Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 29 de junho de 2013

HÁ UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO - LITURGIA DIÁRIA , 29 DE JUNHO DE 2013


HÁ UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO


A primeira realidade que o leitor da Bíblia deve ter em mente é que o Livro Sagrado só pode ser lido e entendido como um conjunto coeso, de muitos livros que se completam e estão interligados, um dando sentido ao outro. Esta é uma premissa teológica básica e fundamental para a leitura da Bíblia. É muito, muito fácil legitimar todo tipo de crença falsa ou mesmo anticristã usando a BíbliaBasta pinçar uma passagem e usá-la isoladamente


O sincretismo, como vocês sabem , é a tentativa de misturar ou fundir sistemas e crenças diferentes ou até mesmo contrárias, na tentativa de fazer delas “uma só coisa”. O resultado é sempre o surgimento de um novo sistema de crenças :  UMA NOVA SEITA .  Já irenismo é a postura de se calar diante das injustiças e mentiras em nome da paz. Para "ficar bem" com todo mundo, a pessoa aceita tudo, finge que tudo está bem, tudo certo... Esquecendo-se que "para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada", como já disse o filósofo (Edmund Burke)


Como disse , porém, a Bíblia precisa ser compreendida em sua totalidade, como um conjunto de livros que, em harmonia, transmitem uma só Mensagem . A Palavra de Deus não pode fazer uma afirmação, numa  parte, e, logo depois, renegar esta mesma afirmação numa outra parte . Então, será que Jesus estaria afirmaria por exemplo , que "a religião não importa", desde que acreditemos nEle ou falemos em nome dEle? Vejamos o que a própria Bíblia tem a dizer sobre isto :

"De fato, não há dois Evangelhos: há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas ainda que alguém, nós ou um anjo baixado do céu, vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que seja anátema! Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!" (Gl 1,6-8)


Ninguém gosta de ouvir a palavra "excomungado" hoje em dia. Dá uma impressão de autoritarismo, de uma Igreja que tenta impor a Fé à força. Num tempo em que o relativismo reina, falar em excomunhão é quase um crime .  Mas "excomungar" quer dizer, simplesmente, que uma pessoa que afirma uma doutrina que vai contra aquilo que Jesus ensinou, não não faz parte da Igreja, não representa a Igreja, não pode ser considerada membro da Igreja. Por motivos óbvios! Se a Igreja não tivesse agido assim, desde o começo da sua história, o Evangelho não existiria hoje: já teria sido perdido há muito séculos, num mar de doutrinas conflitantes!

Heresias no meio da Igreja começaram a surgir, como sabemos, desde o tempo dos Apóstolos. Observe como o Apóstolo Paulo, nesta passagem, deixa claro que naquele tempo já existiam elementos tentando pregar um "outro evangelho" em nome de Cristo, e deixa muito claro que tais elementos não  poderiam jamais serem admitidos entre os cristãos. A ênfase é tamanha que ele chega a dizer que mesmo um anjo do céu que anunciasse um evangelho diferente deveria ser considerado anátema, isto é, solenemente reprovado , amaldiçoado, execrado!


Retornando à afirmação de Jesus no Evangelho de S. Marcos, vamos analisar a passagem na íntegra :


"João disse-lhe: 'Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu Nome, e lho proibimos'. Jesus, porém, respondeu-lhe: 'Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu Nome e em seguida possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós, é a nosso favor. E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!'" (Mc 9,38-42)


Observe como o complemento do ensinamento, destacado em negrito, é fundamental para dar sentido e colocar as primeiras afirmações no seu devido contexto. O Senhor está claramente se referindo àqueles que, em unidade, professam a fé no seu NomeMas quem fizer cair em pecado os que creem em Cristo, - mesmo que falem em seu Nome, - são condenados . Também é essencial entender que, na época desse episódio, ainda não existia a Igreja. Alguém expulsava demônios por meio da fé no Nome do Senhor: a fé em Cristo nunca é ruim, a não ser quando em nome desta mesma fé, deturpa-se aquilo que o próprio Cristo ensinou. No mesmo Evangelho, no capítulo 13, o Senhor profetiza que 
muitos falsos profetas viriam em seu Nome, e que os cristãos não deveriam segui-los . Fica claro, portanto, que não basta falar em Nome de Jesus para ser confiável ou para estar ao nosso favor


Não é difícil compreender que a afirmação de Cristo, neste caso, não é absoluta, isto é, não podemos considerar "a nosso favor" todo aquele que prega ou fala "em Nome de Jesus", pois nesse caso teríamos que incluir aí os espiritismos e todo tipo de seita que deturpa a Mensagem do próprio Cristo! De fato, são milhares de seitas perniciosas ao redor do mundo que se colocam como as verdadeiras  entendedoras e tradutoras do Evangelho, e todas elas contraditórias entre si


Estudando a história da Igreja, vemos que os fiéis cristãos sempre se basearam, fundamentalmente, 
na orientação da Igreja Una, a única Igreja que foi fundada pelo Senhor Jesus Cristo , a única que tem dois mil anos e a única que procede da Tradição dos Apóstolos . A Bíblia Sagrada cristã nada mais é do que a orientação dos Apóstolos por escrito: nós só temos e cremos na Bíblia, hoje, porque a Igreja, nos primeiros séculos do cristianismo, atestou que deveríamos crer nela. Por isso é que não podem existir muitas "igrejas", cada uma ensinando uma coisa, cada qual disputando contra a outra, e baseando-se apenas na interpretação pessoal que cada "pastor" faz da Bíblia. Observe que praticamente todas as seitas ditas "evangélicas" são unânimes em criticar a Igreja Católica, muitas vezes chamando-a até de "prostituta", apontando o Papa como "anticristo" e outras blasfêmias terríveis. Como poderiam ser todas iguais? Acaso poderiam estar, todas, umas a favor das outras?


Não basta qualquer pessoa ler a Bíblia, interpretar do seu jeito, se dizer "pastor" ou intitular-se a si mesmo "bispo" ou "apóstolo", registrar uma razão social, alugar um salão e dizer que é "igreja". Igreja não é um prédio, não é uma empresa, não é uma razão social. A Igreja é o Corpo Místico de Jesus Cristo neste mundo, e este Corpo não se divide contra si mesmo . A Cabeça deste Corpo é o próprio Cristo, como a Bíblia mesmo ensina, e este Corpo é íntegro e coeso . Uma perna não pode andar para um lado, e outra perna para outro. Um pé não pode querer ir para frente e outro para trás. Os braços não podem golpear o corpo, e cada órgão precisa trabalhar em conjunto para que o Corpo seja saudável


A Bíblia também afirma categoricamente: "Há um só Corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só Fé e um só Batismo." (Ef 4,4-5)!


As Escrituras dizem que a Igreja é o Corpo de Cristo (Ef 5,23), e também afirmam que só há um Corpo, que não se divide contra si mesmo. Existe uma Igreja que tem origem em Jesus Cristo e que guarda a Tradição dos Apóstolos, e com o estudo e muita oração podemos comprovar isso. É a missão do cristão e uma aventura maravilhosa comprovar, a cada nova descoberta, que existe uma caminho certo que nos leva a Cristo e à Salvação


Por tudo isso é que mais uma vez insistimos , que a Bíblia precisa ser compreendida em sua totalidade. A fala de Jesus claramente alude à unidade que deve existir dentro da sua Igreja Una, entre os diferentes grupos, possuidores de diferentes carismas e vocações

Nenhum comentário: