Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Catequese
Como atingir os catequisandos de hoje acostumados a TV e games?
Fonte: Catequese Hoje / Folheto O Domingo
Vivemos na civilização da imagem e do som. Os grandes avanços tecnológicos facilitam nossa vida em muitos aspectos, e criam uma rede cada vez mais forte de comunicação. Em todo canto há o rádio, a TV e o vídeo. Em muitos lugares, o computador já faz parte da vida diária. A Internet nos dá a possibilidade de navegar pelo mundo dos conhecimentos, das informações e do lazer, sem sairmos de casa.
Diante de tudo isso, perguntamos: será que o modo como catequizamos, sobretudo as crianças e adolescentes, não nos distância dessa realidade tão presente em nossa vida? Não estamos nos contentando apenas com repetição de palavras e recursos ultrapassados, que nada mais significam aos nossos catequizandos?
Sem dúvida, a palavra é um recurso forte, sobretudo quando acompanhada do testemunho de vida. Nada substitui seu poder e valor. No entanto, a palavra precisa sempre estar associada a outros recursos , para ser mais "visível"e compreendida.
Não foi esse o caminho que Deus escolheu pasra falar de modo mais perfeito conosco? Não se transformou a Palavra de Deus em ser humano, para ser tocada, vista, sentida pelos homens e mulheres? " a Palavra se fez homem e habitou entre nós.E nós vimos a sua glória!"(Jo1,14).
Por isso, em vez de censurar o apego de nossos catequizandos aos meios eletrônicos de comunicação, precisamos adaptar nossos métodos. Isso exige, sem dúvida, conhecimento, criatividade e investimentos.
Imagens são recursos si mples e baratos: fotos , painéis, cores, grafites, obras de arte, símbolos que se possam tocar...Vídeos, slides e transparências estão, cada vez mais acessíveis.
Tomemos o cuidado, porém, para não reduzir o essencial da catequese aos recursos materiais. De nada adianta ter meios de última geração e continuar com uma catequese doutrinária que não leve ao aprofundamento da fé e ao compromisso cristão, sobretudo com a construção de um mundo mais fraterno e justo!
Como utilizar a tecnologia na catequese sem se reduzir a ela?

Nenhum comentário: