Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


5º Momento do Estudo Bíblico Particular

Gn 5,1-32: Na perspectiva dos antigos, a historia e uma sucessão de gerações, de modo que contar a historia, e contar a historia das famílias. Note-se que a geração humana transmite para cada novo ser humano a originalidade com que Deus criou Adão; a imagem e semelhança de Deus (vv. 1-3: “Lista dos descendentes de Adão : Quando Deus criou Adão , ele o fez a semelhança de Deus. Homem e mulher ele os criou, os abençoou e lhes deu o nome de “Homem”, no mesmo dia em que foram criados.
                Quando Adão completou cento e trinta anos, gerou um filho a sua semelhança e imagem, e lhe deu o nome de Set). Assim, a salvação se mostra já presente na historia.  Para o Antigo Testamento, ser feliz  e viver bastante. Salientando a idade, o texto quer mostrar o seguinte:
   a medida  que o mal cresce, o homem e menos feliz, ou seja, vive menos (cf. 6,3: “Javé disse: “Meu sopro de vida permanecera para sempre no homem, pois ele e carne, e não vivera mais do que cento e vinte anos”):
                        * antes do dilúvio, vive-se de 700 a 1000 anos;
                         *depois do dilúvio, de 200 a 600 anos (cf. Gn 11, 10-26: “Esta e a descendência de Sem: Quando Sem completou cem anos, gerou Arfaxad, dois anos depois do dilúvio. Depois do nascimento de Arfaxad, Sem viveu quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.
Quando Arfaxad completou trinta e cinco anos, gerou Sale, Arfaxad viveu quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
Quando Sale completou trinta anos, gerou Heber. Depois do nascimento de Heber, Sale viveu quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
Quando Heber completou trinta e quatro anos, gerou Faleg. Depois do nascimento de Faleg, Heber  viveu quatrocentos e trinta anos, gerou filhos e filhas.
Quando Faleg completou trinta anos, gerou Reu. Depois do nascimento de Reu, Faleg viveu duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
Quando Reu completou trinta e dois anos, gerou Sarug. Depois do nascimento de Sarug, Reu viveu duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
Quando Sarug completou trinta anos, gerou Nacor. Depois do nascimento de Nacor, Sarug viveu duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
Quando Nacor completou vinte e nove anso, gerou Tare. Depois do nascimento de Tare, Nacor viveu cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
Quando Tare completou setenta anos, gerou Abrao, Nacor e Ara);

*a partir de Abraão, de 100 a 200 (cf. Gn 23,1 etc.);
                    *mais tarde, de 70 a 80 anos (cf. Sl 90,10: “Setenta anos e o tempo da nossa vida, oitenta anos, se ela for vigorosa. E a maior parte deles e fadiga inútil, pois passam depressa, e nos voamos”)  
        

Nenhum comentário: