Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 17 de novembro de 2013

17/11/2013  |  domtotal.com

Portugal: Arcebispo pede “reconhecimento efetivo” para papel da Igreja


D. Jorge Ortiga pede o “reconhecimento efetivo” por parte do Estado do papel social da Igreja. O arcebispo primaz de Braga deixou o desafio esta sexta-feira na sessão comemorativa dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Braga.
“A Igreja deseja ser uma aliada e não uma subordinada ou muito menos uma adversária do Estado na defesa da dignidade do ser humano. Mas, para tal, não basta somente o reconhecimento público por parte do Estado – como comprova o recente prêmio ‘Direitos Humanos’ atribuído pela Assembleia da República à Igreja Católica porque defendemos o princípio da subsidiariedade que, como todos sabem, significa um reconhecimento efetivo de uma aliança com vários intervenientes onde cada um na sua originalidade e identidade, cristã ou não, dá o seu contributo”, disse.
As palavras do presidente da pastoral social foram escutadas pelo Presidente Cavaco Silva que estava na plateia. Na resposta, o Chefe de Estado recordou que cabe aos governantes “interpretar o papel destas instituições” que assumem um lugar “atual e imprescindível” nos dias de hoje.
SIR

Nenhum comentário: