Catequese
Como a radio pode ajudar na catequese de lugares distantes?
Fonte: catequese hoje / folheto o domingo
A educação mais eficaz vempelo exemplo. Uma família que vive bem educa bem as crianças, viver bem é praticar a justiça e a solidariedade, num ambiente terno e acolhedor. Essas condições ajudam a formar uma pessoa de bem com a vida.
Por muito tempo, a catequese foi vista como um lugar de correção. Muitas famílias pensavam que seus filhos, indo a catequese, ficariam mais mansos e obedientes. A religião era tida como freio para omau comportamento das crianças.
Em geral, o freio não o gosto pela catequese, mais sim o medo de Deus. É o que chamamos de "pedagogia do medo". Fala-se de Deus como um Pai autoritário, severo e vingativo, sempre disposto a castigar.
Para intimidar as crianças, muitos adultos diziam e repetiam:
_ Não faça isso, que Deus ta vendo!
_ Não faça aquilo, que Deus castiga!
_ Olha que você vai penar no inferno!
Com isso , as crianças passavam a ter medo de Deus. Em vez de a catequese levar a um relacionamento intimo e amoroso com Deus, levava as crianças a temer e a se distanciar Dele. Tudo isso para garantir que as crianças tivessem um bom comportamento, que certamente teriam, se tivessem o exemplo dos pais e catequistas.
A função da catequese não é consertar o erro dos pais. Ela não tem autoridade ou recurso para isso. O que ela faz é continuação da educação pela família.
A função da catequese também não é de colocar freio em ninguem. Freio é para carro, que precisa ser dirigido. O catequizando é um ser humano que esta aprendendo a dirigir a propria vida. Não precisa de freio,mais sim do bom exemplo, da compreensão e do respeito da familia e dos catequistas.
Catequese
Como utilizar a informatica para agilizar a catequese?
Fonte: Catequese Hoje / Folheto O Domingo
Hoje é comum ouvir falar de computadores, de Internet, de informatica. A utilização desses meios cresce a cada dia. A medida que o tempo passa, as pessoas sentem necessidade de aprender mais sobre o assunto. Do contrario, arriscam-se a ficar para trás.
As conquistas da informatica permitem realizar inumeras atividades, ter acessos as informações, realizar projetos , trocar e armazenar conhecimentos. A catequese não pode ficar indiferente a essa realidade. É necessario estar por dentro e lançar mão daquilo de bom que a informática pode oferecer, na medida do possível.
se os catequizandos vivem imersos na informatica, é preciso que os catequistas conheçam um minimo dela. É uma maneira de se inserir no mundo do catequizando e falar a linguagem dele.
se os catequizandos vivem imersos na informatica, é preciso que os catequistas conheçam um minimo dela. É uma maneira de se inserir no mundo do catequizando e falar a linguagem dele.
Ter contato com a internet é também muito importante. Atraves dela é possivel compartilhar as experiencias de outras comunidades, ficar sabendo de eventos importante sobre catequese, ter acesso a documentos e outros materiais importantes que poderão ser aproveitados na formação. Vários CD-Roms sobre a biblia, historias e mensagens podem ajudar no processo catequetico, sobretudo quando os catequizandos possuem estes recursos. Que tal montar um site da pastoral catequetica paroquial?
Seria bonito se os catequistas, que utilizassem a informatica nas atividades, promovessem ocasiões para que os catequizandos aprendessem um pouco mais a respeito, uma vez que grande parte deles nao tem essa oportunidade de participar dessas conquistas. Tal atitude poderia ser uma maneira de fazer com que a catequese ajudasse na promoção de pessoas na democratizaçào da internet.
As possibilidades que a informatica nos oferece sao variadas e ricas e podem, por isso, ir sendo descobertas e utilizadas a partir das necessidades da catequese nas comunidades. Saber aproveitar-se da tecnologia para o bem das pessoas e para o servico da igreja é ter coragem de buscar novos metodos de anunciar o Evangelho.

Nenhum comentário:
Postar um comentário