4º MOMENTO DE ESTUDO
BÍBLICO PARTICULAR
Gn 4,1-16 :
O Autor sagrado sabe
perfeitamente que Caim não e o primogênito de Eva nem viveu nos primórdios da
humanidade, pois esta já era numerosa a ponto de o culto estar organizado, as
civilizações sedentárias (agricultores) e nômades (pastores) estarem
constituídas, a lei tribal da vingança do sangue vigorando desde tempos
remotos. Esse Caim sul-palestinense e apenas um longínquo descendente
espiritual do “Caim-Mor” que e a humanidade pecadora. A primeira consequência
de o homem ter rompido com Deus, nosso Pai, pelo pecado, foi, e e será sempre o
fato de o homem romper com os homens seus irmãos. Todo pecador impenitente e um
Caim em germe. Rompendo com Deus pelo pecado, o Homem foi chegando a plenitude
do desamor: vingança ate sete vezes, ate 70 x 7 vezes. Jesus Cristo exige o
caminho inverso: amor sempre, perdoando sete vezes e mesmo 70 x 7 vezes (Mt
22,40: “Nestes dois mandamentos se resume toda a Lei e os Profetas”).
O relacionamento entre os irmãos Caim e Abel e
o oposto daquilo que Javé espera do relacionamento entre os homens:
·
A fraternidade, em que cada um e protetor do seu
próximo. A autossuficiência introduz a rivalidade e a competição nesse
relacionamento:
·
a fraternidade e destruída e, em vez de
proteger, o homem fere e mata o próximo. A primeira vez que a palavra pecado
aparece na Bíblia e num contexto social (v. 7: “Se você agisse bem, andaria com
a cabeça erguida; mas, se você não age bem, o pecado esta junto a porta, como
fera acuada, espreitando você. Por acaso, será que você pode domina-la...”)
Gn 17-26: O texto apresenta o
desenvolvimento da civilização, com suas bases culturais e tecnológicas. Surge
o
homem político (da polis= cidade; v. 17 (“Caim se uniu a sua mulher, que
concebeu e deu a luz Henoc. Caim construiu uma cidade, e deu a cidade o nome de
seu filho Henoc.”),
o homem artesão (v.22: “Sela, por sua vez,
deu a luz Tubalcaim, que foi o antepassado de todos os que forjam ferramentas
de bronze e ferro. A Irma de Tubalcaim era Noema.”).
A civilização, porem, nasce de Caim:
autossuficiência e violência se multiplicam cada vez mais, gerando uma
sociedade fundada na hostilidade e na competição. Tudo perdido...
Não. Surge também
o homem religioso (v. 26:”Set também teve um filho, a quem deu o nome de
Enos. Este foi o primeiro a invocar o nome de Javé.), que busca reunir
novamente aquilo que o homem autossuficiente divide e separa. Em Mt 18,21-22 (“Pedro,
então, chegou perto de Jesus e lhe perguntou: “Senhor, quantas vezes terei de
perdoar a meu irmão, se pecar contra mim...Ate sete vezes...Jesus lhe
respondeu: “Eu não te digo ate sete
vezes, mas ate setenta vezes sete.”),
o Novo Testamento apresenta a antítese da violência.
# Perdoar esse numero “setenta vezes sete” significa perdoar indefinidamente.
Gn 4,1: “Adão conheceu Eva, sua mulher, e
ela concebeu e deu a luz Caim, e disse: “Possui um homem com a ajuda do Senhor.”
#Caim: assemelha-se ao termo qana,
que significa adquirir.
Gn 4,4: “Abel, de seu lado, ofereceu dos primogênitos
do seu rebanho e das gorduras dele; e o Senhor olhou com agrado para Abel e
para sua oblação”.
# Texto citado em Hb 11,4 (“Pela Fe Abel
ofereceu a Deus um sacrifício bem superior ao de Caim, e mereceu ser chamado justo,
porque Deus aceitou as suas ofertas. Graças a ela e que, apesar de sua morte,
ele ainda fala”)
# ainda fala: ver Gn 4,10 (“O Senhor
disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim
desde a terra”).
Gn 4,8: “Caim disse então a Abel, seu irmão:
“Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre seu irmão e
matou-o”.
# Texto citado em IJo 3,12 (“Não façamos
como Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão. E por que o matou... Porque
as suas obras eram mas, e as do seu irmão justas”)
Gn 4,15: “E o Senhor respondeu-lhe: “Não! Mas
aquele que matar Caim será punido sete vezes”. O Senhor pos em Caim um
sinal, para que, se alguém o encontrasse, não o matasse.”
# Punido: literalmente: se se mata Caim. Caim será vingado sete vezes.
Gn 4,25: “Adão conheceu outra vez sua
mulher, e esta deu a luz um filho, ao qual pos o nome de Set, dizendo: “Deus deu-me uma posteridade
para substituir Abel, que Caim matou.”
# Set esta relacionado com o verbo sit (chit), que significa estabelecer, colocar em algum lugar.
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