Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


COMPÊNDIO DO
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
 QUARTA PARTE - A ORAÇÃO CRISTÃ
A Oração - As Expressões e o Combate da Oração
QUARTA PARTE
A oração cristã - Primeira seção
A oração na vida cristã
534. O que é a oração ?
A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus de bens conformes à sua vontade. Ela é sempre dom de Deus, que vem ao encontro do homem. A oração cristã é relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o seu Pai infinitamente bom, com seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo, que habita no coração deles. 2558-2565 2590.

CAPÍTULO PRIMEIRO
A Revelação da oração
535. Por que existe um chamado universal à oração ?
Porque Deus toma a iniciativa, mediante a criação, de chamar todo ser do nada, e o homem, mesmo depois da queda, continua a ser capaz de reconhecer o seu Criador, conservando o desejo daquele que o tinha chamado à existência. Todas as religiões e de modo particular toda a história da salvação testemunham esse desejo de Deus por parte do homem, mas é Deus o primeiro a atrair incessantemente toda pessoa ao encontro misterioso da oração. 2566-2567.

A REVELAÇÃO DA ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO
536. Em que Abraão é um modelo de oração ?
Abraão é um modelo de oração porque caminha na presença de Deus, escuta-o e lhe obedece. A sua oração é um combate da fé porque ele continua a crer na fidelidade de Deus, mesmo nos momentos da prova. Além disso, depois de ter recebido na própria tenda a visita do Senhor que lhe confia o próprio desígnio, Abraão ousa interceder pelos pecadores com ousada confiança. 2570-2573 2592.
537. Como orava Moisés ?
A oração de Moisés é típica da oração contemplativa: Deus, que chama Moisés da sarça ardente, entretém-se muitas vezes e longamente com ele "face a face, como alguém que fala com seu amigo" (Ex 33,11). Nessa intimidade com Deus, Moisés haure a força para interceder com tenacidade a favor do povo: a sua oração prefigura assim a intercessão do Único mediador, Cristo Jesus. 2574-2577 2593.
538. Que relações têm, no Antigo Testamento, o templo e o rei com a oração ?
À sombra da moradia de Deus - a Arca da Aliança, depois o templo - desenvolve-se a oração do Povo de Deus sob a guia dos seus pastores. Entre eles Davi é o rei "segundo o coração de Deus", o pastor que ora pelo seu povo. A sua oração é um modelo para a oração do povo, pois é adesão à promessa divina e confiança, cheia de amor, nAquele que é o único Rei e Senhor. 2578-2580 2594.
539. Qual é o papel da oração na missão dos profetas ?
Os profetas haurem da oração luz e força para exortar o povo à fé e à conversão do coração. Entram numa grande intimidade com Deus e intercedem pelos irmãos, aos quais anunciam o que viram e ouviram do Senhor. Elias é o pai dos profetas, ou seja, daqueles que procuram a Face de Deus. No Monte Carmelo ele obtém a volta do povo à fé, graças à intervenção de Deus, a quem ele suplicava: "Ouve-me, Senhor, ouve-me!" (1 Rs... 18,37). 2581-2584.
540. Qual é a importância dos salmos na oração ?
Os salmos são o ápice da oração no Antigo Testamento: a Palavra de Deus toma-se oração do homem. Inseparavelmente pessoal e comunitária, essa oração, inspirada pelo Espírito Santo, canta as maravilhas de Deus na criação e na história da salvação. Cristo rezou os salmos e lhes deu cumprimento. Por isso eles permanecem um elemento essencial e permanente da oração da Igreja, adaptados aos homens de todas as condições e de todos os tempos. 2579 2585-2589 2596-2597.

A ORAÇÃO É PLENAMENTE REVELADA
E REALIZADA EM JESUS
541. Com quem Jesus aprendeu a rezar ?
Jesus, segundo o seu coração de homem, aprendeu a rezar com sua mãe e com a tradição hebraica. Mas a sua oração brota de uma fonte mais secreta, pois é o Filho eterno de Deus que, na sua santa humanidade, dirige a seu Pai a oração filial perfeita. 2599 2620.
542. Quando rezava Jesus ?
O Evangelho mostra muitas vezes Jesus em oração. Vemo-lo retirar se na solidão, também de noite. Reza antes de momentos decisivos da sua missão ou da dos Apóstolos. De fato, toda a sua vida é oração, pois está em constante comunhão de amor com o Pai. 2600-2604 2620.
543. Como Jesus rezou na sua paixão ?
A oração de Jesus durante a sua agonia no Horto do Getsêmani e as suas últimas palavras na cruz revelam a profundidade da sua oração filial: Jesus dá cumprimento ao desígnio de amor do Pai e toma sobre si todas as angústias da humanidade, todos os pedidos e intercessões da história da salvação. Ele as apresenta ao Pai que as acolhe e as ouve, para além de toda esperança, ressuscitando-o dos mortos. 2605-2606 2620.
544. Como Jesus nos ensina a rezar ?
Jesus nos ensina a rezar não só com a oração do Pai-nosso, mas também quando ele reza. Desse modo, além do conteúdo, ensina-nos as disposições exigidas para uma verdadeira oração: a pureza do coração que procura o Reino e perdoa os inimigos; a confiança audaz e filial que vai além do que sentimos e compreendemos; a vigilância que protege o discípulo da tentação; a oração em Nome de Jesus, nosso Mediador junto do Pai. 2608-2614 2621.
545. Por que é eficaz a nossa oração ?
A nossa oração é eficaz porque está unida pela fé à de Jesus. Nele a oração cristã se torna comunhão de amor com o Pai. Podemos nesse caso apresentar os nossos pedidos a Deus e ser ouvidos: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" (Jo 16,24). 2615-2616.
546. Como rezava a Virgem Maria ?
A oração de Maria se caracteriza por sua fé e por sua generosa oferta de todo seu ser a Deus. A Mãe de Jesus é também a Nova Eva, a "Mãe dos vivos": ela reza a Jesus, seu Filho, pelas necessidades dos homens. 2617 2618 2622 2674 2679.
547. Existe no Evangelho uma oração de Maria ?
Além da intercessão de Maria em Caná da Galiléia, o Evangelho nos apresenta o Magnificat (Lc 1,46-55), que é o cântico da Mãe de Deus e o da Igreja, o agradecimento alegre que sobe do coração dos pobres, porque a esperança deles é realizada pelo cumprimento das promessas divinas. 2619.

A ORAÇÃO NO TEMPO DA IGREJA
548. Como rezava a primeira comunidade cristã de Jerusalém ?
No início dos Atos dos Apóstolos, está escrito que na primeira comunidade de Jerusalém, educada pelo Espírito Santo na vida de oração, os crentes "eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações" (At 2,42). 2623-2624.
549. Como intervém o Espírito Santo na oração da Igreja ?
O Espírito Santo, Mestre interior da oração cristã, forma a Igreja na vida de oração e a faz entrar cada vez mais profundamente na contemplação e na união com o insondável mistério de Cristo. As formas de oração, como expressas nos Escritos apostólicos e canônicos, serão normativas para a oração cristã. 2623 2625.
550. Quais são as formas essenciais da oração cristã ?
São a bênção e a adoração, a oração de súplica e a intercessão, a ação de graças e o louvor. A Eucaristia contém e exprime todas as formas de oração. 2643-2644.
551. O que é a bênção ?
A bênção é a resposta do homem aos dons de Deus: nós bendizemos o Todo-poderoso que primeiro nos abençoa e nos enche dos seus dons. 2626-2627 2645.
552. Como se pode definir a adoração ?
A adoração é a prosternação do homem que se reconhece criatura diante do seu Criador três vezes santo. 2628.
553. Quais são as diversas formas da oração de súplica ?
Pode ser um pedido de perdão ou também uma súplica humilde e confiante para todas as nossas necessidades, tanto espirituais como materiais. Mas a primeira realidade a ser desejada é a vinda do Reino. 2629-2633 2646.
554. Em que consiste a intercessão ?
A intercessão consiste em pedir em favor de outro. Ela nos informa e nos une à oração de Jesus, que intercede junto ao Pai por todos os homens, em particular pelos pecadores. A intercessão deve-se estender também aos inimigos. 2634-2636 2647.
555. Quando se presta a Deus ação de graças ?
A Igreja dá graças a Deus incessantemente, sobretudo ao celebrar a Eucaristia, na qual Cristo a faz participar da sua ação de graças ao Pai. Todo acontecimento se torna para o cristão motivo de ação de graças. 2637-2638 2648.
556. O que é a oração de louvor ?
O louvor é a forma de oração que mais imediatamente reconhece que Deus é Deus. É completamente desinteressada: canta a Deus pelo que ele mesmo é e lhe dá glória porque ele é. 2639-2643 2649.

CAPÍTULO SEGUNDO
A tradição da oração
557. Qual é a importância da Tradição em relação à oração ?
Na Igreja, é por meio da Tradição viva que o Espírito Santo ensina os filhos de Deus a orar. Com efeito, a oração não se reduz ao espontâneo manifestar-se de um impulso interior, mas implica contemplação, estudo e compreensão das realidades espirituais de que se faz experiência. 2650-2651.

NAS FONTES DA ORAÇÃO
558. Quais são as fontes da oração cristã ?
São: a Palavra de Deus, que nos dá a "sublime ciência" de Cristo (Fl 3,8); a Liturgia da Igreja, que anuncia, atualiza e comunica o mistério da salvação; as virtudes teologais; as situações cotidianas, porque nelas podemos encontrar a Deus. 2652-2662. “Amo-vos, Senhor, e a única graça que vos peço é de vos amar eternamente. Meus Deus, se a minha língua não pode repetir, a cada instante, que vos amo, quero que o meu coração vo-lo repita todas as vezes que respiro" (São João Maria Vianney).

O CAMINHO DA ORAÇÃO
559. Na Igreja existem diferentes caminhos de oração ?
Na Igreja existem diferentes caminhos de oração, ligados aos diferentes contextos históricos, sociais e culturais. Cabe ao Magistério discernir a fidelidade deles à tradição da fé apostólica, e cabe aos pastores e aos catequistas explicar seu sentido, sempre relacionado a Jesus Cristo. 2663.
560. Qual é o caminho da nossa oração ?
O caminho da nossa oração é Cristo, porque ela se dirige a Deus nosso Pai, mas chega a Ele somente se, pelo menos implicitamente, nós orarmos em nome de Jesus. A sua humanidade é, com efeito, o único caminho pelo qual o Espírito Santo nos ensina a rezar a nosso Pai. Por isso, as orações litúrgicas concluem com a fórmula: "Por nosso Senhor Jesus Cristo". 2664 2680-2681.
561. Qual é o papel do Espírito Santo na oração ?
Uma vez que o Espírito Santo é o Mestre interior da oração cristã e "nós não sabemos o que pedir nem como pedir" (Rm 8,26), a Igreja nos exorta a invocá-lo e a implorá-lo em todas as ocasiões: "Vem, Espírito Santo!". 2670-2672 2680-2681.
562. Em que a oração cristã é Mariana ?
Em virtude da sua singular cooperação com a ação do Espírito Santo, a Igreja gosta de orar a Maria e de orar com Maria, a Orante perfeita, para com Ela engrandecer e invocar o Senhor. De fato, Maria, «mostra-nos o caminho» que é o Seu Filho, o único Mediador.. 2673-2679 2682.
563. Como a Igreja reza a Maria ?
Em primeiro lugar com a Ave-maria, oração com que a Igreja pede a intercessão da Virgem. Outras orações marianas são o Rosário, o hino Acatisto, a Paráclise, os hinos e os cânticos das diversas tradições cristãs. 2682.

GUIAS PARA A ORAÇÃO
564. De que modo os santos são guias para a oração ?
Os santos são os nossos modelos de oração e a eles pedimos também que intercedam, junto à Santíssima Trindade, por nós e pelo mundo inteiro. A intercessão deles é o mais alto serviço que prestam ao desígnio de Deus. Na comunhão dos santos, desenvolveram-se, ao longo da história da Igreja, diversos tipos de espiritualidade, que ensinam a viver e a praticar a oração. 2683-2684 2692-2693.
565. Quem pode educar para a oração ?
A família cristã constitui o primeiro lugar da educação para a oração. A oração familiar cotidiana é particularmente recomendada, porque é o primeiro testemunho da vida de oração da Igreja. A catequese, os grupos de oração, a "direção espiritual" constituem uma escola e uma ajuda à oração. 2685-2690 2694-2695.
566. Quais são os lugares favoráveis à oração ?
Pode-se rezar em qualquer parte, mas a escolha de um lugar apropriado não é indiferente para a oração. A igreja é o lugar próprio da oração litúrgica e da adoração eucarística. Também outros lugares ajudam a rezar, como um "recanto de oração" em casa; um mosteiro; um santuário. 2691 2696.

CAPÍTULO TERCEIRO
A vida de oração
567. Quais momentos são mais indicados para a oração ?
Todos os momentos são indicados para a oração, mas a Igreja propõe aos fiéis ritmos destinados a alimentar a oração contínua: orações da manhã e da noite, antes e depois das refeições; liturgia das Horas; Eucaristia dominical; santo Rosário; festas do ano litúrgico. 2697-2698 2720. “É preciso lembrar-se de Deus com mais freqüência do que se respira" (São Gregório Nazianzeno).
568. Quais são as expressões da vida de oração ?
A tradição cristã conservou três modos para exprimir e viver a oração: a oração vocal, a meditação e a oração contemplativa. Seu traço comum é o recolhimento do coração. 2697 -2699.

AS EXPRESSÕES DA ORAÇÃO
569. Como se caracteriza a oração vocal ?
A oração vocal associa o corpo à oração interior do coração. Até a mais interior das orações não poderia ficar sem a oração vocal. Em todos os casos ela deve sempre brotar de uma fé pessoal. Com o Pai-nosso, Jesus nos ensinou uma fórmula perfeita de oração vocal. 2700-2704 2722.
570. O que é a meditação ?
A meditação é uma reflexão orante, que parte sobretudo da Palavra de Deus, na Bíblia. Põe em ação a inteligência, a imaginação, a emoção, o desejo, para aprofundar a nossa fé, converter o nosso coração e fortificar a nossa vontade de seguir Cristo. É uma etapa preliminar para a união do amor com o Senhor. 2705-2708 2723.
571. O que é a oração contemplativa ?
A oração contemplativa é um simples olhar sobre Deus, no silêncio e no amor. É um dom de Deus, um momento de fé pura durante o qual o orante procura Cristo, remete-se à vontade amorosa do Pai e recolhe o seu ser sob a moção do Espírito. Santa Teresa de Ávila a define como uma íntima relação de amizade, "na qual nos entretemos muitas vezes a sós com Deus por quem nos sabemos amados". 2709-2719 2724 2739-2741.

O COMBATE DA ORAÇÃO
572. Por que a oração é um combate ?
A oração é um dom da graça, mas pressupõe sempre uma resposta decidida de nossa parte, porque aquele que reza combate contra si mesmo, o ambiente e sobretudo contra o Tentador, que faz de tudo para o distrair da oração. O combate da oração é inseparável do progresso da vida espiritual. Reza-se como se vive, porque se vive como se reza. 2725.
573. Há objeções à oração ?
Além de conceitos errôneos, muitos pensam não ter tempo de rezar ou que seja inútil rezar. Aqueles que rezam podem desanimar diante das dificuldades e dos aparentes insucessos. Para vencer esses obstáculos são necessárias a humildade, a confiança e a perseverança. 2726-2728 2752-2753.
574. Quais são as dificuldades da oração ?
A distração é a dificuldade habitual da nossa oração. Ela tira a atenção de Deus e pode até revelar aquilo a que estamos apegados. O nosso coração então deve voltar-se humildemente ao Senhor. A oração é muitas vezes insidiada pela aridez, cuja superação permite na fé aderir ao Senhor, mesmo sem uma consolação sensível. A acídia é uma forma de preguiça espiritual devida ao relaxamento da vigilância e à deficiente guarda do coração. 2729-2733 2754-2755.
575. Como fortificar a nossa confiança filial ?
A confiança filial é posta à prova quando pensamos não ser ouvido. Temos de nos perguntar então se Deus é para nós um Pai cuja vontade procuramos fazer, ou é um simples meio para obter o que queremos. Se a nossa oração se une à de Jesus, sabemos que ele nos concede muito mais deste ou daquele dom: recebemos o Espírito Santo que transforma o nosso coração. 2734-2741 2756.
576. É possível rezar a todo o momento ?
Rezar é sempre possível, porque o tempo do cristão é o tempo de Cristo ressuscitado, o qual "está conosco todos os dias" (Mt 28,20). Oração e vida cristã são, por isso, inseparáveis. 2742-2745 2757. “É possível, até no mercado ou durante um passeio solitário, fazer uma freqüente e fervorosa oração. É possível também na loja, ao comprarmos ou ao vendermos, ou também enquanto cozinhamos" (São João Crisóstomo).
577. O que é a oração da Hora de Jesus ?
É chamada assim a oração sacerdotal de Jesus na Última Ceia. Jesus, o Sumo Sacerdote da Nova Aliança, dirige-a ao Pai quando chega a Hora da sua "passagem" para ele, a Hora do seu sacrifício. 2604 2746-2751 2758.

Nenhum comentário: