Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cristão pode fazer tatuagem? As tatuagens e a Bíblia Sagrada

Uma leitora, - cujo nome não divulgaremos por não estarmos autorizados, enviou a seguinte pergunta para o e-mail vozdaigeja@gmail.com:

"Gostaria de saber o que a bíblia diz a respeito dastatuagens, e em qual evangelho encontro a resposta."

Reproduzimos abaixo a nossa resposta enviada à leitora, por considerarmos que possa representar também as dúvidas de outros leitores. Que seja útil.

Carla Perez e a sua "tattoo radical"

Agora todo mundo tem, e a tatuagem deixou de ser a marca 
de uma personalidade forte ou um sinal de rebeldia.

A Bíblia Sagrada não menciona, direta ou literalmente, a questão das tatuagens, mas algumas passagens estão relacionadas ao tema. Vejamos o que a Escritura tem a dizer:

"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." (Lv 19,28)

Pelo contexto do texto do Levítico (e também de Deuteronômio 14,1-2) vemos que as marcas no corpo tinham relação com os rituais pagãos que envolviam a necromancia (consulta aos mortos: o mesmo que hoje é chamado de 'mediunidade'). As marcas no corpo faziam parte da vinculação da pessoa à crença nos deuses e na prática dos seus rituais pagãos, e os simbolizavam.

Já o dragão, um dos temas preferidos para as "tattoos"atuais, no contexto bíblico, representa o demônio. Porém, mais importante do que saber aquilo que a Bíblia diz literalmente, é entender que não é recomendável que um cristão marque seu corpo para o resto da vida com tatuagens, pois o seu corpo é Templo do Espírito Santo, como diz São Paulo Apóstolo em sua primeira carta aos coríntios:

"Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom Preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1Cor 6,19,20)

Como cristãos, devemos buscar e nos identificar com Jesus e seguir o seu exemplo, e não com os modismos do mundo:"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1Cor 10,23).

"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos adapteis a este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12,1,2)

Hoje em dia parece que todo o mundo está se tatuando, e já faz algum tempo que tatuagem deixou de ser um gesto de rebeldia ou alguma coisa que diferencia a pessoa. Não aconselharíamos ninguém a se tatuar, mas é claro que nós não devemos considerar uma pessoa tatuada como pecadora, nem julgar alguém por conta de uma tatuagem. Ninguém deve deixar de se aproximar de Deus por possuir ou não tatuagens. Deus é Pai Misericordioso; Deus é Amor.
-
-
Qual será a próxima moda?

Por Henrique Sebastião
-

9 comentários:

  1. Eu fiz uma tatuagem, na epoca que eu nao respeitava meu corpo como templo de Deus. Mas eu sei que meu Deus me perdoou por toda minha ignorancia e cegueira espiritual. E digo aqui que tenho defeitos muito piores ainda hoje em dia que parece que estao impreguinados em mim e luto todos os santosdia para me libertar. Enfim quero parabeniza-los pelo blog, descobri ontem e estou lendo os foruns. Que Deus ilumine nossas mentes e coracoes sempre. abraco.
    Responder
  2. Na minha opinião tudo o qure você disse está certo, mas eu acho que uma pequena tatuagem (com até mesmo passagem bíblica). Um brinco ou pequeno alargador não tira a salvação de ninguém. Porque até um brinco é considerado alargador. Eu acho que o exagero (várias tatuagens,piercings e marcas) é que degrada o templo do Espirito Santo. Pois não existem passagens diretas a isso no novo testamento, e o Apocalipse fala que Jesus virá marcado nas pernas como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (não sei se será algum tipo de tatuagem). Mas mesmo assim todos nós temos dúvidas, tanto os protestantes como nós católicos, então eu prefiro não usar e chegar no céu e Deus dizer: Antonio, porque não fez? podia! do que usar, chegar lá e Deus dizer: antonio, porque fez? Não podia!


    Quero mandar um abraço e agradecer por tudo!
    Responder
  3. e o que dizer de tatuagens religiosas como a cara de cristo, a virgem maria, etc?
    Responder
  4. Não vejo mal algum alguém se tatuar! Vocês julgam pela casca!! O templo do Espírito Santo está no nosso íntimo!!! Vejo tanta gente sem tatuagem e cheio de maldade, fofoqueiros, calhordas....e conheço tantos tatuados, pessoas maravilhosas, que só fazem o bem!!! Pra mim, chega a ser hipocresia. Nada pode, nada deve, mas quando se trata de dizer quem vai ou não para o inferno todos são peritos em julgar!! Estão passando uma imagem embaçada de Deus, como se tudo fosse incorreto, pecado! E alguém , por acaso, sabe o que Deus acha ou não errado? E o que mais me choca é o fato de colocar a Bíblia no meio. Acho que antes de praticar qualquer atitude, o correto é rever os conceitos e o que te faz bem, sem prejudicar a ninguém e nem a si mesmo!Este é o melhor caminho!!! Se eu fosse levar ao pé da letra tudo que a igreja diz, pronto, seria melhor permanecer trancada dentro de casa ou levar um colchão e fazer morada na igreja!!!! Eu, sinceramente, tenho o pé atrás com quem acha que faz tudo correto! Na verdade, preocupa-se mais em corrigir os erros dos outros do que fazer o bem!!! Se é que o próximo anda cometendo algum erro....
    Responder
    Respostas
    1. Quanta ira, anônima! E ira gratuita, deslocada, sem nenhuma razão de ser!..

      Fique tranquila: ninguém vai impedi-la de tatuar o corpo inteiro, se você quiser, e nem a Igreja vai condená-la por ter tatuagens.

      Infelizmente você não percebeu o óbvio: a nossa postagem foi apenas uma resposta à pergunta de uma leitora, e foi ela quem nos pediu citações bíblicas relacionadas ao tema. Você também não percebeu que em momento algum dissemos que alguém que tem tatuagem não é capaz de fazer o bem ou algo parecido... Tudo isso foi dedução (completamente equivocada) sua.

      Honestamente, não sei onde você viu "julgamento" de nossa parte, mas você, sim, foi rápida como um raio para nos julgar! E foi um julgamento bem injusto, diga-se de passagem: a sua concepção da Igreja Católica e do modo de vida dos católicos é bem deturpada. Não sei que "igreja" é essa que você conhece, que ensina alguém a ficar trancado dentro de casa ou a morar na igreja, mas com certeza absoluta não é a Igreja Católica. Acredito que esta seja a igreja da sua imaginação... Procure conhecer a Igreja que realmente existe: conhecimento nunca é demais e só faz bem.

      Que Deus a abençoe e salve

      Apostolado Voz da Igreja
    2. O anónimo de 12 de Março é o exemplo tipico de muita gente que anda por aí que meteu na sua cabeça de que eles estão certos e podem fazer tudo o que lhes vem à cabeça quem não concordar é do grupo dos ignorantes, dos piores etc.etc. Felizmente Quem conduz a história não dorme.Que Deus nos abençoe a todos.
  5. Prezado Henrique Sebastião,

    gostei muito de seu texto, muito lúcido e bem fundamentado.

    Com o intuito de concretizar a consagração de meu corpo e espírito a Nosso Senhor Jesus Cristo, fiz, há dois anos, uma tatuagem em meu ombro esquerdo com o desenho de um escudo, reforçado e rebitado, sobre o qual repousa a cruz de Nosso Salvador acima de um de seus títulos de Honra e Glória - "Agnus Dei", do latim "Cordeiro de Deus".

    Pois Ele é meu Escudo e minha Salvação.

    Sinto-me muito feliz com ela, pois é um eterno lembrete, cravado em minha carne, de quem é meu Senhor. Essa diuturna lembrança me ajuda nos momentos de fraqueza e dúvida e sempre, sempre revigora minha fé.

    Não vejo razão para fazer outra tatuagem que não tenha esse significado. Acredito mesmo que uma tatuagem feita sem muita reflexão e sem um signifado bastante forte e indubitavelmente perene possui grandes chances de trazer arrependimento.

    Um abraço caloroso,

    Allan Brito
    Responder
  6. CONCORDO PLENAMENTE COM A OINIÃO DE VOCES SOBRE NÃO TATUAR O CORPO, MESMO QUE SEJA COM FIGURAS SACRAS, ACHO QUE AS COISAS DE DEUS COMO SUA PALAVRA DEVEM SER GRAVADAS DENTRO DE NOSSO CORAÇÃO, QUEM AINDA NÃO FEZ ACONSELHO QUE NÃO FAÇAM, POIS COMO FOI FALADO EXISTEM POR TRAZ DE ALGUMAS FIGURAS SIGNIFICATOS OCULTOS, AGORA QUEM JA FEZ ESTA FEITO, E NÃO É UMA TATUAGEM QUE DEFINE UMA PESSOA E SIM SUAS ATITUDES SE CONHECE UMA ARVORE PELO SEUS FRUTOS, EU MESMO CONHEÇO PESSOAS QUE ANTES DE TER UMA EXPERIENCIA COM DEUS SE TATUARAM HOJE NÃO TEM COMO TIRA-LAS E HOJE SÃO PESSOAS QUE DÃO UNS TESTEMUNHO LINDO DE CRISTÃO E BUSCA DE SANTIDADE

    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
    Responder
    Respostas
    1. Sim,realmente existem significados em cada tatoo,portanto quando fiz a minha procurei o significado,fiz uma guitarra com asas,e q representa o estilo grunge do rock,hj nao tenho religião,nao por critica a tatuagens,mas por outros motivos,mas nao vejo nada demais em se tatuar,pq se eu for falar vai causar uma briga tremenda

Nenhum comentário: