Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 14 de dezembro de 2013

MEDJUGORJE SE TRANSFORMA

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A SANTA SÉ  TOMA PARA SI O CONTROLE DE MEDJUGORJE


A Nunciatura Apostólica se ocupará da gestão das atividades pastorais limitando a influencia do Bispo de Mostar sobre a localidade mariana.
De Mauro Manzin
Trieste-       Medjugorje se modifica.

Depois de 30 anos de aparições aos seis videntes, o Vaticano decidiu ocupar o controle da gestão daquela que já definem como “a Las Vegas da Fé”

A Santa Sé, já há muitos anos, está discutindo sobre o que fazer de Medjugorje.

Em 1991, dez anos após as aparições, os organismos do Vaticano estavam pouco convencidos sobre o que estava acontecendo na Bosnia-Erzegovina e sobre o que realizavam os frades franciscanos do local.

A única declaração oficial da igreja, sobre os fatos sobrenaturais é a da Conferencia Episcopal da Iugoslávia, na qual se lê que: depois de uma meticulosa análise, não estavam em situação de confirmar que os fatos em análise poderiam ser considerados sobrenaturais, miraculosos. E a igreja ainda hoje respeita tais declarações. Também as autoridades comunistas da época da republica da Bósnia-Erzegovina, foram, ( e não poderia ser de outra forma) muito reservados sobre os acontecimentos sobrenaturais. Mas quando viram que apesar da Igreja ter se distanciado das supostas aparições, o esquecido lugar começava sozinho a ter um razoável crescimento e um notável desenvolvimento de riqueza ,graças ao que vem sido chamado como “turismo da Fé”; então decidiram não interferir e de não praticar nenhuma repressão do fenômeno, em nome do deus pagão,dinheiro. Medjugorje se tornou assim rapidamente um tipo de parque de divertimentos da Fé, onde ao lado de sentimentos verdadeiros, sinceros, repletos de esperança, na mesma medida apareceu um tipo de kit comercial que invadiu a localidade, a qual representa um ponto importante para o catolicismo profundamente radicado na Croácia, onde os 86% dos cristãos declaram professar  a Fé da santa Igreja Romana.

Hoje, a Conferencia Episcopal Iugoslava não existe mais. Assim como não existe mais a Iugoslávia. Por isto, o Vaticano há 03 anos, sob a Direção do Papa Bento XVI, decidiu instituir uma nova comissão no âmbito da Congregação para a Doutrina da Fé, para avaliar, julgar se Medjugorje pudesse ser declarada um lugar santo de culto. A Comissão é composta de 17 membros, dentre os quais estão 06 Cardeais, o arcebispo de Sarajevo, Vinko Pulji, o Arcebispo de Zagreb, Josip Bozani. Ao trabalho da Comissão, que se reuniu uma dezena de vezes, juntou-se também opiniões de juristas, teólogos, psicólogos, estudiosos marianos e outros especialistas.

Os trabalhos foram feitos a portas fechadas e no segredo profundo. Segundo algumas fontes obtidas do jornal Delo di Lubiana, os trabalhos já foram concluídos no ano passado, mas a decisão ainda não foi divulgada e nem é de domínio público.

 Mas propriamente nestes dias, o Portal do Vatican Insider, anunciou que a Santa Sé, através da sua Nunciatura Apostólica, tomará o controle e a gestão das atividades pastorais de Medjugorje, fato este que segundo muitos analistas, diminuirão em muito a presença e influencia do Bispo de Mostar, sobre o que acontece na localidade mariana.. O anuncio suscitou também numerosa atenção, sobretudo depois da presença milagrosa da “iluminação” da estátua de Nossa Senhora que estava na casa de uma das  videntes , diante de duas peregrinas italianas e a vidente Vicka, recolhidas em oração diante da sagrada imagem. Fato que provocou uma verdadeira e nova corrida a Medjugorje, que já acolhe cerca de 100 mil peregrinos cada ano.
Provavelmente passará agora algum tempo antes que a Igreja reconheça o caráter milagroso das aparições da Virgem na Bósnia –Erzegovina,mas a aquisição direta da “gestão” do fenômeno, da parte do Vaticano, é seguramente importante sobretudo se inserida naquela maneira de nova ordem, em que  Papa Francisco está marcando a Igreja sob seu comando.
E quem sabe se neste mesmo pontificado venha o reconhecimento que nem mesmo o devotíssimo a Maria ( Totuus Tuus era o seu brasão), João PauloII conseguiu alcançar.

Compartilhe este artigo, evangelize! :

Nenhum comentário: