O estudo continua,
sendo desta vez a partir do Terceiro Capitulo do Genesis
O Capitulo Três do
Livro do Genesis procura explicar a origem do mal. O centro dessa questão e a
pretensão de ser como Deus (vers. 5: Mas Deus sabe que, no dia em que vocês
comerem o fruto, os olhos de vocês vão se abrir, e vocês se tornarão como
deuses, conhecedores do bem e do mal”), usurpando o lugar do Deus
verdadeiro para tornar-se
autossuficiente,isto e , um falso deus.
A autossuficiência e a mãe de todos os males, que são apenas consequência dela.
Deus e o Senhor absoluto, e seu projeto e vida e liberdade para todos, no clima
de fraternidade e partilha.
Quando o homem se torna autossuficiente, se rebela
contra o projeto , possuir liberdade e vida plenas; porem, na sua
autossuficiência , ele produz o contrario: escravidão e morte. As relações de
fraternidade transformam-se em relações de poder e opressão; a relação de
partilha transforma-se em exploração, e esta produz a riqueza de poucos e a
pobreza de muitos. Desse modo, as relações ficam distorcidas e quebradas ,
tanto dos homens entre si como dos homens com a natureza. Nesse clima gerado
pelo mal, que tende a se multiplicar, o caminho já não leva para a vida, mas
para a morte(vers. 22-24: Depois Javé Deus disse: “O homem se tornou como um de
nos, conhecedor do bem e do mal.Que ele, agora, não estenda a mão e colha também da arvore da vida, e coma,
e viva para sempre”. Então Javé Deus expulsou o homem do jardim de Éden para
cultivar o solo de onde fora tirado. Ele expulsou o homem e colocou diante do
jardim de Éden os querubins e a espada chamejante, para guardar o caminho da
arvore da vida”).
Tudo perdido... Não.
Diante do mal gerado pelo homem, Deus promete uma descendência que estará
comprometida com o projeto de Deus, projeto este que triunfara sobre todo o
mal. O Novo Testamento vê nessa descendência o povo comprometido com Jesus
Cristo, que e o supremo revelador e realizador do projeto de Deus.
Na Bíblia-Mensagem de
Deus, das Edições Loyola, já em sua explicação do Terceiro Capitulo diz:
A pericope começa com
a cena da tentação que e personalizada por uma serpente. A Mulher e aqui a
personificação do próprio gênero humano sob o aspecto de fecundidade. Com a incrível ousadia de afirmar que Deus
estava mentindo e que Ele odiava o Homem, a Serpente vai exigir do Homem:
*a)- que ele renegue a sua própria
natureza de criatura dependente do Criador;
*b)- que ele negue a Deus, seu
Criador;
*c)- que ele se erija
sacrilegamente no lugar de Deus ,proclamando
“bom” o que lhe apraz, e “mau” o que não lhe apraz;
* d)- que o homem , incapaz de representar
por si mesmo essa função divina, delegue, idolatricamente, a toda espécie de
criaturas as funções que só pertencem ao Deus verdadeiro;
* e)- e que assim o Homem
rompa com Deus, fonte da vida, e va para a morte arrastando consigo o Universo
para a perdição. O chamado “pecado original” e simplesmente isso.
Gn 3,6: “A mulher viu que a arvore era apetitosa para comer, de aspecto
atraente e desejável para adquirir a inteligência”.
# Comer a arvore ou o fruto, da no mesmo, porque a Arvore e puramente
simbólica (ver vers. 2 :”Respondeu a mulher a Serpente: “Podemos comer dos
frutos das arvores do jardim do paraíso...”). Desejar e comer o fruto proibido
e simplesmente ceder a tentação e transgredir a ordem de Deus.
Referencias a esta passagem em IICor 11,3(“Mas temo que, como a
serpente enganou Eva com a sua astucia, assim se corrompam os vossos
pensamentos e se apartem da sinceridade para com Cristo”);
ITim 2,14(“E não foi Adão que se deixou iludir, e sim a mulher que,
enganada,se tornou culpada de transgressão”).
Vejamos o mesmo versículo(ou seja, Gn 3,6) colocado e explicado com palavras
diferentes mas contendo a mesma mensagem:
Gn 3,6: “A mulher, vendo que o fruto da arvore
era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a
inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu
igualmente.”
# Referencias a esta
passagem em IICor 11,3(Receio, porem, que assim como a serpente, com sua
astucia, seduziu Eva, os pensamentos de vocês se corromperam, desviando-se da
simplicidade devida a Cristo”;
ITim 2,14(“E não foi Adão que foi
seduzido, mas a mulher que, seduzida, pecou”).
Gn 3,7: “Abriram-se então os olhos de ambos e reconheceram que estavam
nus; coseram folhas de figueira e fizeram tangas para si.”
# O pecado tira a inocência e e
a fonte de todas as vergonhas que em estado superlativo se tornam cinismo despudorado.
Gn 3,8: “Quando escutaram o rumor dos passos de Javé Deus, que passeava
no Jardim a hora da brisa do dia, o homem e a mulher se esconderam da face de
Javé Deus, no meio do jardim”
# O pecado destrói toda paz e harmonia. Começam os conflitos e tensões
generalizadas entre o Homem e Deus, entre o homem e a mulher, entre o Homem e
as criaturas.
Gn 3,14-19: “ Disse então Javé
Deus a Serpente: “Porque fizeste tal coisa, maldita sejas entre todos os
animais domésticos; e entre todos os animais selvagens. Rastejaras sobre o teu
ventre e comeras o pó todos os dias de tua vida. Porei inimizade entre ti e a
mulher, entre a tua descendência e a dela. Sua descendência te esmagara a
cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar.” E a mulher Ele disse: “Tornarei penosa a
tua gravidez, e entre penas darás a luz teus filhos. Contudo, sentir-te-ás
atraída para teu marido, mas este te dominara”. E ao
homem Ele disse: “Porque escutaste a voz de tua mulher, e comeste da arvore da
qual te ordenara: “Não podes dela comer”: Maldita seja a terra por tua casa”
Com trabalho penoso dela tiraras o sustento todos os dias de tua vida. Espinhos
e abrolhos.”
# Note-se que as sentenças
explicam os males deste mundo como consequências do pecado. Mas só a Serpente e
amaldiçoada de modo irreversível. Para a Humanidade, ao contrario, se abrem as
portas da esperança da Salvação com o anuncio do Messias no Proto-evangelho do
versículo 15. A própria terra, atingida pela maldição do pecado, será redimida
(Rm 8,19-22: “A própria criação espera com impaciência a manifestação dos
filhos de Deus. Entregue ao poder do nada – não por sua própria vontade, mas
por vontade daquele que a submeteu - , a criação abriga a esperança, pois ela
também será liberta da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e
da gloria dos filhos de Deus.
Sabemosque a criação toda geme e sofre dores de parto ate agora.”).
Gn 3,15: “Porei inimizade entre
ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Sua descendência te esmagara
a cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar.”
# Este versículo e chamado de
“Proto-evangelho” por resumir a historia humana em etapas que levam a uma
vitoria final:
· 1- A
Mulher (personificando o gênero humano quanto a fecundidade e a sucessão das
gerações) e a Serpente. Em “amizade” com a Serpente pelo pecado, a Mulher
recebe a promessa da graça da conversão a Deus para repudiar a Serpente da Tentação
ao mal.
· 2- Mas a
luta prosseguira entre as Descendências: a Descendência física da Mulher, que
são os humanos; e a Descendência espiritual da Serpente, como fala Jesus em Jo
8,30-59.
· 3-
Finalmente a Descendência da Mulher, como que em combate singular, vencera a
Serpente, o que nos leva a meditar sobre a Vitoria de Jesus sobre Satanás em
textos como Jo 12,31-33( “Agora e o julgamento deste mundo. Agora o príncipe
deste mundo vai ser expulso e, quando eu for levantado da terra, atrairei todos
a mim”. Jesus assim falava para indicar com que morte ia morrer) e Gl 3,16
(“Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente.
.
A Escritura não
diz no plural: “e aos descendentes”; mas no singular: “ e ao seu descendente”, isto e, a Cristo). Essa, de
fato, foi a realidade concreta e histórica, muito bem sentida pelo grego, que interpretou o texto
diretamente visando o Messias: “ Ele te esmagara a cabeça”. Bem compreendido
também pela Vulgata, que aludiu logo a Mulher, como profecia realizada na Mãe
de Jesus, ela que foi a primeira redimida, radicalmente redimida (por
preservação), e portanto a perfeita “inimiga” da Serpente, aquela que em
momento algum foi amiga do Diabo, ou a ele submissa pelo pecado.E o belo
sentido do “Ela mesma te esmagara a cabeça”. A Mulher que começou por ser Eva,
agora e Maria, a Mulher por excelência, como alias o próprio Jesus parece assim
interpretar em Jo 2,4(“ Jesus respondeu: “Mulher, que existe entre nos ...Minha
hora ainda não chegou”). E Jo 19,26 (“
Jesus viu a mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava. Então disse a mãe:
“Mulher, eis ai o seu filho”).
O
que e certo e que jamais um israelita se dirigia a sua mãe com esse vocativo:
“Mulher”, e Jesus não o faria nem em
Cana, nem muito menos na hora solene de sua morte, se Ele com isso, não
estivesse proclamando a maternidade espiritual da Nova Eva, da Nova Mãe dos
Viventes, a Mulher de Gn 3,15, a Virgem Maria que e, assim, dada como Mãe a
todos os crentes representados pelo discípulo predileto.
Gn 3,15: “Porei ódio
entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferira a
cabeça, e tu lhe feriras o calcanhar”.
# Esta
:trata-se da posteridade da mulher, da qual Jesus Cristo e o mais eminente
representante. – Estes versículos contem
o gérmen da promessa messiânica.
Gen 3,20: “Adão pos a sua mulher o nome de Eva, porque
ela era a mãe de todos os viventes.”
# Eva : em hebraico Hava significa vida
Gn3,21-: “ Javé Deus
fez para o homem e a sua mulher túnicas de peles, e assim os vestiu. “
# A origem das vestes e apresentada como um
gesto de solicitude do amor de Deus, que não abandona o Homem.
Gn 3,22: “Disse então
Javé Deus: “Eis que o homem se tornou como um de nos, conhecendo o bem e o mal!
Não aconteça agora que ele estenda a mão e tome também da Arvore da Vida, dela
coma, e viva para sempre!”
# “Um de nos”, a ser
entendido como o “façamos” de Gn 1,26. O homem embora mortal por natureza, não
pode se conformar com sua sorte mortal. Deus tinha querido dar-lhe a
imortalidade mas o pecado destruiu esse dom. Essa imortalidade feliz lhe será
dada pela Salvação em Jesus Cristo.
Gn 3,23: “Lançou-o então Javé Deus para fora do jardim
paradisíaco do Éden de delicias, para que cultivasse a terra donde fora
tirado.”
# A expulsão do Homem
do jardim de Deus tem devidamente o sentido inverso de sua admissão ai: e a
perda da intimidade divina, comprometendo assim a consecuçao da vocação
sobrenatural do Homem.
Um comentário:
Aqui esclareço que ha impossibilidade de digitar alguns sinais, como de interrogação,acento agudo,crase, barra...
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