Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sexta-feira, 22 de novembro de 2013, 08h18

Música tem papel fundamental na evangelização, diz Eugenio Jorge

Luciane Marins e Padre Roger Araújo
Da Redação


Canção Nova
Capa do CD mais recente de Eugenio Jorge
No dia em que a Igreja celebra Santa Cecília, padroeira dos músicos, o Canção Nova em Foco conversa com o cantor, compositor e produtor musical católico, Eugenio Jorge, um dos maiores nomes da música católica brasileira.

"A música tem um papel fundamental na evangelização", afirma Eugenio. Ele destaca que embora a música seja apenas um meio, já que é a Palavra de Deus que evangeliza, uma vez usada com eficácia produz muitos frutos. "Deus tem usado da música cristã para mudar, transformar a história de muita gente, somos testemunhas desse fato".

Ouça
.: Acesse íntegra da entrevista


Eugenio Jorge, que também é fundador e diretor da Missão Mensagem Brasil, instituição dedicada integralmente à evangelização através da música, explica que essa eficácia acontece quando a música é acompanhada de uma experiência pessoal com Deus, tanto de quem a compõe, como de quem a interpreta. “A música cristã deveria ser um transbordamento da nossa relação com Deus. Esse transbordamento faz a música capaz de tocar as pessoas e levá-las a um encontro pessoal com Jesus”.

Os anos de experiência o levam a indicar um caminho para ministérios de música que pensam e sonham em gravar um CD. Para ele, um requisito fundamental é amadurecer na fé, outro ponto é não se deixar seduzir pelo glamur que a música proporciona. “O desafio é amar Jesus apaixonadamente e por amá-Lo cantar, por amá-Lo, gravar um CD, ou um DVD, fazer o trabalho que faz".

O músico, que já cantou para os três últimos Papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco, conta que uma experiência como essa é algo “maravilhoso”, mas o que de fato o realiza é ouvir o povo cantar as canções que Deus lhe confiou. “Ver o povo cantando, desfrutar da presença do povo cantando para glória de Deus e sendo santificado pela nossa canção, isso nos realiza plenamente.”

Na entrevista, Eugênio Jorge fala também sobre o que pensa da música secular, ele elogia a genuína música popular brasileira e faz uma crítica a músicas comerciais que tem letras "destrutivas". "Estamos inseridos no mundo, precisamos perceber o que é bom e o que não é bom, o que é bom a gente acolhe, o que não é bom a gente descarta”, aconselha.

A história de sua primeira composição, feita enquanto servia o Quartel em 1982 e não sabia nenhuma nota musical, também é recordada por ele na entrevista. Ele conta que foi com essa composição, “És precioso”, que ganhou o Primeiro Festival de Música Católica, ocasião em que padre Jonas Abib, um dos primeiros padres cantores do Brasil, estava no júri.

Eugenio fala ainda sobre a evolução da música católica, desde o início dos anos 80 quando somente os padres cantavam e deixa uma mensagem para todos os músicos que nesta sexta-feira, celebram sua padroeira.


Tags: musica catolica Eugênio Jorge Santa Cecília evangelização
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    Comente
Conteúdo relacionado

Nenhum comentário: