Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 25 de agosto de 2012

3º Momento do estudo Bíblico particular


O estudo continua, sendo desta vez a partir do Terceiro Capitulo do Genesis

O Capitulo Três do Livro do Genesis procura explicar a origem do mal. O centro dessa questão e a pretensão de ser como Deus (vers. 5: Mas Deus sabe que, no dia em que vocês comerem o fruto, os olhos de vocês vão se abrir, e vocês se tornarão como deuses, conhecedores do bem e do mal”), usurpando o lugar do Deus verdadeiro  para tornar-se autossuficiente,isto e , um  falso deus. A autossuficiência e a mãe de todos os males, que são apenas consequência dela. Deus e o Senhor absoluto, e seu projeto e vida e liberdade para todos, no clima de fraternidade e partilha.

 Quando o homem se torna autossuficiente, se rebela contra o projeto , possuir liberdade e vida plenas; porem, na sua autossuficiência , ele produz o contrario: escravidão e morte. As relações de fraternidade transformam-se em relações de poder e opressão; a relação de partilha transforma-se em exploração, e esta produz a riqueza de poucos e a pobreza de muitos. Desse modo, as relações ficam distorcidas e quebradas , tanto dos homens entre si como dos homens com a natureza. Nesse clima gerado pelo mal, que tende a se multiplicar, o caminho já não leva para a vida, mas para a morte(vers. 22-24: Depois Javé Deus disse: “O homem se tornou como um de nos, conhecedor do bem e do mal.Que ele, agora, não estenda a  mão e colha também da arvore da vida, e coma, e viva para sempre”. Então Javé Deus expulsou o homem do jardim de Éden para cultivar o solo de onde fora tirado. Ele expulsou o homem e colocou diante do jardim de Éden os querubins e a espada chamejante, para guardar o caminho da arvore da vida”).

Tudo perdido... Não. Diante do mal gerado pelo homem, Deus promete uma descendência que estará comprometida com o projeto de Deus, projeto este que triunfara sobre todo o mal. O Novo Testamento vê nessa descendência o povo comprometido com Jesus Cristo, que e o supremo revelador e realizador do projeto de Deus. 

Na Bíblia-Mensagem de Deus, das Edições Loyola, já em sua explicação do Terceiro Capitulo diz:
A pericope começa com a cena da tentação que e personalizada por uma serpente. A Mulher e aqui a personificação do próprio gênero humano sob o aspecto de fecundidade.  Com a incrível ousadia de afirmar que Deus estava mentindo e que Ele odiava o Homem, a Serpente vai exigir do Homem:
             *a)- que ele renegue a sua própria natureza de criatura dependente do Criador;  
             *b)- que ele negue a Deus, seu Criador;
             *c)- que ele se erija sacrilegamente no lugar de Deus ,proclamando  “bom” o que lhe apraz, e “mau” o que não lhe apraz;
      * d)- que o homem , incapaz de representar por si mesmo essa função divina, delegue, idolatricamente, a toda espécie de criaturas as funções que só pertencem ao Deus verdadeiro;
   * e)- e que assim o Homem rompa com Deus, fonte da vida, e va para a morte arrastando consigo o Universo para a perdição. O chamado “pecado original” e simplesmente isso.
Gn 3,6: “A mulher viu que a arvore era apetitosa para comer, de aspecto atraente e desejável para adquirir a inteligência”.

# Comer a arvore ou o fruto, da no mesmo, porque a Arvore e puramente simbólica (ver vers. 2 :”Respondeu a mulher a Serpente: “Podemos comer dos frutos das arvores do jardim do paraíso...”). Desejar e comer o fruto proibido e simplesmente ceder a tentação e transgredir a ordem de Deus.
Referencias a esta passagem em IICor 11,3(“Mas temo que, como a serpente enganou Eva com a sua astucia, assim se corrompam os vossos pensamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo”);
ITim 2,14(“E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que, enganada,se tornou culpada de transgressão”).

Vejamos o mesmo versículo(ou seja, Gn 3,6) colocado e explicado com palavras diferentes mas  contendo a mesma mensagem:
         Gn 3,6: “A mulher, vendo que o fruto da arvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente.”
         # Referencias a esta passagem em IICor 11,3(Receio, porem, que assim como a serpente, com sua astucia, seduziu Eva, os pensamentos de vocês se corromperam, desviando-se da simplicidade devida a Cristo”;
         ITim 2,14(“E não foi Adão que foi seduzido, mas a mulher que, seduzida, pecou”).

Gn 3,7: “Abriram-se então os olhos de ambos e reconheceram que estavam nus; coseram folhas de figueira e fizeram tangas para si.”
#  O pecado tira a inocência e e a fonte de todas as vergonhas que em estado superlativo se tornam  cinismo despudorado.

Gn 3,8: “Quando escutaram o rumor dos passos de Javé Deus, que passeava no Jardim a hora da brisa do dia, o homem e a mulher se esconderam da face de Javé Deus, no meio do jardim”
# O pecado destrói toda paz e harmonia. Começam os conflitos e tensões generalizadas entre o Homem e Deus, entre o homem e a mulher, entre o Homem e as criaturas.

Gn  3,14-19: “ Disse então Javé Deus a Serpente: “Porque fizeste tal coisa, maldita sejas entre todos os animais domésticos; e entre todos os animais selvagens. Rastejaras sobre o teu ventre e comeras o pó todos os dias de tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Sua descendência te esmagara a cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar.” E a mulher Ele disse: “Tornarei penosa a tua gravidez, e entre penas darás a luz teus filhos. Contudo, sentir-te-ás atraída para teu marido, mas este te dominara”.   E ao homem Ele disse: “Porque escutaste a voz de tua mulher, e comeste da arvore da qual te ordenara: “Não podes dela comer”: Maldita seja a terra por tua casa” Com trabalho penoso dela tiraras o sustento todos os dias de tua vida. Espinhos e abrolhos.”

#  Note-se que as sentenças explicam os males deste mundo como consequências do pecado. Mas só a Serpente e amaldiçoada de modo irreversível. Para a Humanidade, ao contrario, se abrem as portas da esperança da Salvação com o anuncio do Messias no Proto-evangelho do versículo 15. A própria terra, atingida pela maldição do pecado, será redimida (Rm 8,19-22: “A própria criação espera com impaciência a manifestação dos filhos de Deus. Entregue ao poder do nada – não por sua própria vontade, mas por vontade daquele que a submeteu - , a criação abriga a esperança, pois ela também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da gloria dos filhos de Deus.
Sabemosque a criação toda geme e sofre dores de parto ate agora.”). 

Gn 3,15: “Porei  inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Sua descendência te esmagara a cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar.”
#  Este versículo e chamado de “Proto-evangelho” por resumir a historia humana em etapas que levam a uma vitoria final:

·                       1- A Mulher (personificando o gênero humano quanto a fecundidade e a sucessão das gerações) e a Serpente. Em “amizade” com a Serpente pelo pecado, a Mulher recebe a promessa da graça da conversão a Deus para repudiar a Serpente da Tentação ao mal.
·                      2- Mas a luta prosseguira entre as Descendências: a Descendência física da Mulher, que são os humanos; e a Descendência espiritual da Serpente, como fala Jesus em Jo 8,30-59.
·                      3- Finalmente a Descendência da Mulher, como que em combate singular, vencera a Serpente, o que nos leva a meditar sobre a Vitoria de Jesus sobre Satanás em textos como Jo 12,31-33( “Agora e o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo vai ser expulso e, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim”. Jesus assim falava para indicar com que morte ia morrer) e Gl 3,16 (“Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente.           
.      
        A  Escritura não diz no plural: “e aos descendentes”; mas no singular: “ e ao  seu descendente”, isto e, a Cristo). Essa, de fato, foi a realidade concreta e histórica, muito bem sentida  pelo grego, que interpretou o texto diretamente visando o Messias: “ Ele te esmagara a cabeça”. Bem compreendido também pela Vulgata, que aludiu logo a Mulher, como profecia realizada na Mãe de Jesus, ela que foi a primeira redimida, radicalmente redimida (por preservação), e portanto a perfeita “inimiga” da Serpente, aquela que em momento algum foi amiga do Diabo, ou a ele submissa pelo pecado.E o belo sentido do “Ela mesma te esmagara a cabeça”. A Mulher que começou por ser Eva, agora e Maria, a Mulher por excelência, como alias o próprio Jesus parece assim interpretar em Jo 2,4(“ Jesus respondeu: “Mulher, que existe entre nos ...Minha hora ainda não chegou”). E  Jo 19,26 (“ Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse a mãe: “Mulher, eis ai o seu filho”).
O que e certo e que jamais um israelita se dirigia a sua mãe com esse vocativo: “Mulher”, e Jesus  não o faria nem em Cana, nem muito menos na hora solene de sua morte, se Ele com isso, não estivesse proclamando a maternidade espiritual da Nova Eva, da Nova Mãe dos Viventes, a Mulher de Gn 3,15, a Virgem Maria que e, assim, dada como Mãe a todos os crentes representados pelo discípulo predileto.   
      
Gn 3,15: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferira a cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar”.
# Esta :trata-se da posteridade da mulher, da qual Jesus Cristo e o mais eminente representante. – Estes  versículos contem  o gérmen da promessa messiânica.

Gen 3,20:  “Adão pos a sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.”
# Eva :  em hebraico Hava significa vida

Gn3,21-: “ Javé Deus fez para o homem e a sua mulher túnicas de peles, e assim os vestiu. “
   # A origem das vestes e apresentada como um gesto de solicitude do amor de Deus, que não abandona o Homem.

Gn 3,22: “Disse então Javé Deus: “Eis que o homem se tornou como um de nos, conhecendo o bem e o mal! Não aconteça agora que ele estenda a mão e tome também da Arvore da Vida, dela coma, e viva para sempre!”
# “Um de nos”, a ser entendido como o “façamos” de Gn 1,26. O homem embora mortal por natureza, não pode se conformar com sua sorte mortal. Deus tinha querido dar-lhe a imortalidade mas o pecado destruiu esse dom. Essa imortalidade feliz lhe será dada pela Salvação em Jesus Cristo.

Gn 3,23: “Lançou-o  então Javé Deus para fora do jardim paradisíaco do Éden de delicias, para que cultivasse a terra donde fora tirado.”
# A expulsão do Homem do jardim de Deus tem devidamente o sentido inverso de sua admissão ai: e a perda da intimidade divina, comprometendo assim a consecuçao da vocação sobrenatural do Homem.  

Um comentário:

lucindamartins18@gmail.com disse...

Aqui esclareço que ha impossibilidade de digitar alguns sinais, como de interrogação,acento agudo,crase, barra...