Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 2 de junho de 2013

Catequese
Os Inimigos da Oracao
Fonte: Catolicos a caminho
Transmissão: Dalila e Xisto
1. Relacionamentos errados na família
Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. (I Pd 3,7).
2. Falta de perdão
E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. (Mc 11,25).
3. Motivação errada
...pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. (Tg 4,3).
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (ICo 10,31).
4. Pecado oculto e não confessado a Deus
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. (Is 59,1-2).
5. Quando se tem uma atitude deliberada de desobedecer a Lei de Deus.
O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. (Pv 28,9)
6. Quando a vida está dominada pela impureza
Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias.
Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. (II Pd 4,3 e 7)
7. Ídolos no coração
Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem?( Ez 14,3).
8. Falta de generosidade para com os pobres e o trabalho de Deus
O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido (Pv 21,13).
9. Dúvida e incredulidade
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça -a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe -á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa. (Tg 1,5-7)
10. Quando o coração está cheio de mentiras, fraude e ódio
Ó Deus do meu louvor, não te cales! Pois contra mim se desataram lábios maldosos e fraudulentos; com mentirosa língua falam contra mim. Cercam-me com palavras odiosas e sem causa me fazem guerra. Em paga do meu amor, me hostilizam; eu, porém, oro. Pagaram-me o bem com o mal; o amor, com ódio. Suscita contra ele um ímpio, e à sua direita esteja um acusador. Quando o julgarem, seja condenado; e, tida como pecado, a sua oração. (Sl 109,1-7).
11. Quando a nossa oração é apenas um show de espiritualidade exterior.
E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.(Mt 6,5-6).
12. Quando a nossa oração é mecânica e sem sentimento
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais .(Mt 6,7-8).
13. Não perseverar e nem permanecer na Palavra do Senhor




Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.(Jo 15,7).

Nenhum comentário: