quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Crianças escrevem ao Papa
Livro foi organizado pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa
Lisboa, 11dez 2013 (Ecclesia) – O livro ‘As crianças da Europa falam ao Papa Francisco’ vai ser presentado hoje em Lisboa pelo padre Duarte da Cunha, secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), na Fundação Maria Ulrich (18h30).
Entre os testemunhos recolhidos está uma mensagem de Leonor Vieira, que tem onze anos, vive em Braga e frequenta a Paróquia de Santa Maria de Ferreiros.
“Caro Papa Francisco, chamo-me Leonor e quero escrever-te porque admiro muito o teu trabalho! Senti-me muito feliz quando soube que tínhamos um novo Papa. Pareces-me muito generoso, responsável, cheio de fé e muito bom. Espero que te mantenhas assim como és! Beijinhos, Leonor”, escreve.
A obra contém desenhos e mensagens enviadas por crianças que vivem nas periferias de cidades europeias, pertencentes a cada um dos 38 membros do CCEE.
“Ainda que se dirijam diretamente ao seu Papa, estas crianças têm ao mesmo tempo algo a dizer a cada fiel. A sua simplicidade e alegria - contemplada através destes desenhos - é surpreendente e maravilhosa”, assinala o padre Duro Hranic, presidente da Secção de Catequese na Comissão do CCEE para a Catequese.
“Muitas destas crianças são acompanhadas por histórias familiares muito défices e complexas, que apesar de tudo levam em frente com confiança e esperança em relação ao futuro, porque reconhecem estar a ser observadas por um olhar de amor”, acrescentou na introdução do livro, editado em Portugal pela Paulus.
Segundo o padre Duro Hranic, com o livro oferecido ao Papa Francisco, a 4 de setembro de 2013, que assinou a primeira página com uma bênção para as crianças europeias, o CCEE quer prestar-lhe homenagem “com uma saudação dos mais pequeninos do continente europeu, que agora tanto necessita de uma mensagem positiva e cheia de esperança especialmente neste tempo de crise que arrasta consigo muitas dificuldades e desafios”.
A publicação foi promovida pela secção de Catequese da Comissão Catequética, Escola e Universidade do CCEE, organismo no qual se englobam 33 conferências episcopais e cinco membros individuais que representam 42 países do continente europeu.
A Paulus Editora informa ainda que “estabeleceu uma parceria com o Instituto de Apoio à Criança”, para o qual vai reverter um euro por cada exemplar vendido.
CB/OC
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário