Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Quarta-feira, 20 de novembro de 2013, 09h56

Encontro internacional alerta para risco da eutanásia


Da Redação, com Agências


Divulgação
28ª Conferência Internacional da Pastoral da Saúde reunirá no Vaticano especialistas de todo o mundo
O  Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde, da Santa Sé, realizará a partir desta quinta-feira, 21, uma Conferência internacional dedicada às pessoas que sofrem com doenças neurodegenerativas.

A 28ª Conferência realizada pelo organismo vaticano terá como  tema “A Igreja a serviço da pessoa idosa doente: o cuidado com as pessoas afetadas por patologias neurodegenerativas".

O evento, realizado até o próximo sábado, 23, contará com a participação do Papa Francisco no encerramento. O Pontífice receberá  os cerca de 700 participantes vindos de 57 países.

Durante a apresentação da conferência na sala de imprensa da Santa Sé nesta terça-feira, 19, o presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral da Saúde,  Dom Zygmunt Zimowski, recordou que existem 35 milhões de pessoas afetadas pela doença de Alzheimer e que todos os anos se registram quase 8 milhões de novos casos, destacando assim a importância da temática escolhida.

“O impacto dessas doenças é enorme na pessoa afetada, no seu âmbito familiar, comunitário e, de forma mais ampla, social e nacional”, destacou o presidente do Dicastério.

O arcebispo alertou  ainda para o  risco da eutanásia, um dos assuntos principais da conferência. “É preciso empenhar-se sempre em favor da vida para que aqueles que não são considerados economicamente produtivos, convenientes, não sejam marginalizados, ou mesmo eliminados”,  destacou.

Dom Zygmunt lembrou o importante papel da Igreja na defesa da vida, e exortou todos os católicos à dedicação aos doentes. “A Igreja é realmente família de todas as gerações, na qual cada um tem se sentir em casa e onde não reina a lógica do lucro e do ter, mas a da gratuidade e do amor. Quando a vida se torna frágil, nos anos da velhice, não perde nunca o seu valor e a sua dignidade”, concluiu.


Tags: doentes Vaticano Papa Francisco eutanásia defesa da vida
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    Comente
Conteúdo relacionado

Nenhum comentário: