Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


COMPÊNDIO DO
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
SEGUNDA PARTE
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL
Os Sacramentos de Cura - Confissão e Unção dos Enfermos
CAPITULO SEGUNDO
Os sacramentos de cura
295. Por que Cristo instituiu os sacramentos da Penitência e da Unção dos enfermos ?
Cristo, médico da alma e do corpo, os instituiu, porque a vida nova, que nos foi dada por ele nos sacramentos da iniciação cristã, pode ser enfraquecida e até perdida por causa do pecado. Por isso, Cristo quis que a Igreja continuasse a sua obra de cura e de salvação mediante esses dois sacramentos.1420-1421 1426

O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA E DA RECONCILIAÇÃO
296. Como é chamado este sacramento ?
É chamado de sacramento da Penitência, da Reconciliação, do Perdão, da Confissão, da Conversão. 1422-1424.
297. Por que existe um sacramento da Reconciliação depois do Batismo ?
Uma vez que a vida nova na graça, recebida no Batismo, não suprimiu a fraqueza da natureza humana nem a inclinação ao pecado (ou seja, a concupiscência), Cristo instituiu esse sacramento para a conversão dos batizados que se afastaram dele pelo pecado.1425-1426 1484
298. Quando foi instituído esse sacramento ?
O Senhor ressuscitado instituiu esse sacramento quando, na noite da Páscoa, apareceu a seus Apóstolos e lhes disse: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, serão retidos" (Jo 20,22-23).1485.
299. Os batizados têm necessidade de se converter ?
O apelo de Cristo à conversão ressoa continuamente na vida dos batizados. Essa conversão é um compromisso contínuo para toda a Igreja, que é santa, mas reúne em seu seio os pecadores.1427-1429
300. O que é a penitência interior? ?
É o dinamismo do "coração contrito" (Sl 51,19) movido pela graça divina a responder ao amor misericordioso de Deus. Implica a dor ou repulsa pelos pecados cometidos, o firme propósito de não mais pecar no futuro e a confiança na ajuda de Deus. Nutre-se da esperança na misericórdia divina. 1430-1433 1490
301. De que formas se exprime a penitência na vida cristã ?
A penitência se exprime de formas muito variadas, em particular com o jejum, a oração, a esmola. Essas e muitas outras formas de penitência podem ser praticadas na vida cotidiana do cristão, em particular no tempo da Quaresma e no dia penitencial da sexta-feira. 1434-1439
302. Quais são os elementos essenciais do sacramento da Reconciliação ?
São dois: os atos realizados pelo homem que se converte sob a ação do Espírito Santo e a absolvição do sacerdote, que no Nome de Cristo concede o perdão e estabelece a modalidade da satisfação. 1440-1449
303. Quais são os atos do penitente ?
São: um diligente exame de consciência; a contrição (ou arrependimento), que é perfeita quando é motivada pelo amor de Deus, imperfeita se fundada em outros motivos, e que inclui o propósito de não mais pecar; a confissão que consiste na acusação dos pecados feita perante o sacerdote; a satisfação, ou seja, o cumprimento de certos atos de penitência que o confessor impõe ao penitente para reparar o dano causado pelo pecado.1450-1460 1487-1492.
304. Quais os pecados se devem confessar ?
Devem-se confessar todos os pecados graves ainda não confessados de que alguém se lembra depois de um diligente exame de consciência. A confissão dos pecados graves é o único modo ordinário para obter o perdão. 1456
305. Quando há obrigação de confessar os pecados graves ?
Todo fiel tendo atingido a idade da razão, é obrigado a confessar os próprios pecados graves pelo menos uma vez ao ano, e sempre antes de receber a comunhão.1457.
306. Por que os pecados veniais podem ser também objeto da confissão sacramental ?
Embora não seja estritamente necessária, a confissão dos pecados veniais é vivamente recomendada pela Igreja, porque nos ajuda a formar uma reta consciência e a lutar contra as tendências más, para nos deixar curar e progredir na vida do Espírito.1458.
307. Quem é o ministro desse sacramento ?
Cristo confiou o ministério da reconciliação a seus Apóstolos, aos bispos seus sucessores e aos presbíteros seus colaboradores, os quais se tornam, portanto, instrumentos da misericórdia e da justiça de Deus. Eles exercem o poder de perdoar os pecados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 1461-1466 1495.
308. A quem está reservada a absolvição alguns pecados ?
A absolvição de alguns pecados particularmente graves (como os punidos com excomunhão) está reservada à Sé apostólica ou ao bispo do lugar ou aos presbíteros por eles autorizados, embora qualquer sacerdote possa absolver de qualquer pecado e excomunhão quem estiver em perigo de morte. 1463.
309. O confessor deve guardar segredo ?
Dada a delicadeza e a grandiosidade desse ministério e o respeito devido às pessoas, todo confessor é obrigado, sem exceção alguma e sob penas muito severas, a guardar o sigilo sacramental, ou seja, o absoluto segredo acerca dos pecados conhecidos na confissão.1467.
310. Quais são os efeitos desse sacramento ?
Os efeitos do sacramento da Penitência são: a reconciliação com Deus e, portanto, o perdão dos pecados; a reconciliação com a Igreja; a recuperação do estado de graça se foi perdido; a remissão da pena eterna merecida por causa dos pecados mortais e, pelo menos em parte, das penas temporais que são conseqüência do pecado; a paz e a serenidade da consciência, e a consolação do espírito; o crescimento das forças espirituais para o combate cristão. 468-1470 1496.
311. Em alguns casos, pode-se celebrar esse sacramento com a confissão genérica e a absolvição coletiva ?
Em casos de grave necessidade (como em perigo iminente de morte), pode-se recorrer à celebração comunitária da Reconciliação com a confissão genérica e a absolvição coletiva, no respeito das normas da Igreja e com o propósito de confessar individualmente no devido tempo os pecados graves. 1480-1484.
312. O que são as indulgências ?
As indulgências são a remissão diante de Deus da pena temporal merecida pelos pecados, já perdoados quanto à culpa, que o fiel, em determinadas condições, adquire para si mesmo ou para os defuntos mediante o ministério da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui o tesouro dos méritos de Cristo e dos Santos. 1471-1479 1496.

O SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS
313. Como é vivida a doença no Antigo Testamento ?
No Antigo Testamento, o homem experimenta durante a doença o próprio limite e percebe ao mesmo tempo em que a doença está ligada, de modo misterioso, ao pecado. Os profetas entreviram que ela podia ter também um valor redentor para os pecados próprios e dos outros. Assim, a 
314. Que significado tem a compaixão de Jesus para com os doentes ?
A compaixão de Jesus para com os doentes e as suas numerosas curas de enfermos são um claro sinal de que com ele chegou o Reino de Deus e, portanto, a vitória sobre o pecado, sobre o sofrimento e sobre a morte. Com sua paixão e morte, ele dá novo sentido ao sofrimento, o qual unido ao seu, pode se tornar meio de purificação e de salvação para nós e para os outros.1503-1505.
315. Qual é o comportamento da Igreja em relação aos doentes ?
A Igreja tendo recebido do Senhor a ordem de curar os enfermos, compromete-se a cumpri-la com os cuidados para com os doentes, acompanhados de oração de intercessão. Ela possui, sobretudo um sacramento específico em favor dos enfermos, instituído pelo próprio Cristo e atestado por são Tiago: "Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da igreja, para que orem sobre ele, ungido-o com óleo no nome do Senhor" (Tg 5,14). 1506-1513 1526-1527.
316. Quem pode receber o sacramento da Unção dos enfermos ?
Pode recebê-la o fiel que começa a se encontrar em perigo de morte por doença ou velhice. O mesmo fiel pode recebê-la também outras vezes, quando, se verifica um agravamento da doença ou quando lhe acontece uma outra doença grave. A celebração desse sacramento deve ser, se possível, precedida pela confissão individual do doente. 1514-1515 1528-1529.
317. Quem administra esse sacramento ?
Ele pode ser administrado somente pelos sacerdotes (bispos ou presbíteros). 1516 1530.
318. Como se celebra esse sacramento ?
A celebração desse sacramento consiste essencialmente na unção com óleo, bento possivelmente pelo bispo, sobre a fronte e sobre as mãos do doente, (no rito romano, ou também outras parte do corpo, em outros ritos), acompanhada pela oração do sacerdote, que implora a graça especial desse sacramento. 1517-1519 1531.
319. Quais são confere os efeitos desse sacramento ?
Ele confere uma graça particular, que une mais intimamente o doente à paixão de Cristo, para o seu bem e o de toda a Igreja, dando-lhe conforto, paz, coragem e até o perdão dos pecados, se doente não pode confessar-se. Esse sacramento permite às vezes, se Deus o quiser, até a recuperação da saúde física. Em todo caso, essa Unção prepara o doente para a passagem à Casa do Pai. 1520-1523 1532.
320. O que é o Viático ?
É a Eucaristia recebida por aqueles que estão por deixar esta vida terrena e se preparam para a passagem para a vida eterna. Recebida no momento da passagem deste mundo para o Pai, a comunhão do Corpo e do Sangue de Cristo morto e ressuscitado é semente de vida eterna e poder de ressurreição. 1524-1525.

Nenhum comentário: