Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 14 de dezembro de 2013

14/12/2013  |  domtotal.com

Mostra Franciscana de Presépios contempla o público infantil



O presépio é uma devoção franciscana que nasceu em 1223 (Foto: SIR)
São Paulo, 14 dez (A12) - Presépios de várias formas, cores e materiais compõem a 24ª Exposição Franciscana de Presépios, no Claustro do Convento São Francisco de Assis, no Largo São Francisco, região central de São Paulo. Entre os conjuntos, 12 são esculturas da Sagrada Família, que compõem a Mostra, ambientada num salão que faz referência a uma estrebaria. Entre os presépios, alguns foram escolhidos especialmente para o público infantil.

“Este ano tivemos a sorte de encontrarmos estes conjuntos que remetem ao universo infanto-juvenil. A primeira busca foi por causa de um presépio da Playmobil e daí os demais vieram para compor este universo mágico e lúdico”, explicou o coordenador da Exposição, que também é museólogo e responsável pelo Departamento de Bens Culturais da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Segundo Frei Roger, os presépios são oriundos de diversos países, como Argentina, Alemanha, Quênia, Paraguai, Angola, Polônia, Filipinas, EUA, Indonésia, Itália, Bolívia, Peru, Síria, Hungria, Áustria e Brasil. Dos conjuntos brasileiros, dois ganham destaque: um feito de palha de milho, da artista mineira Maria Amélia Dini Coutinho, e o presépio da artista carioca Nívea Semprini, com personagens nas periferias das grandes cidades brasileiras.

Segundo o frade, essas cenas são comuns na tradição presepeira e festas do ciclo natalino, como expressões mais contundentes da celebração popular do Natal, pois vão além do rito litúrgico celebrado no interior das capelas e igrejas. “A festa do Natal é essencialmente uma festa popular e universal. Certamente é a evocação da Sagrada Família como modelo e espelho no qual se reflete a imagem de cada uma das personagens onde podemos nos identificar”, explica o coordenador da Mostra.
O presépio é uma devoção franciscana que nasceu em 1223, na cidade italiana de Greccio, por iniciativa de São Francisco de Assis. No Natal daquele ano, ele promoveu a primeira encenação do presépio, usando animais e pessoas da região do Vale de Rieti. A exposição tem entrada franca e está aberta das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no Claustro do Convento São Francisco de Assis, 133. Aos sábados, das 9 às 15 horas e, domingos, das 9 às 12 horas. Não haverá visitação nos dias 24 e 25 de dezembro.
É possível também navegar pela exposição virtual clicando aqui.
SIR





Apoio:

Dom Heldr Câmara
Escola Superior Dom Helder Câmara


Últimas notícias / Religião

+ Mais notícias

Nenhum comentário: