão pendentes todos os membros de sua família, os ramos principais e os ramos menores, toda espécie de vasos, desde os copos até os jarros."
Isaias 22: 20-24
Analisando exegeticamente:
"Meu servo" quer dizer " Fiel a Deus".
"Eliacim" do hebraico significa "Deus estabelerá".
Então temos uma figura que é fiel a Deus e que será engrandecido por Deus.
Em vários versculos na Escritura, aonde quer que "Eliacim" é mencionado, é também figurado como o " que possui a funçao na Casa" , II Reis 18:18 , II Reis 18:37, II Reis 19:2 , Isaias 36:3, Isaias 36:22, Isaias 37:2.
Em Isaias 36:3, ele é descrito como o " Mordomo do palácio".
O Papa é certamente " Fiel a Deus" e está com a "Grande função na Casa de Deus", a Igreja visivel na terra.
E assim, o que temos aqui?
Temos uma FUNÇÃO, um CINTO, uma TUNICA, um TRONO, uma CHAVE, um PREGO e um LUGAR SEGURO.
A Casa de Davi é o Reino Davídico. Davi é uma figura de Cristo.
A FUNÇÃO é o pontificado, o Santo Padre, o Papa, para os habitantes de Jerusalém e para a Casa de Judá ( A IGREJA ) , o Vigário de Cristo, O Bispo de Roma, O Sucessor de Pedro, a cabeça visivel da Igreja Catolica na terra.
O CINTO, a TÚNICA, o TRONO e as CHAVES são simbolos de sua autoridade.
Portanto esta versiculo de Mateus ja foi prefigurado no Antigo testamento e escrito ate de forma quase parecida, isso nos demonstra que sua exegese nao esta correta em relaçao a biblia num todo e sim em uma analise de fragmentos com visao subjetiva e com rico em imaginaçao para deturpar a palavra.
**** Bro diz:
POR ISSO NÓS EVANGS. TEMOS A CERTEZA QUE É SOBRE CRISTO QUE A IGREJA ESTÁ FUNDAMENTADA E EDIFICADA E NÃO SOBRE PEDRO OU O PAPADO COMO PENSAM VOCÊS.
**** Resposta
E é por isso que a cada dia voces corrompem mais a verdade do Evangelho, e a cada dia mais mostram novas interpretaçoes, novas denominaçoes, tudo novo e o que a Igreja manteve nestes 2000 anos guardado incólume sem distorçoes nas maos de vocês esta sendo destruido, por isso mesmo os proprios protestantes ja estao dizendo que se continuar assim somente na Igreja Catolica se tera a Verdade assim como foi no inicio, ou melhor, é assim hoje na Igreja e sera ate o dia da volta de Jesus:
"Este não quer o batismo, aquele nega os sacramentos; há quem admita outro mundo entre este e o juízo final, quem ensina que Cristo não é Deus; uns dizem isto, outros aquilo, em breve serão tantas as seitas e tantas as religiões quantas são as cabeças" (Luthers M. In. Weimar, XVIII, 547 ; De Wett III, 6l ).
"Há muitas seitas e convicções como há cabeças; este aqui não admite o batismo; aquele rejeita o sacramento do altar; outros acreditam num mundo entre o presente e o dia do julgamento; alguns ensinam que Jesus Cristo não é Deus. Não há ninguém, por mais engraçado que possa ser, que não diz ser inspirado pelo Espírito Santo, e que não aumenta em profecias seus sonhos e devaneios". (Martinho Lutero - "An Meine Kritiker")
Um outro trecho selecionado, prova que o Patriarca da Reforma tinha também de quando em quando uns momentos de bom senso:
"Se o mundo durar mais tempo, será necessário receber de novo os decretos dos concílios (católicos) a fim de conservar a unidade da fé contra as diversas interpretações da Escritura que por aí correm" ( Carta de Lutero à Zwinglio In Bougard, Le Christianisme et les temps presents, tomo IV (7), p. 289).
Veja o que diz os protestantes hoje:
Sobre a "Bible League," o dr. Booth (protestante) diz:"Se as agressões às Escrituras continuarem, virá o tempo quando quem for fiel a Deus terá um REFÚGIO, e será a IGREJA CATÓLICA ROMANA".
O Bispo anglicano de Londres, Eng. , dr. Ingraham, diz:"No momento presente, só há uma Igreja na Inglaterra que oficialmente aceita as Escrituras como a Palavra infalível de Deus, e esta Igreja é a IGREJA DE ROMA".
A rev. O. J. Nelson, de Bellingham, Wash. , diz: "No sentido exato, ninguém além dos católicos tem uma Bíblia infalível e ninguém além dos CATÓLICOS podem ser chamados de cristãos ortodoxos. . . só há uma IGREJA CRISTÃ de realidade e autoridade consistente e é a IGREJA CATÓLICA".
Um editorial no New York "Sun", diz:"O tempo está vindo, se, realmente, já não veio, quando estas igrejas definitivamente e decididamente têm que se perguntar se a Bíblia é de Deus ou do homem. E neste campo, o PAPA é o único e exclusivo CAMPEÃO da Bíblia como a Palavra de Deus".
**** Bro diz:
PEDRO ASSIM COMO OS OUTROS APÓSTOLOS FOI ORDENADO PASTOR, E PR. É HOMEM E HOMEM FALHA E A PROVA DISSO É MT16:22-23, GALATAS 2:11-15, ETC. E SE PEDRO FOSSE A AUTORIDADE MÁXIMA DA IGREJA POR QUE AS MAIORES REVELAÇÕES NOS FORAM TRAZIDAS ATRAVÉS DE PAULO? (VEJA DE ROMANOS A FILEMOM), TODA A DOUTRINA CRISTÃ FOI REVELADA A NÓS ATRAVÉS DE PAULO E NÃO DO "PAPA" PEDRO QUE ATÉ ADMITIU SER DIFICIL ENTENDER O QUE DEUS FALAVA ATRAVÉS DE PAULO (2PE 3:16).
**** Resposta
Mas veja bem irmao, Pedro é falho sim, o Papa é falho, só é infalivel quando pronuncia algo para a Igreja para a moral e fe, ou seja, qdo faz estes pronunciamentos chamados excatedra, ai sim Pedro e o Papa sao infaliveis porque sao assistidos pelo Espirito Santo que nao permite o erro dentro da sua Igreja.
Veja que Paulo mesmo teve duvidas que nao pode resolver mas dependeu do auxilio do Concilio de Jerusalem:
A primeira heresia conhecida como dos judaizantes aparece no livro dos Atos dos Apostolos entre os judeus que alegam a necessidade da circuncisão aos gentios convertidos ao cristianismo (Gen.17,10), fazendo-os tornar primeiro judeus e depois cristãos, baseando nas Palavras da Sagrada Escritura.
Atos 15: 1 " Alguns homens, descendo da Judéia, puseram-se a ensinar aos irmãos o seguinte: Se não vos circuncidais, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. "
Atos 15: 5 " Mas levantaram-se alguns que antes de ter abraçado a fé eram da seita dos fariseus, dizendo que era necessário circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés. "
Paulo e Barnabé vendo que a heresia causava tumulto sobre a doutrina da Igreja buscou aos Apostolos para definir a regra de fé do cristão e manter a ordem e a unidade na Igreja (cf. Atos 15:2), acontece assim o Concilio de Jerusalém.
Atos 15: 6 " Reuniram-se os apóstolos e os anciãos para tratar desta questão. "
Como vemos, mesmo os apostolos que receberam a doutrina diretamente de Jesus e Paulo homem cheio do Espirito Santo e pregador da Palavra (cf. Ef.6:19-20, Col. 1,23 , I Tim 2:7) não tiveram a resposta imediata para a questão e levantou-se uma grande discussao como vemos em Atos 15:7. A partir disto nos cabe uma pequena reflexão:
Será que a Bíblia que como diz João em seu Evangelho (cf. Jo 20: 30-31 e Jo 21:25) não contêm tudo que disse e fez Jesus pode ser considerada a Unica Autoridade em Materia de fé e Moral Cristã, a Voz final nas questoes doutrinarias da Igreja?
Pode ser a Biblia a unica autoridade se mesmo para os apostolos que escutaram todo o ensinamento a viva voz, foi ainda necessario um Concilio e um conselho entre os que estavam a frente da Igreja para se chegar a uma definição?
Porque que Paulo mesmo cheio do Espirito Santo e constituido por Jesus pregador e ministro da Palavra, não buscou a resposta sozinho, mais antes foi escutar o que dizia a Igreja num conselho formado por homens ?
Se a Biblia pode ser a Unica Fonte de Fé, e nela está contida a Palavra de Deus, porque os Apostolos não sabiam a resposta imediata para tal questão se escutaram a Palavra diretamente de Jesus e tinham conhecimento das Escrituras? Até mesmo Paulo mostra-se em suas Epistolas grande conhecedor da Sagrada Escritura citando por varias vezes versiculos do Antigo Testamento.
Voces protestantes sempre alegam , que a não circuncisão está explicita na Bíblia pelo fato de termos uma Nova Aliança em Jesus, mas como chegar a tal conclusão antes do Concilio de Jerusalém?
Para o povo judeu, da qual fazia parte também os Apostolos, deixar a circuncisão era também ir contra a Escritura, a ordem de Deus para seu povo. Como alguem poderia analisar a vontade de Deus para tal questao se Jesus não veio mudar a lei e sim aperfeiçoar, quem poderia dar o discernimento, senão a Igreja? Lembrando que Jesus mesmo é circuncisado em Lc 2: 22-40.
Mateus 5: 17. Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
Por isso se hoje sabemos que não mais é necessario ao Cristão circuncidar e deixar de lado muitas das Leis Mosaicas é devido a este Concilio que definiu e firmou a doutrina da Igreja, e é deste modo também que Paulo tem suas duvidas ( cf. Atos 15: 2) encerradas e vai dizer em Romanos que a Letra mata mas o Espirito vivifica, na certeza de manter-se na Unidade da doutrina apostolica. Veja a firmeza e autoridade em que Paulo vai depois falar sobre este assunto, mostrando que a Igreja não tem mais duvidas :
Romanos 2:26 Se, portanto, o incircunciso observa os preceitos da lei, não será ele considerado como circunciso, apesar de sua incircuncisão?
Romanos 2: 28 Não é verdadeiro judeu o que o é exteriormente, nem verdadeira circuncisão a que aparece exteriormente na carne.
Romanos 2: 29 Mas é judeu o que o é interiormente, e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito da lei, e não segundo a letra.
Obs. Leia os capitulos 2 e 3 de Romanos para adentrar melhor nos ensinos de Paulo sobre a circuncisão.
Ah sim bro, nao esquecendo que Pedro em meio a grande discussao colocou fim sendo a palavra final da Igreja veja:
Atos 15:7-10-12= ao fim da grande discussao PEDRO levantou-se e lhes disse:.....Pq provocais a Deus impondo um julgo que nem nossos pais e nem nós pudemos suportar? .... toda a assembleia o ouviu em silencio.
**** Bro diz:
Meus amados esta é a nossa divergência, mas isto não é motivo para ódio.
**** Resposta
É claro que não, mas infelizmente voces que nao tem uma base firme para firmar suas interpreçoes acabam deturpando o Evangelho e causando assim separaçoes e desentendimentos, principalmente porque vcs se baseiam em Fabulas:
2 TIMOTEO 4:3,4= PQ HAVERÁ TEMPOS EM QUE OS HOMENS NÃO SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA DA SALVAÇÃO (CATOLICA).LEVADOS PELAS PROPRIAS PAIXÕES E PELO PRURIDO DE ESCUTAR NOVIDADES, AJUSTARÃO MESTRES PARA TI (SEITAS PROTESTANTES) E APARTARÃO OS OUVIDOS DA VERDADE.
**** Bro diz:
Quero dizer ao New que o conselho do amigo Sacro Sancttus é anti-bíblico (veja 1Tess 5:21) o Cristão deve ler detudo e se informar de tudo sem medo de ser "contaminado" pois Jesus disse que pegaríamos em serpentes (Mc 16:18) como eram conhecidos os fariseus (Mt 3:7) devido a sabedoria humana e maligna que tinham.
**** É por causa desta sua afirmaçao que pedro diz que nenhuma escritura é de interpretacao pessoal e quem o faz se auto destroi, porque a palavra não pode ser lida sem ter um fundamento em que se apoiar, nao pode ser lido como se lê um livro de contos, é necessario ter uma doutrina firme, por isso que nos catolicos não nos perdemos qdo lemos a biblia porque sabemos por onde seguir, imagine um exemplo assim:
A palavra é uma grande floresta fechada, nossa meta é chegar ao lugar onde somos esperados pelo Pai, se vc le sem fundamento, vc tera que fazer sua propria trilha, buscar por si mesmo o caminho, correndo o risco de passar por caminhos que acha correto mas que te leva ao precipio, nos catolicos temos a tradiçao que tambem faz parte da palavra de Deus juntamente com o Magisterio e o Papa que sao nossos guias, com tudo isso temos uma trilha ja trilhada pelos antigos cristaos, os santos, e por isso nao temos este perigo de nos perder porque a medida que andamos a floresta que é a Biblia nos apresenta novas revelaçoes mas tudo baseado na trilha que nos leva ao Pai e nao nos tira da trilha, podemos sim ler a biblia sem nos perder ou contaminar desde que tenhamos esta segurança:
1- a trilha ja percorrida e que com certeza nos leva a nossa meta e ja trilhada pelos santos, antigos cristaos e que se fortalece com a Sagrada Tradiçao
2- O Papa e o Magisterio que sao nossos guias, que quando o mundo tenta nos desvirtuar, mudar nossa trilha ja percorrida com heresias, temos nossos guias que nos diz, este caminho, esta parte da trilha foi alterada e se seguirmos por aqui chegaremos em nossa meta.
Assim é a base da Igreja Catolica, uma base firme para nao tenhamos erros na leitura e saibamos a verdade com certeza nao por fabulas mas pela verdade que foi revelada aos apostolos por Jesus e nao a todos, mas revelada aos apostolos nao por meritos deles e sim pela graça dada por Jesus, de mostrar os misterios do reino para que estes guiem seu povo:
MATEUS 13:10-13:= Por que razão lhes falas por meio de parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: "Porque a VOS(APOSTOLOS) é concedido conhecer os mistérios de Reino dos céus, mas a eles não lhes é concedido. (...) Por isso lhes falo em parábolas, porque, vendo, não vêem, e ouvindo, não ouvem, nem entendem" ( Mt 13,10-13).
Marcos 4:34 "E Nao lhes falava a nao ser em parabolas, A SOS EXPLICAVA TUDO AOS SEUS DISCIPULOS
Por isso a necessidade de se ter uma autoridade que nos guie, Jesus nunca negou a autoridade nem mesmo dos fariseus e dizia que deviam fazer o que eles fariseus mandavam so nao agir como eles, Lutero com sua Revolta esqueceu e foi contra este mandamento de Jesus:
Mateus 23:2-3 Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;
Hebreus 13:17 Sede submissos e obedeceis aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto."
" Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus. Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação. " Romanos 13: 1-2
**** Bro diz:
Podemos sim sem medo examiná-los sem medo de ser-mos contaminado. Você não deve ler a menos que não esteja firme na fé que professa.
**** Resposta
Ler sem base, é se contaminar porque surgem duvidas, vc nao se contamina ao ler, mas ao tirar suas duvidas porque ai ou vc busca a verdade dentro da Igreja com base na doutrina dos apostolos, historia eclesial e ensinos dos Santos Padres da Igreja Primitiva ou se firma em contos , interpretacoes pessoais de pastores e pessoas que se dizem iluminadas , mas que de verdade nao tem nada por isso sao hoje 40.000 seitas fundadaas por 40.000 pessoa que se disse iluminada e fundou sua doutrina.
Uma boa metáfora seria um livro de matemática. Um bom livro de matemática não tem erros, mas tampouco tem toda a matemática nele. Do mesmo modo, entender matemática é possível sem o livro e com um bom professor, mas não é possível entender tudo apenas com o livro e sem o professor, mais ainda pq o livro certamente não terá todas as respostas a todas as dúvidas que o estudante venha a ter.
**** Bro diz
Para medditar: A intolerância religiosa, aguça a violência, preconceito e discriminação que distancia o homem da essência real da identidade de Deus que age com misericórdia e graça divina. Um abraço do amigo Bro...
**** resposta
Uma boa meditaçao para os protestantes que sempre se preocupam em protestar contra a Igreja Catolica ao invez de trabalhar pelo Evangelho, acabam associando uma ideia de que se nao atacar a Igreja Catolica nao esta cumprindo o Evangelho e o Mandamento de Deus, espero que um dia os protestantes entendam que o protesto nao leva a lugar nenhum e nem mesmo a rebeldia e quie um dia todos possam se acalentar nos seios da Santa Mae Igreja
a paz de Jesus
Rogério SacroSancttus

Nenhum comentário: