Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


COMPÊNDIO DO
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
 QUARTA PARTE - A ORAÇÃO CRISTÃ
O "Pai Nosso": A Oração do Senhor
Segunda Seção
A Oração do Senhor: Pai-nosso 
Pai-nosso
Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vos reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
578. Qual é a origem da oração do Pai-nosso ?
Jesus nos ensinou essa oração cristã insubstituível, o Pai-nosso, num dia em que um discípulo, vendo-o rezar, lhe pediu: "Ensina-nos a orar" (Lc 11,1). A tradição litúrgica da Igreja sempre usou o texto de São Mateus (6,9-13). 2773.

"O RESUMO DE TODO O EVANGELHO"
579. Qual é o lugar do Pai-nosso nas Escrituras ?
O Pai-nosso é o "resumo de todo o Evangelho" (Tertuliano), "a mais perfeita das orações" (Santo Tomás de Aquino). Situado no centro do Discurso da Montanha (Mt 5-7), retoma sob forma de oração o conteúdo essencial do Evangelho. 2761-2764 2774.
580. Por que é chamado de "a oração do Senhor?” ?
O Pai-nosso é chamado de "Oração dominical", ou seja, "a oração do Senhor", porque nos foi ensinada pelo próprio Senhor Jesus. 2765-2766 2775.
581. Que lugar ocupa o Pai-nosso na oração da Igreja ?
Oração da Igreja por excelência, o Pai-nosso é "entregue" no Batismo para manifestar o novo nascimento para a vida divina dos filhos de Deus. A Eucaristia revela seu sentido pleno, pois seus pedidos, fundando-se no mistério da salvação já realizado, serão plenamente atendidos na vinda do Senhor. O Pai-nosso é parte integrante da liturgia das Horas. 2767-2772 2776.

"PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU"
582. Por que podemos "ousar nos aproximar com plena confiança" do Pai ?
Porque Jesus, o nosso Redentor, nos põe diante do Rosto do Pai, e o seu Espírito faz de nós filhos. Podemos assim rezar o Pai-nosso com uma confiança simples e filial, uma alegre segurança e uma humilde audácia, com a certeza de sermos amados e ouvidos. 2777-2778 2797.
583. Como é possível invocar a Deus como "Pai" ?
Podemos invocar o "Pai" porque o Filho de Deus feito homem no-lo revelou e o seu Espírito no-lo fez conhecer. A invocação do Pai nos faz entrar no seu mistério com uma admiração sempre nova e suscita em nós o desejo de um comportamento filial. Com a oração do Senhor estamos, portanto, conscientes de ser filhos do Pai no Filho. 2779-2785 2789 2798-2800.
584. Por que dizemos Pai "Nosso" ?
"Nosso" exprime uma relação totalmente nova com Deus. Quando rezamos ao Pai, nós o adoramos e o glorificamos com o Filho e o Espírito. Somos em Cristo o "seu" Povo, e ele é o "nosso" Deus, desde agora e pela eternidade. Dizemos, com efeito, Pai "nosso" porque, a Igreja de Cristo é a comunhão de uma multidão de irmãos que têm "um só coração e uma só alma" (At 4,32). 2786-2790 2801.
585. Com que espírito de comunhão e de missão rezamos a Deus Pai "Nosso" ?
Uma vez que rezar ao Pai "nosso" é um bem comum dos batizados eles sentem o urgente apelo de participar da oração de Jesus pela união de dos seus discípulos. Rezar o "Pai-nosso" é rezar com e por todos os homens, a fim de que conheçam o único e verdadeiro Deus e sejam reunidos na unidade. 2791-2793 2802.
586. O que significa a expressão "que estais no céu" ?
Essa expressão bíblica não indica um lugar, mas um modo de ser Deus está além e acima de tudo. Designa a majestade, a santidade de Deus, e também a sua presença no coração dos justos. O céu, ou a Casa do Pai constitui a verdadeira pátria para a qual tendemos na esperança enquanto estamos ainda nesta terra. Nós já vivemos nela "escondidos com Cristo em Deus"(Cl 3,3). 2794-2796 2802.
587. Como é composta a oração do Senhor ?
Ela contém sete pedidos a Deus Pai. Os primeiros três, mais teologais levam-nos a ele, para a sua glória: é próprio do amor pensar em primeiro lugar naquele que se ama. Eles sugerem o que devemos especialmente lhe pedir: a santificação do seu Nome, o advento do seu Reino, a realização da sua vontade. Os últimos quatro apresentam ao Pai de misericórdia as nossas misérias e as nossas expectativas. Pedem-lhe que nos alimente, que nos perdoe, que nos sustente nas tentações e que nos livre do Maligno. 2803-2806 2857.
588. O que significa: “Santificado seja o vosso nome” ?
Santificar o Nome de Deus é antes de mais nada um louvor que reconhece a Deus como Santo. Com efeito, Deus revelou o seu santo Nome a Moisés e quis que o seu povo lhe fosse consagrado como uma nação santa em que ele habita. 2807-2812 2852.
589. Como é santificado o Nome de Deus em nós e no mundo ?
Santificar o Nome de Deus que nos chama "à santidade" (1 Ts 4,7) é desejar que a consagração batismal vivifique toda a nossa vida. Além disso, é pedir, com a nossa vida e a nossa oração, que o Nome de Deus seja conhecido e bendito por todos os homens. 2813-2815.
590. O que pede a Igreja ao rezar: "Venha o vosso Reino" ?
A Igreja invoca a vinda final do Reino de Deus mediante o retorno de Cristo na glória. Mas a Igreja reza também para que o Reino de Deus cresça desde já graças à santificação dos homens no Espírito e, graças ao empenho deles, a serviço da justiça e da paz, segundo as Bem-aventuranças. Esse pedido é o clamor do Espírito e da Esposa: "Vem, Senhor Jesus" (Ap 22,20). 2816-2821 2859.
591. Por que pedir: "Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu" ?
A vontade do Pai é que "todos os homens se salvem" (1 Tm 2,3). Para isso Jesus veio: para realizar perfeitamente a Vontade salvífica do Pai. Nós pedimos a Deus Pai que una a nossa vontade à do seu Filho, a exemplo de Maria Santíssima e dos Santos. Pedimos que o seu desígnio benévolo se realize plenamente na terra como no céu. É mediante a oração que podemos "distinguir a vontade de Deus" (Rm 12,2) e obter a "perseverança para cumpri-la" (Hb 10,36). 2822-2827 2860.
592. Qual é o sentido do pedido: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje" ?
Ao pedir a Deus, com o abandono confiante dos filhos, o alimento cotidiano necessário a todos para a própria subsistência, reconhecemos quanto Deus nosso Pai é bom para além de toda bondade. Pedimos também a graça de saber agir para que a justiça e a partilha permitam que a abundância de uns possa suprir as necessidades dos outros. 2828-2834 2861.
593. Qual é o sentido especificamente cristão desse pedido ?
Uma vez que "não se vive somente de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus" (Mt 4,4), esse pedido diz respeito igualmente à fome da Palavra de Deus e à do Corpo de Cristo recebido na Eucaristia, bem como à fome do Espírito Santo. Nós o pedimos com uma confiança absoluta, para hoje, o hoje de Deus, e isso nos é dado sobretudo na Eucaristia, que antecipa o banquete do Reino que virá. 2835-2837 2861.
594. Por que dizemos: "Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" ?
Ao pedir a Deus Pai que nos perdoe, reconhecemo-nos como pecadores diante dele. Mas confessamos ao mesmo tempo a sua misericórdia, porque no seu Filho e mediante os sacramentos, "temos a redenção, o perdão dos pecados" (Cl 1,14). O nosso pedido, todavia, será ouvido somente sob a condição de que nós, antes, tenhamos, por nossa vez, perdoado. 2838-2839 2862.
595. Como é possível o perdão ?
A misericórdia penetra no nosso coração somente se também soubermos perdoar, mesmo os nossos inimigos. Ora, mesmo se para o homem pareça impossível satisfazer essa exigência, o coração que se oferece ao Espírito Santo pode, como Cristo, amar até o extremo do amor, mudar a ferida em compaixão, transformar a ofensa em intercessão. O perdão participa da misericórdia divina e é um ponto alto da oração cristã. 2840-2845 2862.
596. O que significa: "Não nos deixeis cair em tentação" ?
Nós pedimos a Deus Pai que não nos deixe sós ao sabor da tentação. Pedimos ao Espírito que saibamos discernir, de uma parte, entre a prova que faz crescer no bem e a tentação que leva ao pecado e à morte, e de outra, entre ser tentado e consentir na tentação. Esse pedido nos une a Jesus que venceu a tentação com a sua oração. Solicita a graça da vigilância e da perseverança final. 2846-2849 2853.
597. Por que concluímos, pedindo: "Mas livrai-nos do Mal?" ?
O Mal indica a pessoa de Satanás que se opõe a Deus e que é “o sedutor do mundo inteiro" (Ap 12,9). A vitória sobre o diabo já foi conseguida por Cristo. Mas nós pedimos a fim de que a família humana fique livre de Satanás e das suas obras. Pedimos também o dom precioso da paz e a graça da espera perseverante da vinda de Cristo, que libertará definitivamente do Maligno. 2850-2854 2864.
598. O que significa o Amém final ?
"No final da oração, tu dizes: Amém, ressaltando com o Amém, que significa 'Assim seja’ tudo o que está contido na oração que Deus nos ensinou" (São Cirilo de Jerusalém). 2855-2856 2865.
F I M

Nenhum comentário: