Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 17 de novembro de 2013

Apologética
As razões para Imaculada Conceição de Maria
Fonte: Catolico defiende tu fé
Autor: Martin Zavala M.P.
Tradução: Rogério SacroSancttus
Pergunta:
Olá? Há alguns meses atrás escutei o diácono dizendo que Maria foi concebida sem pecado original e logo, disse, ela nasceu sem pecado. Eu sempre pensei que quando se dizia Virgem sem pecado concebido se referia a Concepção de Jesus por meio do Espirito Santo e por isso Ele era nascido sem pecado.
Resposta
É um fato que Deus nos criou com diferentes maneiras de ser distintamente um do outro e também nos chama diferentes ministérios a serviço dEle e a nosso próximo. Neste caso a Santissima Virgem Maria foi criada exprofeso (e somente ela) para ser a progenitora do Filho de Deus, com todas as consequências que isso traria.
Uma das maravilhos e principais consequ6encias é o que veremos neste tema e te ajudará a dar razões em nossa fé.
A Imaculada Conceição de Maria
Quando usamos este titulo o que queremos dizer é que a Virgem Maria foi concebida sem pecado original. Os motivos pelo que estamos seguros desta grande verdade são:
1- Razão Principal
Jesus Cristo é o Salvador prometido (Gen. 2,15; Is 11,2), por necessidade teria de vir a nós mediante a um ato purissimo, livre de todo o defeito do pecado (Fil 2,6-7) e para que assim o fosse, teria então que nascer em uma mulher totalmente pura desde o ponto de vista sobrenatural e moral.
Digamos então que Deus, como mostra de sua honra e poder nos tras a Virgem Maria, gerada e nascida totalmente livre de defeito, que significa livre do menos vestigio do pecado original, que é o único que poderia manchá-la. Isto tudo foi pelos Méritos de Jesus Cristo.
Pegaremos um exemplo para explicar com mais simplicidade. Quando uma pessoa vai presa, após a entrada do advogado e pagando a fiança conseguirá assim retirá-lo dali. A pessoa que esteve dentro e possivelmente fez algo mal para merecer isso e graças a fiança conseguiu sair.
Mas também pode acontecer de uma outra pessoa que sendo levada a prisão, o advogado ponha antes um "amparo" e faça assim que esta pessoa NÃO entre e nunca pise nesta prisão.
Algo similar a este segundo aconteceu com a Santissima Virgem Maria que normalmente, igual a todos os seres humanos, deveria nascer com o pecado original, mas pelos méritos de Jesus Cristo e por ser ela a escolhida para ser sua mãe e de o haver aceitado graças aos meritos de Cristo- como amparo- ela foi libertada por Deus para que o Filho de Deus que é perfeito e santo nascesse de uma mulher que houvesse sido concebida sem a mancha do Pecado Original.
Razão Biblica
O que dissemos anteriormente nos serve para aprofundar no texto biblico de Lc 1,28. A palavra grega empregada aqui é Kejaritomene = Agraciadíssima. E por sua vez esta palavra vem de uma palabra hebraica como "Kedesh" = piedoso ou "santo" em algum de seus superlativos ou grau máximo e também "Gratia Plena" (do texto Latino)
O anjo chegou a ela e disse-lhe:
"Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo." Lc 1,28
Traduzido literalmente diz "Plenitude de graça", ou na Ave Maria em espanhol que diz: "É cheia de graça" ( Perfeição sobrenatural tal grado que nenhum ser humano pode tê-la exceto Jesus Cristo)
O que a Biblia e seus autores nos queriam dizer com estas palavras é algo grandioso. Ela é : "A Santissima Virgem maria". Portanto se ela era "Santissima" tinha que ter nascido sem nenhuma mancha de pecado.
Outro exemplo esta em Juizes 6,12 que diz:
"O anjo do Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: O Senhor está contigo, valente guerreiro!"
Em hebraico o Senhor diz: "Shalóm lac, gibor hehayil"
Texto hebraico que significa: "Super-Valentíssimo". E o personagem mencionado, chamando-se Gedeão, o anjo (enviado por Deus [vs.11] o chama de "valente em grau máximo".
Assim também em Lc 1,28, o anjo enviado por Deus chamou a Maria assim: "Possuidora de graças em grau máximo", tanto em quantidade como em qualidade e uma delas seria nascer imaculada.
Isto ilumina a passagem de Gen. 3,15 aonde a inimizade entre a serpente e a mulher significa uma luta, isto é : O maligno que é a "suma maldade" lutando contra a "suma santidade" que é Maria, a mãe do Salvador.
Isso é o que a Biblia quis nos dizer. Por isso Maria teria que nascer sem mancha do Pecado Original.
Nota do autor do site Exsurge:
E o maligno também sabe que já perdeu a luta contra Deus e por isso foi expulso do Paraíso, e sabendo que nada pode fazer contra Deusm foi atacar as criaturas que são os homens e por isso trava esta batalha contra Maria, que é criatura e sua descendencia:
Apocalipse 12:13 a 17="O Dragao vendo que fora precipitado a terra, perseguiu a Mulher que dera a luz ao Menino.Mas a mulher fora dadas duas asas de grande aguia a fim de voar para o deserto.ESTE ENTAO SE IRRITOU CONTRA A "MULHER" E FOI GUERRA AO RESTO DE SUA DESCENDENCIA.
O temor que Maria inspira ao demonio é maior que o que lhe inspiram todos os anjos e homens e em certo sentido, o proprio Deus.Não que a ira, o odio, o poder de Deus nao sejam infinitamente maiores que a da Santissima Virgem, pois as perfeicoes de Maria sao limitadas,mas em primeiro lugar, Satanas porque é orgulhoso, sofre incomparavelmente mais POR SER VENCIDO E PUNIDO PELA PEQUENA E HUMILDE ESCRAVA DE DEUS, cuja a humildade o humilha mais que o poder divino , segundo porque Deus concedeu a Maria tao grande poder sobre os demonios que como muitas vezes se viram obrigados a confessar pelas bocas dos possessos , infude-lhes mais temor um só de seus suspiros, por uma alma, que as oraçoes de todos os santos e uma só de suas ameaças que todos os outros tormentos. (Sao luis Maria Grignion Monfort)
Rogério SacroSancttus
Razão Eclesial
Nossa fé não está baseado somente no que está escrito na Biblia, mas também na Igreja que é o fundamento e sustentaculo da Verdade (I Tim 3,15). Por isso mesmo que Jesus não ordenou e nem escreveu nada.
Na ordem do tempo a Igreja vem antes da Biblia e por este motivo vejamos aqui a voz da autoridade da Igreja Catolica sobre este tema:
Em 08 de Dezembro de 1854 o Papa Pio IX definiu como dogma " a Imaculada Conceição de Maria" em sua Bula "Inefabilis Deus".
Agradeçamos a deus, a maravilhosa dádica de nos enviar seu Filho Jesus Cristo por meio da Imaculada Conceição de Maria.




Este tema esta tomado del libro RESPUESTAS CATOLICAS INMEDIATAS. Te lo recomiendo, tiene muchos temas mas sobre como Defender la fe. Puedes comprarlo llamando al (480) 598-4320 o Haz un click en este enlace: Tienes preguntas, dudas o comentarios, o deseas informacion sobre los cursos.........contactanos e-mail : mailto:apostoles@prodigy.net - Sitio de los: Misioneros de la Palabra 

Nenhum comentário: