Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 5 de agosto de 2012


O ÚLTIMO E ÚNICO PROFETA

Foi impressionante ouvir o show de humildade do mais novo profeta que dizia não ter havido depois de Jesus ninguém, por meio de quem Deus operasse mais milagres do que ele. Não o disse desta forma, mas deu a entender que sim, ao comparar-se com Elias e os sacerdotes idólatras de Baal e ao desafiar os outros pregadores a mostrar tantos milagres quanto os que se realizavam sob sua liderança.
Contou a história de Elias ( I Rs 18,21-40) cuidando em esconder a sua prepotência depois do milagre estrondoso que Deus operara a seu pedido… Mostrou que o mesmo Deus que fez descer fogo do céu sobre o altar molhado de Elias e derrotou os 450 sacerdotes idólatras de Baal, agora enchia de milagres sua igreja enquanto outras esvaziavam. Mas o discurso apenas parecia humilde. Não hesitou em se colocar como o maior profeta dos nossos tempos e até marcou data para esta manifestação. Naquele dia o mundo falaria dele e de sua igreja!.. Quem o ouviu naquele domingo de madrugada em abril, deve ter tido a mesma preocupação que tive.
Ele só não quis contar aos fiéis nem comentar o versículo final:
E Elias lhes disse: Lançai mão dos profetas de Baal, que nenhum deles escape. E lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom, e ali os matou. (I Reis 18: 40)
O poderoso profeta que Deus havia ajudado a derrotar os idólatras de Baal, prepotente ante a graça recebida, tornou-se assassino de 450 sacerdotes da outra religião. Precisamos tomar cuidado com os modelos apresentados aos fiéis. Quem leu todas as suas histórias descobrirá que Sansão agia como um brutamontes. Quando ele queria, tinha que ser atendido… Gedeão era outro cultivador de violência contra outras religiões, um corrupto que enriqueceu com os espólios de guerra; frio assassino de quem não orava como ele. A tribo de Dan não hesitou em nome de Deus, em dizimar a pacífica e desarmada cidade de Laís que os hospedara…
Seria bom que os fiéis que ouvem seus pregadores anunciar sucesso, vitórias e bênçãos ouvissem o depois dos episódios que nem sempre acabaram bem, por conta de profetas que não reconheciam o valor dos outros profetas.
Toda vez que ouço um pregador a dizer pessoalmente que ele é um profeta e um apóstolo e que Deus os escolheu para renovar sua igreja ou o mundo, quando o vejo a desafiar os demais pregadores e a dar a entender que ele não é ninguém, mas que Deus o está usando para divinas revelações… e quando o vejo mostrar os resultados, os números e a eficácia de sua pregação penso naqueles profetas excludentes e, mais recentemente, em pregadores hipersuperescolhidos, que ou incendiaram sua fazendas com os fiéis dentro dela ou que envenenaram quase 900 fiéis quando sua utópica cidade regida pelos evangelhos não deu certo.
Isso de ser o único profeta e o mais fiel de todos nunca deu certo. É que Deus tem outros bons profetas que, com menos marketing acabam, a longo prazo, fazendo maior bem; talvez atinjam menos pessoas, mas percebe-se que admitem que, além deles, Deus tem outros profetas. E esta é a primeira prova de que Deus está com eles.
Se o leitor é dado a leituras bíblicas leia Jesus em Mt 24,24… Pode ajudar a discernir entre prodígios e profecia!

Nenhum comentário: