COMPÊNDIO DO
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
PRIMEIRA PARTE
CREIO DO ESPÍRITO SANTO,
NA SANTA IGREJA... E NA VIDA ETERNA
CREIO DO ESPÍRITO SANTO,
NA SANTA IGREJA... E NA VIDA ETERNA
CAPÍTULO TERCEIRO
Creio no Espírito Santo
“CREIO NO ESPÍRITO SANTO”
Creio no Espírito Santo
“CREIO NO ESPÍRITO SANTO”
l36.O que quer dizer a Igreja quando professa: "Creio no Espírito Santo" ?
Crer no Espírito Santo é professar a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que procede do Pai e do Filho, e é "adorado e glorificado com o Pai e o Filho". O Espírito foi "enviado aos nossos corações" (Gl 4,6) a fim de recebermos a nova vida de filhos de Deus. 683-686
l37. Por que a missão do Filho e do Espírito são inseparáveis ?
Na Trindade indivisível, o Filho e o Espírito são distintos, mas inseparáveis. Do início ao fim dos tempos, com efeito, quando o Pai envia seu Filho envia também o seu Espírito que nos une a Cristo na fé, a fim de que possamos, como filhos adotivos, chamar a Deus de "Pai" (Rm 8,15). O Espírito é invisível, mas nós o conhecemos por meio da sua ação quando nos revela o Verbo e quando age na Igreja. 687-690 742-743
l38. Quais são as denominações do Espírito Santo ?
"Espírito Santo" é o nome próprio da terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus o chama também de Espírito Paráclito (Consolador, Advogado) e Espírito de Verdade. O Novo Testamento o chama também de Espírito de Cristo, do Senhor, de Deus, Espírito da glória, da promessa. 691-693
l39. Com que símbolos se representa o Espírito Santo ?
São numerosos: a água viva, que brota do coração traspassado de Cristo e sacia os batizados; a unção com o óleo, que é o sinal sacramental da Confirmação; o fogo, que transforma aquilo que toca; a nuvem, escura ou luminosa, em que se revela a glória divina; a imposição das mãos, pela qual é dado o Espírito; a pomba, que desce sobre Cristo e permanece sobre ele no batismo. 694-701
l40. O que significa que o Espírito "falou por meio dos profetas" ?
Com o termo profetas se entende todos os que foram inspirados pelo Espírito Santo para falar em nome de Deus. O Espírito dá às profecias do Antigo Testamento pleno cumprimento em Cristo, cujo mistério desvenda no Novo Testamento. 687-688 702-706 743
l41. O que realiza o Espírito Santo em João Batista ?
O Espírito Santo enche João Batista, o último profeta do Antigo Testamento, o qual, sob a sua ação, é enviado a "preparar um povo bem disposto para o Senhor" (Lc 1,17) e a anunciar a vinda de Cristo, Filho de Deus: aquele sobre o qual viu descer e permanecer o Espírito, aquele "que batiza com o Espírito" (Jo 1,33). 717-720
l42. Qual é a obra do Espírito em Maria ?
O Espírito Santo dá cumprimento em Maria às expectativas e preparação do Antigo Testamento para a vinda de Cristo. De maneia única, a enche de graça e torna a sua virgindade fecunda, para dar à luz o Filho de Deus encarnado. Faz dela a Mãe do "Cristo total", ou seja, de Jesus Cabeça e da Igreja, seu corpo. Maria está presente entre os Doze no dia de Pentecostes, quando o Espírito inaugura os "últimos tempos' com a manifestação da Igreja. 721-726 741
l43. Que relação há entre o Espírito e Cristo Jesus na sua missão terrena ?
O Filho de Deus é consagrado Messias mediante a unção do Espírito na sua humanidade desde a Encarnação. Ele o revela no seu ensinamento, cumprindo a promessa feita aos Pais e o comunica à Igreja nascente, soprando sobre os Apóstolos depois da sua Ressurreição. 727-730 745-746
l44. O que acontece no dia de Pentecostes ?
Cinqüenta dias depois da sua Ressurreição, no dia de Pentecostes, Jesus Cristo glorificado derrama em profusão o Espírito e o manifesta como Pessoa divina, de modo que a Trindade Santa é plenamente revelada. A Missão de Cristo e do Espírito torna-se a Missão da Igreja, enviada para anunciar e difundir o mistério da comunhão trinitária. 731-732 738 "Vimos a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontramos a verdadeira fé: adoramos a Trindade indivisível pois foi ela que nos salvou" (Liturgia Bizantina, Tropário das Vésperas de Pentecostes).
l45. O que faz o Espírito na Igreja ?
O Espírito edifica, anima e santifica a Igreja. Espírito de Amor, ele dá aos batizados a semelhança divina perdida por causa do pecado e os faz viver em Cristo a Vida mesma da Trindade Santa. Manda-os testemunhar a Verdade de Cristo e os organiza nas suas mútuas funções, a fim de que todos produzam "o fruto do Espírito" (GI 5,22). 733-741 747
l46. Como agem Cristo e o seu Espírito no coração dos fiéis ?
Por meio dos sacramentos, Cristo comunica aos membros do seu Corpo o seu Espírito e a graça de Deus que produz os frutos de vida nova, segundo o Espírito. Enfim, o Espírito Santo é o Mestre da oração. 738-741
"CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA"
A Igreja no desígnio de Deus
A Igreja no desígnio de Deus
l47. O que significa o termo Igreja ?
Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os recantos da terra, para constituir a assembléia dos que, pela fé e pelo Batismo, se tornam filhos de Deus, membros de Cristo e templo do Espírito Santo. 751-752 777,804
l48. Há outros nomes e imagens com que a Bíblia indica a Igreja ?
Na Sagrada Escritura, encontramos muitas imagens que mostram aspectos complementares do mistério da Igreja. O Antigo Testamento privilegia imagens ligadas ao povo de Deus; o Novo Testamento, as ligadas a Cristo como Cabeça desse povo, que é o seu Corpo, e tiradas da vida pastoral (aprisco, rebanho, ovelhas), agrícola (campo, oliveira, vinha), de moradia (morada, pedra, templo), familiar (esposa, mãe, família). 753-757
l49. Quais são a origem e a consumação da Igreja ?
A Igreja encontra origem e consumação no desígnio eterno de Deus. Foi preparada na Antiga Aliança com a eleição de Israel, sinal da reunião futura de todas as nações. Fundada pelas palavras e pelas ações de Jesus Cristo, foi realizada sobretudo mediante a sua morte redentora e a sua ressurreição. Foi depois manifestada como mistério de salvação mediante a efusão do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Terá sua consumação no final dos tempos como assembléia celeste de todos os redimidos. 758-766 778
l50. Qual a missão da Igreja ?
A missão da Igreja é anunciar a instaurar entre todos os povos o Reino de Deus inaugurado por Jesus Cristo. Ela constitui aqui na terra germe e o início desse Reino salvífico. 767-769
l51. Em que sentido a Igreja é Mistério ?
A Igreja é Mistério porque na sua realidade visível está presente e operante uma realidade espiritual, divina, que se percebe somente com os olhos da fé. 770-773 779
l52. Que significa a Igreja ser sacramento universal de salvação? ?
Significa que é sinal e instrumento da reconciliação e da comunhão de toda a humanidade com Deus e da unidade de todo o gênero humano. 774-776 780
A Igreja: povo de Deus, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo
l53. Por que a Igreja é o povo de Deus ?
A Igreja é o povo de Deus porque aprouve a Ele santificar e salvar os homens não de modo isolado, mas constituindo-os num só povo reunido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 781 802-804
l54. Quais são as características do povo de Deus ?
Esse povo, de que nos tornamos membros mediante a fé em Cristo e o Batismo, tem por origem Deus Pai, por chefe Jesus Cristo, por condição a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, por lei o mandamento novo do amor, por missão ser o sal da terra e a luz do mundo, por meta Reino de Deus, já iniciado nesta terra. 782
l55. Em que sentido o povo de Deus participa das três funções de Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei ?
O povo de Deus participa do seu oficio sacerdotal, porquanto os batizados são consagrados pelo Espírito Santo para oferecer sacrifícios espirituais; participa do seu oficio profético, porque com o sentido sobrenatural da fé adere indefectivelmente a ela, a aprofunda e a testemunha; participa do seu oficio régio com o serviço, imitando Jesus Cristo que, rei do universo, se fez servo de todos, sobretudo dos pobres e sofredores. 783-786
l56. De que modo a Igreja é corpo de Cristo ?
Por meio do Espírito, Cristo morto e ressuscitado une a si intimamente os seus fiéis. Desse modo, os que crêem em Cristo, como íntimos dele sobretudo na Eucaristia, estão unidos entre si na caridade, formando um só corpo, a Igreja, cuja unidade se realiza na diversidade de membros e de funções. 787-791 805-
l57. Quem é a cabeça desse corpo ?
Cristo "é a Cabeça do corpo, que é a Igreja" (Cl 1,18). A Igreja vive dele, nele e por ele. Cristo e a Igreja formam o "Cristo total" (Santo Agostinho). "Cabeça e membros são como que uma só pessoa mística" (Santo Tomás de Aquino). 792-795 807
l58. Por que a Igreja é chamada de esposa de Cristo ?
Porque o próprio Senhor se identificou como o "Noivo" (Mc 2,19), que amou a Igreja, unindo-a a si com uma Aliança eterna. Ele se entregou a si mesmo por ela, para purificá-la com o seu sangue e "torná-la santa" (Ef 5,26) e mãe fecunda de todos os filhos de Deus. Se o termo "corpo" evidencia a unidade da "cabeça" com os membros, o termo "esposa" ressalta a distinção dos dois numa relação pessoal. 796 808
l59. Por que a Igreja é chamada de templo do Espírito Santo ?
Porque o Espírito Santo reside no corpo que é a Igreja: na sua Cabeça e nos seus membros; além disso, Ele edifica a Igreja na caridade com a Palavra de Deus, os sacramentos, as virtudes e os carismas. 797-798 809-810 "O que o nosso espírito, ou seja, a nossa alma é para os nossos membros, isso mesmo é o Espírito Santo para os membros de Cristo, para o corpo de Cristo, que é a Igreja" (Santo Agostinho).
l60. O que são os carismas ?
Os carismas são dons especiais do Espírito Santo concedidos a cada um para o bem dos homens, para as necessidades do mundo e em particular para a edificação da Igreja, a cujo Magistério cabe discerni-los. 799-801
A Igreja é una, santa, católica e apostólica
l61. Por que a Igreja é una ?
A Igreja é una porque tem como origem e modelo a unidade na Trindade das Pessoas de um só Deus: como fundador e chefe, Jesus Cristo, que restabelece a unidade de todos os povos num só corpo; como alma, o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo. Ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade. 813-815 866
l62. Onde subsiste a única Igreja de Cristo ?
A única Igreja de Cristo, como sociedade constituída e organizada no mundo subsiste (subsistit in) na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele. Somente por meio dela se pode obter a plenitude dos meios de salvação, pois o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança ao único colégio apostólico, cujo chefe é Pedro. 816 870
l63. Como considerar os cristãos não-católicos ?
Nas Igrejas e comunidades eclesiais que se separaram da plena comunhão da Igreja católica encontram-se muitos elementos de santificação e de verdade. Todos esses bens provêm de Cristo e impelem à unidade católica. Os membros dessas Igrejas e comunidades são incorporados a Cristo no Batismo: por isso, nós os reconhecemos como irmãos. 817-819
l64. Como se empenhar a favor da unidade dos cristãos ?
O desejo de restabelecer a união de todos os cristãos é um dom de Cristo e um apelo do Espírito. Diz respeito a toda a Igreja e se realiza com a conversão do coração, a oração, o recíproco conhecimento fraterno e o diálogo teológico. 820-822 866
l65. Em que sentido a Igreja é santa ?
A Igreja é santa, porquanto Deus Santíssimo é o seu autor; Cristo entregou-se por ela, para santificá-la e torná-la santificante; o Espírito Santo a vivifica com a caridade. Nela se encontra a plenitude dos meios de salvação. A santidade é a vocação de cada um de seus membros e o fim de toda a sua atividade. A Igreja conta em seu seio com a Virgem Maria e inumeráveis Santos como modelos e intercessores. A santidade da Igreja é a fonte da santificação dos seus filhos, os quais, aqui na terra, se reconhecem todos pecadores, sempre necessitados de conversão e de purificação. 823-829 867
l66. Por que a Igreja é chamada de católica ?
A Igreja é católica, ou seja, universal, porque nela está presente Cristo: "Onde está Cristo Jesus, está a Igreja católica" (Santo Inácio de Antioquia). Ela anuncia a totalidade e a integridade da fé; contém e administra a plenitude dos meios de salvação; é enviada em missão a todos os povos, em qualquer tempo e a qualquer que seja a cultura a que pertençam. 830-831 868
l67. É católica a Igreja particular ?
É católica toda Igreja particular (ou seja, a diocese e a paróquia) formada pela comunidade dos cristãos que estão em comunhão na fé nos sacramentos com o seu bispo, ordenado na sucessão apostólica, e com a Igreja de Roma, que "preside na caridade" (Santo Inácio de Antioquia). 832-835
l68. Quem pertence à Igreja católica ?
Todos os homens pertencem ou são ordenados de modos diversos à unidade católica do povo de Deus. Está plenamente incorporado à Igreja católica quem, tendo o Espírito de Cristo, está unido a ela por vínculos da profissão de fé, dos sacramentos, do governo eclesiástico e da comunhão. Os batizados que não realizam plenamente essa unidade católica estão numa certa comunhão, embora imperfeita, com a Igreja católica. 836-838
l69. Qual é a relação da Igreja católica com o povo hebreu ?
A Igreja católica reconhece a própria relação com o povo hebreu pelo fato de que Deus escolheu esse povo como o primeiro de todos a acolher a sua Palavra. É ao povo hebreu que pertencem "a adoção, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à carne, o Cristo" (Rm 9,4.5). Diferentemente das outras religiões não-cristãs, a fé hebraica já é resposta à Revelação de Deus na Antiga Aliança. 839-840
l70. Que ligação há entre a Igreja católica e as religiões não-cristãs? ?
Há uma ligação, que provém em primeiro lugar da origem e do fim comuns de todo o gênero humano. A Igreja católica reconhece que tudo o que de bom e de verdade se encontra nas outras religiões vem de Deus, é raio da sua verdade, pode preparar para o acolhimento do Evangelho estimular à unidade da humanidade na Igreja de Cristo. 841-845
l71. O que significa a afirmação: "Fora da Igreja não há salvação" ?
Significa que toda salvação vem de Cristo Cabeça por meio da Igreja que é seu corpo. Portanto, não podem ser salvos os que, conhecendo a Igreja como fundada por Cristo e necessária à salvação, nela não entrarem e nela não perseverarem. Ao mesmo tempo, graças a Cristo e à sua Igreja podem conseguir a salvação eterna todos os que, sem culpa, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, mas procuram sinceramente a Deus e, sob a influência da graça, se esforçam por cumprir a vontade dele conhecida por meio do ditame da consciência. 846-848
l72. Por que a Igreja deve anunciar o Evangelho a todo o mundo ?
Porque Cristo ordenou: "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19) Essa ordem missionária do Senhor tem a sua fonte no amor eterno de Deus que enviou o seu Filho e o seu Espírito porque "quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1Tm 2,4). 849-851
l73. De que modo a Igreja é missionária ?
Guiada pelo Espírito Santo, a Igreja continua no decurso da história a missão do próprio Cristo. Os cristãos, portanto, devem anunciar a todos a Boa Nova trazida por Cristo, seguindo o seu caminho, dispostos também ao sacrifício de si até o martírio. 852-856
l74. Por que a Igreja é apostólica ?
A Igreja é apostólica por sua origem, estando edificada sobre o "alicerce dos Apóstolos" (Ef 2,20); por seu ensinamento, que é o mesmo dos Apóstolos; por sua estrutura, porquanto ensinada, santificada e dirigida, até a volta de Cristo, pelos Apóstolos, graças a seus sucessores, os bispos em comunhão com o sucessor de Pedro. 857 869
Segunda Seção - A Profissão de Fé Cristã
l75. Em que consiste a missão dos Apóstolos ?
A palavra Apóstolo significa enviado. Jesus, o Enviado do Pai, convocou doze dentre os seus discípulos e os constituiu como seus Apóstolos, fazendo deles as testemunhas escolhidas da sua ressurreição e o fundamento da sua Igreja. Deu-lhes o mandato de continuarem sua missão; dizendo: "Como o Pai me enviou, também eu vos envio" (Jo 20,21) e prometeu ficar com eles até o fim do mundo. 858-861
l76. O que é a sucessão apostólica ?
A sucessão apostólica é a transmissão, mediante o sacramento da Ordem, da missão e do poder dos Apóstolos a seus sucessores, os Bispos. Graças a essa transmissão, a Igreja permanece em comunhão de fé e de vida com a sua origem, enquanto ao longo dos séculos ordena, para a difusão do Reino de Cristo sobre a terra, todo o seu apostolado. 861-865
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
l77. Quem são os fiéis ?
Os fiéis são aqueles que, incorporados a Cristo mediante o Batismo, são constituídos membros do povo de Deus. Tendo-se tornado participantes, segundo a própria condição, da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, são chamados a exercer a missão confiada por Deus à Igreja. Entre eles subsiste uma verdadeira igualdade na sua dignidade de filhos de Deus. 871-872
l78. Como é formado o povo de Deus ?
Na Igreja, por instituição divina, há os ministros sagrados que receberam o sacramento da Ordem e formam a hierarquia da Igreja. Os outros são chamados de leigos. De uns e de outros saem os fiéis que se consagram de modo especial a Deus pela profissão dos conselhos evangélicos: castidade no celibato, pobreza e obediência. 873 934
l79. Por que Cristo instituiu a hierarquia eclesiástica ?
Cristo instituiu a hierarquia eclesiástica com a missão de apascentar o povo de Deus no seu nome, e por isso lhe deu autoridade. Ela é formada pelos ministros sagrados: bispos, presbíteros, diáconos. Graças ao sacramento da Ordem, os bispos e os presbíteros agem, no exercício de seu ministério, em nome e na pessoa de Cristo Cabeça; os diáconos servem o povo de Deus na diaconia (serviço) da palavra, da liturgia, da caridade. 874-876 935
l80. Como se realiza a dimensão colegial do ministério eclesial ?
Conforme o exemplo dos doze Apóstolos escolhidos e enviados com Cristo, a união dos membros da hierarquia eclesiástica está a serviço da comunhão de todos os fiéis. Cada bispo exerce o seu ministério como membro do colégio episcopal em comunhão com o papa, tornando-se participante com ele da solicitude pela Igreja universal. Os sacerdotes exercem seu ministério, no presbitério da Igreja particular, em comunhão com o próprio bispo e sob sua orientação. 877
l81. Por que o ministério eclesial tem também um caráter pessoal ?
O ministério eclesial tem também um caráter pessoal porque, em virtude do sacramento da Ordem, cada qual é responsável diante de Cristo, que o chamou pessoalmente, conferindo-lhe a missão. 878-879
l82. Qual é a missão do papa ?
O papa, bispo de Roma e sucessor de São Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja. É o vigário de Cristo, chefe do colégio dos bispos e pastor de toda a Igreja, sobre a qual tem, por divina instituição, poder pleno, supremo, imediato e universal. 881-882 936-937
l83. Qual é a tarefa do colégio dos bispos ?
O colégio dos bispos, em comunhão com o papa e jamais sem ele, exerce também sobre a Igreja o supremo e pleno poder. 883-885
l84. Como os bispos realizam sua missão de ensinar ?
Os bispos, em comunhão com o papa, têm o dever de anunciar a todos, fielmente e com autoridade, o Evangelho, como testemunhas autênticas da fé apostólica, revestidos da autoridade de Cristo. Mediante o sentido sobrenatural da fé, o Povo de Deus adere indefectivelmente à fé, sob a guia do Magistério vivo da Igreja. 888-890 939
l85. Quando se exerce a infalibilidade do Magistério ?
A infalibilidade se exerce quando o Romano Pontífice, em virtude da sua autoridade de supremo Pastor da Igreja, ou o Colégio dos bispos em comunhão com o papa, sobretudo reunido num Concílio Ecumênico, proclamam com ato definitivo uma doutrina referente à fé ou à moral, e também quando o papa e os bispos, em seu Magistério ordinário, concordam em propor uma doutrina como definitiva. A esses ensinamentos todo fiel deve aderir com o obséquio da fé. 891
l86. Como os bispos exercem o ministério de santificar ?
Os bispos santificam a Igreja dispensando a graça de Cristo com o ministério da palavra e dos sacramentos, em particular da Eucaristia, e também com a sua oração, o seu exemplo e o seu trabalho. 893
l87. Como os bispos exercem a função de reger ?
Cada bispo, como membro do colégio episcopal, tem colegialmente a solicitude por todas as Igrejas particulares e por toda a Igreja junto com os outros bispos unidos ao papa. O bispo, a quem é confiada uma Igreja particular, governa-a com a autoridade do sagrado poder próprio, ordinário e imediato, exercido em nome de Cristo, bom Pastor, em comunhão com toda a Igreja e sob a guia do sucessor de Pedro. 894-896
l88. Qual é a vocação dos fiéis leigos ?
Os fiéis leigos têm como vocação própria procurar o reino de Deus, iluminando e ordenando as realidades temporais segundo Deus. Realizam assim o chamado à santidade e ao apostolado, dirigido a todos os batizados. 897-900 940
l89. Como participam os fiéis leigos do ofício sacerdotal de Cristo ?
Dele participam ao oferecer – como sacrifício espiritual “agradável a Deus, por Jesus Cristo” (1Pd 2,5), sobretudo na Eucaristia – a própria vida com todas as obras, preces e iniciativas apostólicas, vida familiar e trabalho cotidiano, males da vida suportados com paciência e descanso corporal e espiritual. Assim, também os leigos, dedicados a Cristo e consagrados pelo Espírito Santo, oferecem a Deus o próprio mundo. 901-903
l90. Como participam de seu oficio profético ?
Participam ao acolherem cada vez mais na fé a Palavra de Cristo e ao anunciá-la ao mundo mediante o testemunho da vida e da palavra, a ação evangelizadora e a catequese. Essa ação evangelizadora adquire uma particular eficácia pelo fato de se realizar nas condições comuns do século. 904-907 942
l91. Como participam de seu ofício régio ?
Os leigos participam da função régia de Cristo por terem recebido dele o poder de vencer em si mesmos e no mundo o pecado, com a abnegação de si e a santidade de sua vida. Exercem vários ministérios a serviço da comunidade e impregnam de valor moral as atividades temporais do homem e as instituições da sociedade. 908-913 943
l92. O que é a vida consagrada ?
É um estado de vida reconhecido pela Igreja. É uma resposta livre a um chamado particular de Cristo, com o qual os consagrados se dedicam totalmente a Deus e tendem a uma perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo. Essa consagração se caracteriza pela prática dos conselhos evangélicos. 914-916 944
l93. O que oferece a vida consagrada à missão da Igreja ?
A vida consagrada participa da missão da Igreja mediante a plena dedicação a Cristo e aos irmãos, testemunhando a esperança do Reino celeste. 931-933 945
Creio na comunhão dos santos
l94. O que significa a expressão comunhão dos santos ?
Essa expressão indica em primeiro lugar a comum participação de todos os membros da Igreja nas coisas santas (sancta): a fé, os sacramentos – em particular a Eucaristia -, os carismas e os outros dons espirituais. Na raiz da comunhão está a caridade que “não é interesseira” (1Cor 13,5), mas estimula o fiel “a pôr tudo em comum” (At 4,32), até os próprios bens materiais a serviço dos mais pobres. 946-953 960
l95. O que significa ainda a expressão comunhão dos santos ?
Essa expressão designa também a comunhão entre as pessoas santas (sancti), ou seja, entre os que pela graça estão unidos a Cristo morto e ressuscitado. Alguns são peregrinos na terra; outros, tendo deixado esta vida, estão se purificando, ajudados também pelas nossas orações; outros, enfim, já gozam da glória de Deus e intercedem por nós. Todos juntos formam em Cristo uma só família, a Igreja, para louvor e glória da Trindade. 954-959 961-
Maria, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja
l96. Em que sentido a bem-aventurada Virgem Maria é Mãe da Igreja ?
A bem-aventurada Virgem Maria é Mãe da Igreja na ordem da graça porque deu à luz Jesus, o Filho de Deus, Cabeça do corpo, que é a Igreja. Jesus, moribundo na cruz, apontou-a como mãe do discípulo com estas palavras: “Eis a tua mãe!” (Jo 19,27). 963-966 973
l97. Como a Virgem Maria ajuda a Igreja ?
Depois da ascensão do seu Filho, a Virgem Maria ajuda com suas orações as primícias da Igreja e, mesmo depois da sua assunção ao céu, ela continua a interceder pelos seus filhos, a ser para todos um modelo de fé e de caridade e a exercer sobre eles uma influência salutar, que brota da superabundância dos méritos de Cristo. Os fiéis vêem nela uma imagem e uma antecipação da ressurreição que os espera, e a invocam como advogada, auxiliadora, protetora, medianeira. 967-970
l98. Que tipo de culto se dirige à santa Virgem ?
É um culto singular, mas difere essencialmente do culto de adoração prestado somente à Santíssima Trindade. Esse culto de especial veneração encontra particular expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração mariana, como o santo Rosário, resumo de todo o Evangelho. 971
l99. De que modo a bem-aventurada Virgem Maria é o ícone escatológico da Igreja ?
Ao olhar para Maria, toda santa e já glorificada em corpo e alma, a Igreja contempla nela o que ela mesma é chamada a ser na terra e o que será na pátria celeste. 972 974-975
“CREIO NA REMISSÃO DOS PECADOS”
200. Como se perdoam os pecados ?
O primeiro e principal sacramento para o perdão dos pecados é o Batismo. Para os pecados cometidos depois do Batismo, Cristo instituiu o sacramento da Reconciliação ou Penitência, por meio do qual o batizado se reconcilia com Deus e com a Igreja. 976-980 984-985
201. Por que a Igreja tem o poder de perdoar os pecados ?
A Igreja tem a missão e o poder de perdoar os pecados porque o próprio Cristo lho conferiu: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos" (Jo 20,22-23). 981-983 986-987
"CREIO NA RESSURREIÇÃO DA CARNE"
202. O que se indica com o termo carne, e qual é a sua importância ?
O termo carne designa o homem na sua condição de fraqueza e de mortalidade. "A carne é o eixo da salvação" (Tertuliano). Com efeito, nós cremos em Deus criador da carne; cremos no Verbo feito carne para redimir a carne; cremos na ressurreição da carne, consumação da criação e da redenção da carne. 990 1015
203. O que significa "ressurreição da carne" ?
Significa que o estado definitivo do homem não será apenas a alma espiritual separada do corpo, mas que também os nossos corpos mortais um dia readquirirão a vida. 990
204. Qual a relação entre a Ressurreição de Cristo e a nossa ?
Como Cristo ressurgiu verdadeiramente dos mortos e vive para sempre, assim ele próprio ressuscitará a todos no último dia, com um corpo incorruptível: "Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação" (Jo 5,29). 998 1002-1003
205. Com a morte, o que acontece com o nosso corpo e a nossa alma ?
Com a morte, separação da alma e do corpo, o corpo cai na corrupção, ao passo que a alma, que é imortal, se encaminha para o juízo de Deus e espera unir-se novamente ao corpo quando ele ressurgir transformado na volta do Senhor. Compreender como acontecerá a ressurreição supera as possibilidades da nossa imaginação e do nosso intelecto. 992-1004 1016-1018
206. O que significa morrer em Cristo ?
Significa morrer na graça de Deus, sem pecado mortal. O crente em Cristo, seguindo o seu exemplo, pode assim transformar a própria morte num ato de obediência e de amor para com o Pai. "É digna de fé esta palavra: Se já morremos com ele, com ele viveremos" (2Tm 2,11). 1005-1014 1019
"CREIO NA VIDA ETERNA"
207. O que é a vida eterna ?
A vida eterna é a que terá início logo depois da morte. Ela não terá fim. Será precedida para cada um por um juízo particular por obra de Cristo, juiz dos vivos e dos mortos, e será sancionada pelo juízo final. 1020 1051
208. O que é o juízo particular ?
E o juízo de retribuição imediata, que cada qual, desde a sua morte, recebe de Deus na sua alma imortal, em relação à sua fé e às suas obras. Essa retribuição consiste no acesso à bem-aventurança do céu, imediatamente ou depois de uma adequada purificação, ou na condenação eterna no inferno. 1021-1022 1051
209. O que se entende por "céu" ?
Por "céu" se entende o estado de felicidade suprema e definitiva. Os que morrem na graça de Deus e não têm necessidade de ulterior purificação são reunidos em torno de Jesus e de Maria, dos anjos e dos santos. Formam assim a Igreja do céu, onde eles vêem a Deus "face a face" (1Cor 13,12), vivem em comunhão de amor com a Santíssima Trindade e intercedem por nós. 1023-1026 1053 "A vida, na sua mesma realidade e verdade, é o Pai, que, mediante o Filho e no Espírito Santo, derrama como fonte sobre todos nós os seus dons celestes. E por sua bondade promete verdadeiramente também a nós homens os bens divinos da vida eterna". (São Cirilo de Jerusalém).
210. O que é o purgatório ?
O purgatório é o estado dos que morrem na amizade de Deus, mas, embora certos de sua salvação eterna, têm ainda necessidade de purificação para entrar na bem-aventurança celeste. 1030-1031 1054
211. Como podemos ajudar a purificação das almas do purgatório ?
Em virtude da comunhão dos santos, os fiéis ainda peregrinos nesta terra podem ajudar as almas do purgatório, oferecendo por elas orações de sufrágio, em particular o Sacrifício eucarístico, mas também esmolas, indulgências e obras de penitência. 1032
212. Em que consiste o inferno ?
Consiste na condenação eterna dos que, por livre escolha, morrem no pecado mortal. A pena principal do inferno consiste na separação eterna de Deus, em quem unicamente o homem tem a vida e a felicidade para as quais foi criado e as quais aspira. Cristo exprime essa realidade com as palavras: "Afastai-vos de mim, malditos. Ide para o fogo eterno" (Mt 25,41). 1033-1035 1056-1057
213. Como se concilia a existência do inferno com a infinita bondade de Deus ?
Deus, embora desejando "que todos venham a converter-se" (2Pe 3,9), todavia, tendo criado o homem livre e responsável, respeita as decisões dele. Portanto, é o próprio homem que, em plena autonomia, se exclui voluntariamente da comunhão com Deus se, até o momento da própria morte, persiste no pecado mortal, recusando o amor misericordioso de Deus. 1036-1037
214. Em que consistirá o juízo final ?
O juízo final (universal) consistirá na sentença de vida bem-aventurada ou de condenação eterna, que o Senhor Jesus, ao retornar como juiz dos vivos e dos mortos, emitirá a respeito "dos justos e dos injustos" (At 24,15), reunidos todos juntos diante dele. Depois desse juízo final, o corpo ressuscitado participará da retribuição que a alma teve no juízo particular. 1038-1041 1058-1059
215. Quando acontecerá esse juízo ?
Esse juízo acontecerá no final do mundo, cujo dia e hora somente Deus conhece. 1040
216. O que é a esperança dos novos céus e da nova terra ?
Depois do juízo final, o próprio universo, livre da escravidão da corrupção, participará da glória de Cristo com a inauguração dos "novos céus" e de uma "nova terra" (2Pe 3,13). Atingir-se-á assim a plenitude do Reino de Deus, ou seja, a realização definitiva do desígnio salvífico de Deus de "recapitular tudo em Cristo, tudo o que está no céu e na terra" (Ef 1,10). Deus então será "tudo em todos" (1Cor 15,28) na vida eterna. 1042-1050 1060
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