Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Vaticano divulga vídeo histórico por ocasião dos 50 anos do Inter Mirifica

ImprimirPDF
Imagens gravadas há mais de cinquenta anos dos momentos da Assembleia Conciliar do Vaticano II foram divulgadas pela Filmoteca Vaticana. O arquivo traz fotos e vídeos da promulgação do Decreto Inter Mirifica sobre os Meios de Comunicação Social, assinado pelo papa Paulo VI, em 4 de dezembro de 1963.
Uma página criada na internet pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, traduzida para cinco idiomas, celebra estes 50 anos do histórico documento e mostra as imagens em vídeo da aprovação do decreto. É possível conferir, também, fotos da sala conciliar e textos que contam a trajetória do Decreto. Para ver os conteúdos basta acessar: www.intermirifica50.va
No site em português há um vídeo com a participação do arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, que explica o Decreto Inter Mirifica e sua importância na vida da Igreja. “Este documento pode ser considerado um divisor de águas em relação à comunicação social. Foi a primeira vez que um Concílio Ecumênico da Igreja abordou essa temática da comunicação, indispensável para a ação pastoral, abrindo caminhos para reflexões nesta área”, recorda dom Orani.
Sobre o Decreto
A delegada da Filmoteca Vaticana, Claudia Di Giovanni, explicou que o dia 4 de dezembro de 1963, marcou uma etapa fundamental nas relações entre a Igreja e os meios de comunicação. “A sessão pública do segundo período do Concílio Vaticano II foi fechada e o voto do Decreto sobre os meios de comunicação Social, Inter mirifica, foi feito”, disse Di Giovanni.
O Decreto foi aprovado com uma grande diferença de votos: 1960 a favor e 164 contra. Antes da votação final de 1963, o documento foi muito criticado porque se argumentava que não tivesse a dignidade de um documento conciliar. O texto inicial foi reduzido de 114 para 24 parágrafos, de Constituição passou a ser Decreto Conciliar.

Nenhum comentário: