Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 7 de março de 2014

Quaresma, o que significa?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa da ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. 

Aproximadamente 200 anos depois da morte e ressurreição de Jesus, os cristãos quiseram preparar a festa da Páscoa com três dias dedicados a oração, a meditação e aos jejuns. Por volta do ano 350 d.C., perceberam que três dias era muito pouco e aumentaram para 40 dias. Surgia a quadragésima, que em português significa Quaresma.

Entre os vários significados dados ao número 40, o que mais nos interessa é o fato de indicar um período de preparação por causa de um grande acontecimento.  Por exemplo: "40 dias do dilúvio", 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto", "40 dias de Moisés e de Elias na montanha" e os "40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública

Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende: "Paixão e Morte (Sexta-feira Santa)", "Sepultura (Sábado Santo)" e a "Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa)"

A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa. O período é reservado para a reflexão e conversão espiritual. Tempo em que devemos nos aproximar de Deus através da penitência e somos convidados a fazer uma comparação entre nossas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: “oração, penitência, caridade”.

Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, paz e o amor em toda a humanidade. Nós cristãos devemos então nos recolher a reflexão para nos aproximar de Deus.

É costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A Igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.

Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos (batizados), na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da Igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela Igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e revertê-lo em serviços de amor e em práticas de caridade.

Adaptação: Ricardo e Marta
Fonte: CNBB - Missal Romano – Padre Bento Pavão, OMV

Nenhum comentário: