Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

domingo, 30 de dezembro de 2012


Permitir ser mudado pelo olhar de Jesus 
Padre Fabrício Andrade
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova
Uma das condição para se entender as Sagradas Escrituras é procurar compreender o contexto no qual ela foi.
A salvação, não se dá apenas no conhecimento de Deus, como diz o 'gnosticismo', não podemos desvincular o conhecimento de Deus com a nossa vida. Isso está muito presente nos nossos dias. Porem, a primeira leitura começa como remédio contra esta mentalidade:

"Caríssimos, para saber que conhecemos Jesus, vejamos se guardamos os seus mandamentos. Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu." (1 João 2,3-6).

O verdadeiro conhecimento de Deus precisa ser autentico, e para ser autenticado é necessário que a vida do cristão revele Deus para os outros, através do seu testemunho. 

Não podemos viver um cristianismo como um gnóstico, nós precisamos imitar Jesus com as nossas atitudes.
"Não podemos viver um cristianismo como um gnóstico, nós precisamos imitar Jesus com as nossas atitudes."
Afirma o Padre Fabrício Andrade
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova

O evangelho de hoje, vai nos mostrar um encontro, entre um velho Simeão, com um bebê recém-nascido, “Jesus”. Simeão ao se encontrar com o Menino Jesus poder ter a sua vida transformada com esse encontro, como ele mesmo afirma: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” (Lucas 2,29-32).

Geralmente, todo ano, ao se aproximar do Natal e da virada do ano, fazemos uma revisão de vida com inúmeros propósitos de mudança e verificamos que ao final do ano nada mudou em nossa vida. Chega de brincar de ficar passando de ano em ano, brincando de ser cristão, montando presépio e arvore de Natal sem que este mistério gere uma verdadeira revisão de vida e conversão em sua vida.

Cuidado para você não viver esse gnosticismo, e apenas saber. É preciso se encontrar com o Menino Jesus.
Natal, muito mais do que presentes é tempo de se encontrar com Jesus. Se hoje eu e você tivéssemos a oportunidade de se encontrar com o Menino Jesus, que tem um olhar diferente, que vai nos ajudar a olhar o mundo de uma maneira diferente, através dos seus olhos criança.

Padre Zezinho, tem uma música muito bonita que se chama: “Um dia uma criança me parou” que diz:

“Um dia uma criança me parou,
olhou-me nos meus olhos a sorrir.
Caneta e papel na sua mão,
tarefa escolar a cumprir.
E perguntou no meio de um sorriso
o que é preciso para ser feliz?
-Amar como Jesus amou, (Não basta saber é preciso que a nossa vida seja reflexo deste amor)
Sonhar como Jesus sonhou,
pensar como Jesus pensou, (Precisamos querer ter os pensamentos de Jesus)
viver com Jesus viveu. (Precisamos ter as atitudes de Jesus)
Sentir o que Jesus sentia,
sorrir como Jesus sorria
E ao chegar o fim do dia
eu sei que eu dormiria muito mais feliz.
(E ao chegar ao fim do ano eu dormiria muito mais feliz, porque você está lendo esta transcrição e precisa deixar que Jesus entre em seu coração e se transforme as suas atitudes )
O segredo da felicidade esta em conhecer a Deus e deixar que este conhecimento transforme a sua vida!

Transcrição e Adaptação: Mariana Lazarin Gabriel (@marilg)

Nenhum comentário: