Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

38 - O RELICÁRIO DA VIRGEMImprimirEnviar via E-mail
Por Carlos J. Magliano Neto


Falando sobre o túmulo de Maria que existe, mas está vazio, o senhor comenta sobre o cuidado que os católicos têm pelas relíquias dizendo:

 “Na verdade, pouco importa saber onde ele (Jesus) foi sepultado, considerando que seu corpo não esteve ali por mais de três dias. Mas para os católicos isso é importante. Todos somos conhecedores de como (os católicos) valorizam todo e qualquer tipo de relíquia. Se você não sabia, agora sabe”                                                             (pág. 47)

As relíquias, em todos os tempos, sempre foram consideradas objetos sagrados por terem estado em contato com alguma pessoa santa ou por se tratar do corpo de um santo. Com certeza, qualquer um, inclusive um protestante, se sentiria feliz por poder tocar na cruz onde o Cristo se sacrificou por nós; por apreciar a Arca da Aliança com as Tábuas da Lei; passear na barca que os apóstolos usavam; visitar o túmulo dos apóstolos ou então sentar numa cadeira fabricada pelo carpinteiro Jesus. Não é à toa que católicos e protestantes visitam a Terra Santa e também o Vaticano, pois todos, mesmo sem perceber, valorizam essas relíquias, estes pertences ou lugares que serviram aos santos homens de Deus.

A grande graça do católico é saber que participa de uma fé oriunda do tempo apostólico e assim como o povo de Deus no deserto conservou o maná numa vasilha para que as gerações futuras pudessem vê-lo (cf. Ex 16,32-34) e os primeiros cristãos valorizavam até os lenços e aventais usados por Paulo (cf. At 19,12), também os católicos, com muito orgulho, preservam e valorizam todas as relíquias, pois são elas lembranças palpáveis de vidas santas.

Nenhum comentário: