Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Catequese
Onde e como os catequistas aprendem o que ensinam?
Fonte: Catequese Hoje / Folheto O Domingo
O catequista é um educador em formação constante. Não somente antes de começar, mas por toda a vida. Ninguem sabe tudo.
A formação dos catequistas será:
1 ) Em grupo, o que enriquece o estudo ;
2 ) Contínua e permanente , pois prossegue por toda a vida ;
3 ) Em torno da Palavra de Deus , que nos apresenta a revelação do Deus Trino na história humana ;
4 ) Complementada pela Palavra da Igreja , que ajuda a ver melhor o sentido da Palavra de cada época;
5 ) Enriquecida pelas ciências humanas (historia, sociologia, filosofia, psicologia, pedagogia....), que ajudam a ver melhor a realidade e a superar as dificuldades ;
6 ) Pelo metodo Ver-Julgar-Agir-Celebrar, que faz o catequista ter os pés no chão, os olhos no caminho, as mãos na massa e o coração em Deus.

Antigamente nao se falava em formação de catequistas. Bastava ter boa vontade, além de saber de cor o catequismo e as orações do cristão.
O Catequista transmitia o memso conteúdo que havia recebido em sua própria catequese infantil. A sabedoria acumulada no decorrer da vida ajudava também.
Naqueles tempos, isso bastava. A metodologia era diferente. Não havia lugar para perguntas e debates.
Hoje não basta. Os catequizandos fazem perguntas, têm curiosidade sobre coisas que vão além do conteúdo que o catequista aprendeu em sua época. E é bom que sejam assim !
Por outro lado , um educador estará pronto para ensinar somente quando também estiver pronto para aprender. É o exemplo dado pelo próprio Jesus, que aprendeu com uma mulher do povo que o Reino de Deus é para todos (Mc 7,24-30).
Há catequistas que dizem : "Não preciso de formação. O Espírito Santo me conduz , não me deixa errar" . Dizendo isso , já errou!!
O Espírito não impede nínguem de errar. Ele nao toma o lugar de nossa inteligencia, apenas ilumina. Somos nós que escolhemos os caminhos e tomamos as decisões.
Saiba mais sobre este tema no artigo : catequista que reza nao precisa de formação?
Catequese
Catequista que reza nao precisa de formacao?
Fonte: Catequese Hoje / Folheto O Domingo
Certa vez um catequista disse:
"Gosto de rezar bastante. Rezo todos os dias. Não preciso de formação como os outros catequistas, pois o Espirito Santo me ensina tudo"
E você o que responderia a ele?
Quem deseja viver bem precisa cuidar da saúde, da alimentaçào, da família, do trabalho, do descanso, das amizades , da oração, do estudo ... Se cuidarmos só de certas dimensões da vida e não em todas , paramos de crescer.
O Espirito Santo nos santifica não só pela oração, mas por todas as dimensões normais da vida. Fala-nos por meio da alegria, da paixão , da solidão , do sofrimento , da amizade, ...
Não adianta rezar constantemente se fecharmos os olhos ao que Deus nos diz através da vida. Com o catequista não é diferente. Para assumir sua missão, ele precisa conhecer e cultivar a vida em todos os aspectos.
A formação é essencial . Favorece o amadurecimento da fé do catequista e oferece-lhe condições para levar os catequizandos pelo mesmo caminho.
O Estudo nº 59 da CNBB, Formação dos catequistas,oferece pistas interessantes :
1-) Formação pessoal e comunitária. Conhecer a si mesmo, buscar crescer a cada dia, abrir-se ao relacionamento com as pessoas da comunidade.
2-) Formação da espiritualidade. Aprender a se abrir a ação do Espirito Santo. Unir oração e vida a partir de Jesus, da Palavra de Deus, da vida da Igreja e da realidade da catequese.
3-) Formação Bíblica. Conhecer, meditar e rezar a palavra de Deus, o texto mais importante da catequese.
4-) Formação teologico-doutrinal. Conhecer os ensinamentos de Jesus, explicados pela Igreja.
5-) Formação Liturgica. Aprender a celebrar a fé no Cristo ressussitado como ponto alto da vida eclesial.
6-) Formação metodologica. Desenvolver a capacidade de conduzir a catequese de forma criativa , respeitando a necessidade e conteudos.

Podemos dizer que a oração é o cimento que une tudo ... e a formação é a olaria que fornece os tijolos!

Nenhum comentário: