Cristão pode fazer tatuagem? As tatuagens e a Bíblia Sagrada
Uma leitora, - cujo nome não divulgaremos por não estarmos autorizados, enviou a seguinte pergunta para o e-mail vozdaigeja@gmail.com:
"Gostaria de saber o que a bíblia diz a respeito dastatuagens, e em qual evangelho encontro a resposta."
Reproduzimos abaixo a nossa resposta enviada à leitora, por considerarmos que possa representar também as dúvidas de outros leitores. Que seja útil.
Carla Perez e a sua "tattoo radical" |
Agora todo mundo tem, e a tatuagem deixou de ser a marca de uma personalidade forte ou um sinal de rebeldia. |
A Bíblia Sagrada não menciona, direta ou literalmente, a questão das tatuagens, mas algumas passagens estão relacionadas ao tema. Vejamos o que a Escritura tem a dizer:
"Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor." (Lv 19,28)
Pelo contexto do texto do Levítico (e também de Deuteronômio 14,1-2) vemos que as marcas no corpo tinham relação com os rituais pagãos que envolviam a necromancia (consulta aos mortos: o mesmo que hoje é chamado de 'mediunidade'). As marcas no corpo faziam parte da vinculação da pessoa à crença nos deuses e na prática dos seus rituais pagãos, e os simbolizavam.
Já o dragão, um dos temas preferidos para as "tattoos"atuais, no contexto bíblico, representa o demônio. Porém, mais importante do que saber aquilo que a Bíblia diz literalmente, é entender que não é recomendável que um cristão marque seu corpo para o resto da vida com tatuagens, pois o seu corpo é Templo do Espírito Santo, como diz São Paulo Apóstolo em sua primeira carta aos coríntios:
"Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom Preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus." (1Cor 6,19,20)
Como cristãos, devemos buscar e nos identificar com Jesus e seguir o seu exemplo, e não com os modismos do mundo:"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1Cor 10,23).
"Rogo-vos, pois, irmãos, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos adapteis a este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Rm 12,1,2)
Hoje em dia parece que todo o mundo está se tatuando, e já faz algum tempo que tatuagem deixou de ser um gesto de rebeldia ou alguma coisa que diferencia a pessoa. Não aconselharíamos ninguém a se tatuar, mas é claro que nós não devemos considerar uma pessoa tatuada como pecadora, nem julgar alguém por conta de uma tatuagem. Ninguém deve deixar de se aproximar de Deus por possuir ou não tatuagens. Deus é Pai Misericordioso; Deus é Amor.
-
-
-
-
Qual será a próxima moda? |
Por Henrique Sebastião
-
Quero mandar um abraço e agradecer por tudo!
Fique tranquila: ninguém vai impedi-la de tatuar o corpo inteiro, se você quiser, e nem a Igreja vai condená-la por ter tatuagens.
Infelizmente você não percebeu o óbvio: a nossa postagem foi apenas uma resposta à pergunta de uma leitora, e foi ela quem nos pediu citações bíblicas relacionadas ao tema. Você também não percebeu que em momento algum dissemos que alguém que tem tatuagem não é capaz de fazer o bem ou algo parecido... Tudo isso foi dedução (completamente equivocada) sua.
Honestamente, não sei onde você viu "julgamento" de nossa parte, mas você, sim, foi rápida como um raio para nos julgar! E foi um julgamento bem injusto, diga-se de passagem: a sua concepção da Igreja Católica e do modo de vida dos católicos é bem deturpada. Não sei que "igreja" é essa que você conhece, que ensina alguém a ficar trancado dentro de casa ou a morar na igreja, mas com certeza absoluta não é a Igreja Católica. Acredito que esta seja a igreja da sua imaginação... Procure conhecer a Igreja que realmente existe: conhecimento nunca é demais e só faz bem.
Que Deus a abençoe e salve
Apostolado Voz da Igreja
gostei muito de seu texto, muito lúcido e bem fundamentado.
Com o intuito de concretizar a consagração de meu corpo e espírito a Nosso Senhor Jesus Cristo, fiz, há dois anos, uma tatuagem em meu ombro esquerdo com o desenho de um escudo, reforçado e rebitado, sobre o qual repousa a cruz de Nosso Salvador acima de um de seus títulos de Honra e Glória - "Agnus Dei", do latim "Cordeiro de Deus".
Pois Ele é meu Escudo e minha Salvação.
Sinto-me muito feliz com ela, pois é um eterno lembrete, cravado em minha carne, de quem é meu Senhor. Essa diuturna lembrança me ajuda nos momentos de fraqueza e dúvida e sempre, sempre revigora minha fé.
Não vejo razão para fazer outra tatuagem que não tenha esse significado. Acredito mesmo que uma tatuagem feita sem muita reflexão e sem um signifado bastante forte e indubitavelmente perene possui grandes chances de trazer arrependimento.
Um abraço caloroso,
Allan Brito
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS