Blog Alma Missionária

Blog Alma Missionaria

sábado, 29 de dezembro de 2012


Teologia geral

Thomas P. Rausch, organizador do livro "Introdução à Teologia", da Paulus - 2004, na parte introdutória do livro esclarece que a teologia, "a ciência da fé", atualmente, está cada vez mais separada em compartimentos, envolvendo um grande número de especializações e disciplinas. Ele apresenta as seguintes especializações: Teologia bíblica, Teologia histórica, Teologia Sistemática, Teologia Moral e Teologia pastoral. Ainda dentro destas especializações, observamos diversas disciplinas, que embora se interajam uma com as outras, são consideradas matérias autônomas. Assim, dentro da Teologia sistemática, temos, entre outras, a Cristologia, a Eclesiologia, a Mariologia, a Soteriologia, etc. O mesmo ocorre com as demais "especializações".
Já a Profª. Cristina Ferreira Ramos, do "Centro de Treinamento Teológico Harland Graham" de Caicó, RN, escola da teologia reformada, em seu curso de Introdução à Teologia, apresenta a seguinte divisão:
2 - A TEOLOGIA SE DIVIDE EM:
2.1 - A teologia Bíblica tem como alvo ordenar e classificar os fatos da revelação limitando-se às Escrituras quanto ao seu material e tratando a doutrina só na medida em que ela se desenvolveu até o fim da era apostólica.
2.2 - A teologia Histórica traça o desenvolvimento das doutrinas bíblicas desde o tempo dos apóstolos até os nossos dias e dá conta dos resultados deste desenvolvimento na vida da Igreja.
2.3 - A teologia Sistemática toma o material fornecido pelas teologias Bíblicas e Históricas e, com esse material, busca edificar um todo orgânico e consistente do nosso conhecimento de Deus e de suas Vejamos outras definições do que vem a ser a Teologia Sistemática:
2.4 - Teologia Natural: Estuda fatos que se referem a Deus e Seu universo que se encontra revelado na natureza.
2.5 - Teologia Exegética: Estuda o Texto Sagrado e assuntos relacionados, através do estudo das línguas originais, da arqueologia bíblica, da hermenêutica bíblica e da teologia bíblica.
2.6 - Teologia Dogmática: É a sistematização e defesa das doutrinas expressas nos símbolos da igreja. Assim temos "Dogmática Cristã", por H. Martensen, com uma exposição e defesa da doutrina luterana; "Teologia Dogmática", por Wm. G. T. Shedd, como uma exposição da Confissão de Westminster e de outros símbolos presbiterianos; e "Teologia Sistemática", por Louis Berkhof, como uma exposição da teologia reformada.
2.7 - Teologia Prática: Trata da aplicação da verdade aos corações dos homens. Ela busca aplicar à vida prática os ensinamentos das outras teologias, para edificação, educação, e aprimoramento do serviço dos homens. Ela abrange os cursos de homilética, administração da igreja, liturgia, educação cristã e missões.
Se buscarmos em outros autores, encontraremos outras formas de divisão. De forma que a divisão aqui utilizada não segue um ou outro autor, mas procura agrupar os assuntos em suas áreas específica, para facilidade de pesquisa.  
Partindo deste contexto e como a maior parte do material teológico segue esta sistemática, procuramos aqui, na medida do possível, subdividir os "estudos teológicos" de acordo com suas disciplinas. Nesta página denominada "Teologia Geral", caberá a postagem de material de introdução à teologia e daqueles que, por sua própria natureza, não se adequariam a uma disciplina específica.
Ficamos aqui, com a definição de Karl Rahner para a Teologia: 

https://sites.google.com/site/terradeimaculada

Nenhum comentário: